Veja 9 dicas de como se valorizar no trabalho sem se tornar o “puxa saco” do chefe

Homem segurando um troféu

Confira como valorizar suas qualidades profissionais.

O relacionamento empresa/colaborador é cada vez mais valorizado no meio corporativo. Por meio dele, a organização é capaz de motivar os seus profissionais. Com isso, eles trabalham de forma mais engajada e comprometida, sentem-se parte da empresa e desejam participar do crescimento dela e do alcance dos seus objetivos.

Neste artigo, você vai compreender melhor como esse relacionamento deve ocorrer. Também vai conferir dicas para que os colaboradores sejam valorizados no trabalho, sem que, para isso, tenham que bajular os chefes. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

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O equilíbrio entre a empresa e os colaboradores

Para que esse ambiente exista, empresa e colaborador devem trabalhar para a construção de um bom relacionamento. Nesse sentido, é papel da empresa zelar pela dignidade do seu profissional, proporcionar qualidade de vida no ambiente de trabalho, permitir o seu crescimento, reconhecer as suas habilidades, garantir retorno financeiro e saber dialogar e ouvir.

Já o colaborador deve trabalhar de forma comprometida, ter uma boa relação com fornecedores e clientes, transmitir opiniões e ideias construtivas e respeitar o gestor e os colegas de profissão. Quando uma boa relação entre empresa e colaborador existe, o desenvolvimento, o reconhecimento e as diretrizes também se tornam parte dos processos organizacionais. Consequentemente, isso gera alinhamento de expectativas e resultados positivos para ambas as partes.

A relação saudável entre empresa/colaborador é possível, sem que, para isso, o profissional tenha que “puxar o saco” do gestor. A partir do momento em que existe abertura para o diálogo, os dois lados conseguem transmitir opiniões e ouvir ideias, e esse engajamento e reciprocidade aumentam as chances do colaborador dentro da empresa. Mas afinal, como se valorizar no trabalho? Confira as 9 dicas que separamos a seguir!

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1. Siga as regras

Por mais que a empresa seja aberta e tenha um relacionamento com os seus profissionais, é essencial que o colaborador respeite as regras e normas. Chegar ao emprego no horário, cumprir os prazos estipulados, ter assiduidade no trabalho, seguir as regras da empresa e manter um bom relacionamento com todos são os fatores que evidenciam a importância que você dá ao regulamento da empresa, além de servir de exemplo para os outros profissionais.

2. Seja participativo

Conheça a rotina da empresa e desempenhe as suas funções com excelência. Busque ajuda quando necessário e, da mesma forma, ofereça ajuda quando o momento for oportuno. Lembre-se de que você faz parte de uma equipe, de modo que é necessário estreitar relações e compartilhar conhecimentos. Além disso, seja proativo e dê as suas ideias e sugestões aos chefes. Não esteja lá apenas para cumprir ordens.

3. Conheça a empresa

Não limite o seu conhecimento acerca da organização apenas à sua função e setor. Mostre que você tem interesse em conhecer todos os processos da organização. Assim, conheça a missão, a visão, os valores, a história, os produtos, os serviços, as filiais, os departamentos, enfim, tudo aquilo que envolve a empresa. Isso aumenta as chances de você ocupar outros possíveis cargos e/ou ser promovido.

4. Ouça os feedbacks

feedback não deve ser assimilado como algo negativo, pois ele é uma ótima ferramenta para desenvolvimento e alinhamento de competências. Ouça-o com atenção e busque aplicá-lo na suas atividades de rotina, para, assim, entregar resultados promissores à empresa e ser valorizado por isso. Absorva as críticas construtivas como orientações para melhorar. Absorva também os elogios como reconhecimentos e aspectos motivacionais.

5. Saiba se comunicar

Dê atenção à sua comunicação, tanto escrita, quanto oral. Ao escrever um e-mail, relatório ou texto, por exemplo, redija-os corretamente, revisando se as informações fazem sentido e se estão escritas em acordo com a gramática. Da mesma forma, tenha um bom vocabulário e eloquência ao conversar com as demais pessoas na empresa. Pense antes de se comunicar, organizando as informações na sua mente antes de compartilhá-las.

6. Faça networking

Relacione-se com os outros profissionais da organização, faça networking e mantenha uma rede de contatos ativa e em expansão. Isso gera maior produtividade e parcerias promissoras. É bom ter contatos dentro da empresa, pois, dessa forma, temos a quem recorrer quando precisarmos de ajuda. Além disso, esse processo também aumenta as chances de nós sermos lembrados quando alguém precisar de competências e conhecimentos que temos.

7. Tenha iniciativa

Seja um colaborador proativo e demonstre iniciativa quanto à resolução de problemas e ao cumprimento de tarefas. Participe com ideias, proponha diretrizes e dê as suas sugestões, com base nos conhecimentos que você já acumulou ao longo da vida profissional. Não espere receber ordens para agregar valor aos processos da empresa.

8. Demonstre humildade

Saiba reconhecer os seus erros e as suas limitações. Além disso, tenha humildade também nos momentos de sucesso. Entenda que você é um ser humano como qualquer outro, o que significa que você tem qualidades e pontos a melhorar. Mergulhe no autoconhecimento e conheça essas características, de modo que você tenha uma boa autoestima, mas sem perder a humildade.

9. Busque capacitação contínua

Independentemente do cargo que você ocupe, busque sempre uma capacitação e um aprimoramento profissional, por meio de cursos, palestras, workshops, leituras ou formações em coaching. Invista na sua carreira e esteja sempre atualizado com as principais tendências do mercado, pois isso será levado em consideração, caso a empresa decida promover algum colaborador.

Ao demonstrar comprometimento com as suas atividades e os processos da empresa, o colaborador consegue construir uma relação de reciprocidade com a organização. Nesse sentido, um ciclo é iniciado: o profissional, ao desempenhar as suas funções com dedicação, é valorizado e bem-visto pela empresa e, a partir daí, consegue trabalhar mais motivado, com alta produtividade e entrega de resultados ainda melhores. Consequentemente, ele ajuda na geração de lucros para a organização.

E você, querida pessoa, possui uma relação saudável com a empresa em que trabalha? O que você faz para ser um profissional valorizado? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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