Vantagens e desvantagens do "Pay What You Want" (Pague-Quanto-Quiser)

O conceito de Pay What You Want, ou pague-quanto-quiser, consiste em informar ao cliente os custos de determinado produto e deixar que ele escolha o preço justo a ser pago por ele.

Você já quis comprar algo e desistiu por achar o produto caro demais? Imagine se as empresas permitissem que você escolhesse o preço pelo qual quer pagar. Isso influenciaria na sua compra? Se você achou a ideia absurda, saiba que ela existe e tem sido usada estrategicamente em inúmeros negócios.

O princípio do pay what you want (pague-quanto-quiser) é oferecer produtos/serviços a preços acessíveis, sendo eles definidos pelo comprador. O modelo baseia-se na caridade, que nada mais é do que a ação de doar algo para determinada causa. Os gestores que aplicam o pague-quanto-quiser em seu negócio, por questionarem a evolução do consumismo atual, investem em um comércio transparente, no qual o cliente define o valor pelo qual deseja pagar.

O modelo é bastante usado por ONGs nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Também é comum em restaurantes e cafés gerenciados por empreendedores que são a favor da sustentabilidade e contra o desperdício descontrolado ou que visam atender pessoas com baixo poder aquisitivo. Também é bastante utilizado pela indústria de jogos, que divide o dinheiro arrecadado com instituições de caridade.

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No Brasil, o modelo ainda está em fase inicial, mas dá os seus primeiros passos. Cafés como o Preto Café, em São Paulo, disponibilizam um quadro informando todos os gastos mensais para que os clientes decidam quanto é justo pagar. Também cresce o número de bazares adeptos ao modelo, assim como no setor cultural — que tem desmistificado a ideia de que, para consumir arte e cultura, é preciso ter alto poder aquisitivo.

O modelo ainda desperta reações diversificadas no Brasil. Enquanto alguns acham que o pague-quanto-quiser é sinônimo de falência, outros o enxergam como um nicho a ser explorado. A verdade é que o conceito nada mais é do que um teste de natureza humana, que depende unicamente dos clientes que o usufruem para tornar-se um modelo consolidado.

Vantagens do Pague-quanto-quiser

  • O cliente passa a ter uma visão distinta sobre o valor de certo produto/serviço;
  • O consumidor torna-se mais consciente no momento de decisão de compra;
  • O gestor que aplica o modelo em seu negócio pode conseguir apoio institucional;
  • A estrutura simplificada do negócio diminui os riscos de prejuízo, o que é vantajoso quando a arrecadação pode variar de mês a mês;
  • Quando os gastos mensais são apresentados, o cliente é orientado sobre quanto pagar pelo produto/serviço;
  • Um bom atendimento fará com que os clientes deixem boas contribuições e tornem-se fiéis ao negócio.

Desvantagens do Pague-quanto-quiser

  • Pode gerar conflito psicológico nos clientes, visto que eles desejam ser justos na hora de contribuir, mas também não querem ser vistos como imprudentes.
  • Muitas pessoas enxergam o modelo como uma forma de oportunismo e acabam pagando um valor baixo no produto/serviço;
  • No Brasil, ainda se tem a ideia de que pelo fato de você poder pagar o quanto quiser, o produto/serviço é de baixa qualidade.

Se você ainda tem dúvidas se o modelo pague-quanto-quiser pode ser usado no seu negócio, o Coaching pode te ajudar a entender melhor sobre a sua empresa e quais são as ferramentas mais adequadas para torna-la diferenciada no mercado em que atua, bem como gerar lucro.

Gostou de saber sobre o conceito de pay what you want? Acredita que ele pode ser um modelo que trará diferenciação ao seu negócio? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

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Imagem: aarisham / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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