8 Dicas de como trabalhar em um ambiente cheio de distrações

mulher distraída com notebook

Confira uma lista com 8 dicas imprescindíveis de como se concentrar em um ambiente cheio de distrações.

Existem pessoas que conseguem se concentrar facilmente, mesmo em meio a muitos ruídos e estímulos, já outras simplesmente não conseguem manter o foco. Se você faz parte do segundo grupo, vai gostar das dicas de como trabalhar em um ambiente cheio de distrações que iremos compartilhar.

Continue a leitura para conhecer oito maneiras de como minimizar as distrações e conseguir se concentrar, mesmo em locais com movimentação constante.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como trabalhar em um ambiente cheio de distrações e manter a concentração?

Pessoas falando, telefone tocando, e-mails que não param de chegar, colegas chamando para fazer perguntas. É natural ter preferência por ambientes silenciosos para trabalhar sem ser interrompido. Entretanto, sabemos que nem sempre é possível escolher, especialmente para quem trabalha na modalidade presencial, ou seja, nas instalações da empresa, dividindo espaço com os colegas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com oito maneiras de se concentrar para trabalhar em um ambiente cheio de distrações, acompanhe!

1. Organize seu espaço de trabalho

Pode parecer que não, mas o seu espaço de trabalho tem uma grande influência sobre a sua capacidade de concentração. Se a mesa estiver cheia de itens espalhados, papéis que não estão sendo usados no momento e outros objetos desnecessários, sua mente terá mais dificuldade para manter o foco.

Por isso, a primeira dica para trabalhar em um ambiente cheio de distrações é controlar aquelas que estão sob seu domínio: sua mesa. Mantenha apenas os itens que for usar para realizar cada atividade, guardando documentos, pastas e outros acessórios de forma organizada e fácil acesso.

Se houver um colega trabalhando na mesma bancada, verifique se há a possibilidade de se afastar um pouco mais dele. Explique que está fazendo isso apenas por uma questão de concentração, deixando claro que não é nada pessoal. Às vezes, alguns centímetros a mais de distância já poderão te ajudar.

2. Use fones de ouvido com sons de concentração

Os fones de ouvido são um acessório de grande utilidade em ambientes com distrações. Ao utilizá-los para ouvir sons próprios para concentração, conseguirá criar um mundo só seu. Se não tem esse hábito e acha que músicas desconcentram, acredite, pode fazer uma grande diferença.

Utilize o modelo de fone que ficar mais confortável, geralmente em escritórios as empresas já disponibilizam aqueles que ficam encaixados na cabeça. Para ouvir, procure em plataformas de streaming de música ou mesmo no YouTube por: lofi beats, sons de concentração e músicas para trabalhar. Assim poderá experimentar vários tipos e ficar com o que preferir.

Importante: se não for hábito dos seus colegas trabalhar com fones, vale a pena conversar com o chefe sobre o motivo pelo qual irá aderir ao acessório.

3. Limite as distrações digitais

Além das distrações geradas pela mesa desorganizada e pelos ruídos do ambiente, é preciso falar das distrações digitais. Se você está trabalhando e o tempo todo recebe e-mails ou mensagens no celular, será praticamente impossível se concentrar nas atividades.

O ideal é desabilitar as notificações do celular, deixando ativo apenas quando estiver esperando algo urgente. Faça a mesma coisa para os e-mails, separando alguns minutos ao longo do dia para verificar a caixa de entrada.

Lembre-se de organizar também os endereços favoritos da barra do navegador, deixando apenas o que é realmente útil. Mais uma medida válida é evitar deixar várias abas abertas, o ideal é sempre focar no que está fazendo.

4. Crie uma rotina de atividades

Ter uma lista com as atividades que precisa realizar ao longo do dia é uma medida simples e bastante eficaz para ajudar a manter o foco. Afinal, você verifica a agenda sabendo exatamente no que tem que se concentrar naquele momento, o que faz uma grande diferença do ponto de vida da mente.

A ordem das tarefas fica a seu critério, mas caso queira experimentar uma que costuma funcionar é começar com aquelas bem simples, que levam poucos minutos para serem realizadas. Em seguida, poderá partir para as mais trabalhosas e encerrar o dia com as medianas.

5. Estabeleça regras com os colegas

Você passa uma parcela significativa do seu dia no trabalho, dessa forma, acaba convivendo mais com colegas do que com familiares. Então, nada mais justo do que estabelecer uma relação cordial e prezar sempre pelo diálogo.

Se está encontrando dificuldades para se concentrar e quer resolver isso, converse com os colegas e explique a situação. Diga que irá adotar algumas medidas para limitar as distrações e combinem alguns códigos, para que evitem te interromper o tempo todo.

6. Saiba dizer não

Saber dizer “não” é fundamental em todas as áreas da vida, se ainda tem problemas para isso, aproveite agora para perder esse medo. Acredite, se falar com confiança e de modo educado, as pessoas irão compreender sua resposta.

Essa é uma ação importante para manter o foco porque é através do “não” que poderá expressar a um colega que não pode sair para o café naquele momento ou ajudá-lo em uma atividade porque está ocupado. O “não” dará a você liberdade para escolher suas prioridades e manter as distrações afastadas.

7. Faça pausas para relaxar a mente

Além de todas as medidas ligadas diretamente às distrações, é preciso fazer pausas ao longo do dia para relaxar a mente e retornar ao trabalho com foco. Pare por cinco minutos a cada hora trabalhada, seja para ir ao banheiro, tomar uma água ou um café rápido. Aproveite esses pequenos intervalos para alongar o corpo, isso também fará muito bem.

8. Tenha com os outros a postura que deseja que tenham com você

Por fim, procure sempre ter com os outros a postura que deseja que tenham contigo. Se quer que respeitem sua concentração e evitem ficar te interrompendo sem um motivo justo, faça o mesmo.

As nossas ações são como um espelho e há a tendência de que ajam conosco da forma que agimos com eles. Claro que não há garantias de que irão se espelhar no seu comportamento, mas certamente as chances irão aumentar significativamente.

Tem mais alguma dica a acrescentar para trabalhar em um ambiente cheio de distrações? Deixe sua contribuição abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos que também estejam precisando melhorar suas habilidades de concentração.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010