6 Dicas de como ser um profissional polivalente e fazer a diferença na sua empresa!

profissional polivalente

O colaborador polivalente é o profissional do futuro, que atende as exigências do mercado e traz crescimento à organização.

 

A grande oferta de mão de obra, a crise econômica, a busca pela retenção de talentos e a alta competitividade do mercado exigem cada vez mais profissionais qualificados e capazes de representar as empresas em que trabalham.

As organizações já não querem mais colaboradores descompromissados, inflexíveis e convencionais fazendo parte do seu quadro de profissionais. Nesse sentido, a multifuncionalidade é uma característica essencial para um colaborador qualificado, ou seja, aquele que realiza de forma eficaz as atividades da sua função, mas também é apto e está aberto a adquirir novos conhecimentos, oferecer soluções criativas e inovadoras e contribuir com o desenvolvimento da empresa, entre muitas outras particularidades.

Para conhecer um pouco mais este perfil de profissional, altamente valorizado no mercado de trabalho, vou falar um pouco sobre suas principais características, os benefícios de ter profissionais assim dentro das empresas, independentemente de seu porte ou segmento, e também como você pode ser tornar polivalente em sua carreira e fazer a diferença na organização em que atua.

Continue esta leitura poderosa e confira minhas dicas:

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é um profissional polivalente?

É notável que o colaborador polivalente é o profissional do futuro, que atende às exigências do mercado e traz crescimento à organização, uma vez que está sempre disposto a contribuir e a fazer o que estiver ao seu alcance para atender às necessidades empresariais, de forma assertiva e efetiva.

Com isso, ele tem como resultado, não só o desenvolvimento contínuo da empresa da qual faz parte, mas também de sua própria carreira, que tem chances de seguir grandes rumos, caso este saiba aproveitar as oportunidades que surgirão em sua jornada profissional, após ter maior notoriedade no meio em que atua, em decorrência de suas ações e características.

E por falar em características, veja algumas das que estão mais presentes neste tipo de profissional, para que você sinta-se verdadeiramente inspirado a ser cada vez mais polivalente:

  • Gosta de encarar desafios;
  • Consegue lidar bem com trabalhos sob pressão;
  • Tem as habilidades técnicas e comportamentais adequadas ao mercado;
  • Procura alinhar suas ações aos valores da organização;
  • Tem iniciativa e proatividade;
  • É flexível e consegue lidar bem com as mudanças do dia a dia;
  • É resiliente e sabe lidar com as adversidades;
  • Tem inteligência emocional;
  • Procura solucionar os problemas da empresa;
  • Busca capacitação constantemente;
  • É dinâmico;
  • Sabe se comunicar com assertividade;
  • Tem bom relacionamento interpessoal;
  • É focado;
  • Possui habilidades de liderança;
  • Tem senso de responsabilidade;
  • É dinâmico;
  • É engajado.

Como deu para perceber, são tantas características positivas, que fica até difícil acreditar que realmente existem profissionais assim no mercado. Mas eu digo a você que existem sim e que basta querer para se transformar em um profissional polivalente, que atenda a todos estes requisitos e seja bastante valorizado e procurado no mercado de trabalho.  

Benefícios do Profissional Polivalente

Ser um profissional polivalente traz inúmeros benefícios, tanto para o colaborador, quanto para a empresa em que ele trabalha. Conheça alguns a seguir:

  • Aumenta a produtividade;
  • Propicia inovação;
  • Maximiza a criatividade;
  • Desenvolve a motivação;
  • Fomenta o trabalho em equipe;
  • Viabiliza uma melhor gestão do tempo;
  • Otimiza os processos da empresa;
  • Entrega resultados satisfatórios;
  • Aumenta a satisfação no trabalho;
  • Reduz a rotatividade;
  • Maximiza a diversidade na organização;
  • Garante salários mais elevados;
  • Amplia as chances de promoção;
  • Aumenta a lucratividade da empresa;
  • Melhora a qualidade do produto/serviço.

Além destes benefícios, existem inúmeros outros que só vão agregar ainda mais valor, não só à empresa, mas também à carreira do indivíduo, que será altamente potencializada e o ajudará a alcançar resultados extraordinários, profissional e também pessoalmente.

Dicas para ser um Profissional Polivalente

Como eu te disse anteriormente, basta querer para se tornar um profissional polivalente e conquistar o mercado ainda mais, através de sua forma de atuação diferenciada. Diante disso, se você tem interesse e vontade de se transformar a sua carreira de forma positiva, aqui vão algumas dicas que vão facilitar o seu processo de ser cada vez mais polivalente em sua empresa. Confira:

  • Seja Proativo

Para ser um colaborador polivalente, ou seja, multifuncional, você deve ser proativo. Evidencie à empresa, que você é comprometido com o seu trabalho e função e busca oferecer a mesma, soluções e ideias capazes de proporcionar melhorias nos processos e resultados.

