Como Construir Credibilidade Profissional

Credibilidade Profissional

Saiba como Construir a Credibilidade Profissional.

O bem mais precioso de um profissional é o seu nome, sua reputação. Portanto, é determinante para o seu sucesso tomar todas as medidas necessárias para construir e manter a credibilidade de sua imagem perante o mercado, e principalmente, na empresa em que atua, onde está sendo observado de perto a todo momento.

 

Sua atual marca profissional te representa verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria? Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra que confia em você e em seu potencial?

 

Esses são alguns questionamentos que irão auxiliar você a refletir a respeito do profissional que você tem apresentado ao seu público-alvo, que são todos aqueles com os quais você se conecta de alguma forma, desde os funcionários da empresa em que atua, até novos contatos estabelecidos em cursos, palestras, entre outras possibilidades.

 

Em diversos momentos criamos relações com as pessoas e estamos nos comunicando constantemente. A cada troca de experiência é uma nova chance de fortalecer sua marca e credibilidade profissional, gerando para si respeito, visibilidades e oportunidades de crescimento.

 

É indispensável portanto, que você desligue o piloto automático, saia da zona de conforto, seja mais ativo e comprometido com a qualidade de suas relações. Continue lendo o texto para saber mais!

 

A importância do marketing pessoal para a sua credibilidade

 

Manter uma conduta clara, ter um bom relacionamento interpessoal e saber se portar nas situações cotidianas faz com que você adquira credibilidade com as pessoas e desenvolva uma imagem positiva dentro do ambiente corporativo.

 

O marketing pessoal é chave para que você possa desenvolver-se, crescer e colher os frutos de uma ótima atuação no trabalho. Isso acontece pois você passa a utilizar as suas habilidades e suas qualificações em benefício da sua própria carreira e a entender a importância de agregar valores positivos à empresa.

 

Ao investir em marketing pessoal para alavancar a sua credibilidade no ambiente de trabalho é preciso tomar cuidado para não criar uma imagem lúdica com o intuito de parecer mais atraente de você e de seu trabalho. Ao fazer isso, você corre o risco de não oferecer o que esperam de você. Seja inteligente, use estratégias que aprimorem seus talentos e competências pessoais para promover-se com credibilidade.

 

Lembre-se de que dentro da empresa suas competências, atributos e aptidões lhe conferem valor e para que você se destaque é importante apresentar diferenciais que valorizem a sua imagem e lhe deem credibilidade diante das pessoas.

 

Para isso, é fundamental investir no desenvolvimento de habilidades e propagação de conhecimento. Quanto mais você mostrar resultados através de suas competências pessoais, mais será valorizado e lembrado pelos outros. E essa é a porta de entrada para uma carreira de sucesso e credibilidade.

 

Dicas para construir sua marca profissional

 

Criar uma imagem positiva e uma marca profissional própria leva muito tempo e é um trabalho feito com pequenos e grandes gestos. Porém gera ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de credibilidade no mercado.

 

Pensando nisso, separei algumas dicas poderosas para você construir a credibilidade da sua imagem profissional diante da empresa e do mercado. Veja:

 

 

  • Seja congruente com seus valores e princípios: toda e qualquer imagem apenas se sustenta por um longo período se ela for pautada em valores e princípios verdadeiros. Você prioriza a ética acima de tudo? É uma pessoa justa? Respeita e valoriza o próximo? Essas são questões adquiridas com a criação e educação familiar, e que serão exigidas e testadas ao longo das experiências da vida.

 

 

 

  • Seja verdadeiro e honesto: ser uma pessoa verdadeira e honesta, que não finge sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais é uma característica marcante de quem tem credibilidade na vida profissional. Por isso, se você quer alcançar este patamar, esteja atento e seja sempre verdadeiro e honesto com os outros e com você mesmo.

 

 

 

  • Seja um expert nas suas atividades: outra questão fundamental para manter sua marca é a competência, claro. As pessoas irão confiar em seu trabalho se você for realmente bom no que faz, portanto, estude, se capacite, torne-se especialista em sua área de atuação. Atualize seus conhecimentos sempre que puder. Para isso, faça cursos, participe de palestras, workshops, congressos, entre outros, para acompanhar as mudanças e dinâmica do mercado.

 

 

 

  • Mantenha seus relacionamentos ativos: aproveite a facilidade das redes sociais para divulgar-se, compartilhe suas conquistas, seus projetos e atividades em andamento. Deixe seus contatos atualizados sobre as novidades e entre em contato sempre que puder. Agregar com conteúdos relevantes e dicas sobre seus assuntos de interesse é uma excelente maneira de manter suas relações ativas e construtivas.

 

 

 

  • Invista em seu desenvolvimento contínuo: todos os dias você tem a oportunidade de ser uma pessoa e profissional cada vez melhor. Seu potencial é infinito e seu poder de realização pode te levar onde você desejar.

 

 

 

  • Tenha atitudes positivas sempre: alimente sempre comportamentos positivos, respeite seus colegas, independente de sua posição hierárquica, e jamais faça de seus conhecimentos ou posição profissional uma forma de oprimir as pessoas e diminuí-las.

 

 

 

  • Faça uma autoavaliação da sua imagem e credibilidade: de tempos em tempos faça uma autoavaliação da sua imagem. Pergunte-se como as pessoas na empresa enxergam você? Se essa imagem condiz com aquilo que você é e acredita? Como você tem compartilhado seus conhecimentos e inspirado as pessoas? Se você pratica o que diz? Como é a sua imagem nas redes sociais? Questionamentos como esses fazem você repensar suas atitudes e tomar atitudes para construir e manter a sua credibilidade em alta.

 

 

 

  • Desperte a melhor versão que há em você: conte com o Coaching como método de alto impacto em sua evolução de maneira completa, positiva e duradoura. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou  o Professional & Self Coaching (PSC) para ajudar na construção da sua credibilidade e imagem pessoal dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

 

Faça a escolha certa!  Ao realizar a formação PSC do IBC, você estará munido de técnicas e ferramentas para a construção de sua credibilidade. Além disso, você desenvolverá habilidades e ter a oportunidade de aprimorar competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo.

 

Dito isso, você é capaz de dizer como anda a sua credibilidade no trabalho? Lembre-se de que a sua imagem é reflexo de seus atos, escolhas e trabalho diário e que ela pode ser afetada de uma hora para outra se o seu comportamento for forçado demais ou não condizer com aquilo que você fala no dia a dia para as pessoas.

 

Portanto, é muito importante trabalhar os seus pontos fortes e identificar pontos que podem ser melhorados. Com atenção aos detalhes e atitudes simples e coerentes, você ganha credibilidade. Ou seja, você mostra que tanto dentro como fora da empresa, é um indivíduo que mantém atitudes concisas com o seu discurso, crenças e valores e que leva para sua vida pessoal os mesmos preceitos que segue na carreira. Isso é essencial para que não haja discrepância entre suas ações e para que você mostre o que de melhor você é e faz na profissão e na vida pessoal.

 

Gostou das dicas? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo ajudou você de forma positiva, curta e compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais.

Copyright: 768034414 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pormezz

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010