Mostre que você não é o tipo de profissional que fica esperando as demandas chegarem até você, pois você mesmo, por gostar de superar desafios diariamente, vai atrás de cada uma delas, para crescer ainda mais profissionalmente e contribuir também para o crescimento e entrega dos bons resultados.  

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

  • Contribua com os diferentes setores da organização

O profissional polivalente contribui com as diferentes áreas da empresa e sabe trabalhar em equipe, mesmo se elas não possuem ligação com a sua função. Isso ocorre pelo fato deste tipo de colaborador ter conhecimentos diversos, o que lhe permite ser capaz de atuar em diferentes atividades, mesmo que estas não sejam diretamente ligadas ao seu cargo.

Essa característica também abre portas para uma possível promoção, visto que o profissional passa a ser notado pela sua flexibilidade, bem como pela sua grande competência em atuar de formas diferenciadas, o que agrega ainda mais valor à organização como um todo.

  • Faça Networking

O profissional polivalente não tem medo de estar em contato com o maior número de pessoas possível, pois ele sabe que a partir destas conexões podem surgir diversas oportunidades para ele se aprimorar profissionalmente e potencializar os resultados de sua carreira e também da empresa para a qual presta serviço.

Sendo assim, sempre que puder, participe de eventos, converse com as pessoas que encontrar, principalmente aquelas que não conhece e que sejam de outras áreas, troque cartão de visita, pois isso vai fazer com que você seja lembrado e ainda amplie o seu leque de aprendizado com outros profissionais, sejam eles de sua área de atuação ou não.

  • Desenvolva a sua Resiliência

A rotina do meio corporativo, a alta concorrência, a pressão por resultados, entre outros fatores, muitas vezes resultam em bastante estresse e vontade de desistir de tudo. Nesse sentido, o profissional polivalente deve desenvolver a resiliência e encarar as adversidades no trabalho com tranquilidade e eficiência.

A resiliência é importante neste processo, pois auxilia o profissional a continuar em sua trajetória de sucesso, sem se deixar abater pelos problemas do dia a dia e permitindo-se aprender com as experiências que surgem em sua jornada, sejam elas positivas ou negativas.

  • Capacite-se sempre

Outra característica do ambiente corporativo são as constantes mudanças que acontecem, o que faz com que as empresas busquem sempre por profissionais altamente qualificados e que se mantenham atualizados.

Sendo assim, é fundamental que você procure se capacitar e se desenvolver profissionalmente através de palestras, workshops, livros, cursos, entre outros mecanismos, que lhe permitam aprimorar seus conhecimentos, bem como a forma como você atua em seu ambiente de trabalho.

Investindo nisso, você terá um grande diferencial competitivo no mercado, perante seus concorrentes.

  • Desperte a sua Criatividade

Despertar a sua criatividade, vai lhe ajudar no sentido de promover a inovação, encontrando soluções para superar os desafios que a empresa enfrenta no dia a dia, bem como para criar novos produtos e serviços que atendam, de forma ainda mais assertiva, às necessidades de seus consumidores.

Neste sentido, é sempre importante que você procure fazer coisas de formas diferentes, que leia mais, busque conhecimento em lugares onde nunca experimentou encontrar, entre diversas outras maneiras, que vão te ajudar a despertar de maneira significativa o seu potencial criativo, seja no trabalho ou em sua vida pessoal.

E lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: desenvolva a sua criatividade e compartilhe suas ideias, sugestões e soluções com os seus colegas de trabalho, para que assim você contribua com a criação de um ambiente onde existe colaboração mútua entre todos os envolvidos nos processos organizacionais.

Ser um profissional polivalente garante bons resultados, não apenas para o colaborador em questão. Todo esse ciclo faz com que a organização reconheça o seu trabalho e o veja como parte essencial para o crescimento e sucesso da empresa, visto que ocorre uma redução de custos, satisfação quanto a entrega de resultados e lucro para os negócios.

Diante disso, é imprescindível que você seja cada vez mais polivalente, para que assim tenha a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho.

E você, se considera um profissional polivalente? O que você tem feito para adquirir tal habilidade? Comente, curta e lembre-se de compartilhar este poderoso conteúdo em suas redes sociais com seus amigos.

Copyright: Myvisuals

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010