O que fazer para não levar o estresse do trabalho para casa?

Homem com notebook aberto estressado e sua filha atrás

Confira algumas dicas para não levar o estresse do trabalho para casa.

Para algumas pessoas parece uma tarefa quase impossível se desconectar das atividades profissionais no fim do expediente. Manter os problemas de trabalho em mente mesmo depois de bater o cartão prejudica o tempo com a família e amigos. Todo mundo precisa de um tempo para sua vida pessoal e suas questões mais íntimas.

Levar o estresse do trabalho para casa pode ainda gerar problemas de relacionamento com os entes queridos. Uma pessoa estressada é mais propensa a descontar suas frustrações naqueles à sua volta. Preocupar-se excessivamente fora do horário de trabalho também afeta o rendimento, pois o indivíduo nunca descansa de verdade.

Uma pessoa irritada, com dificuldade de relacionamentos pessoais e cansada não consegue entregar o seu máximo desempenho. Considerando todos esses aspectos é imprescindível conseguir se desligar dos problemas de trabalho e ter momentos de relaxamento pleno. Confira a seguir como evitar levar o estresse do trabalho para casa. 

Dicas para não levar o estresse do trabalho para casa

Acima pontuamos o quanto pode ser prejudicial levar o estresse do trabalho para casa. A seguir listamos dicas que vão te ajudar a equilibrar a rotina pessoal e profissional para conquistar melhores resultados. 

1. Organize a sua rotina de trabalho

Entre todas as dicas, essa é a mais relevante e a que permitirá realizar as demais. Muitas pessoas sofrem com o estresse no trabalho porque simplesmente não conseguem se organizar efetivamente. Com uma rotina devidamente organizada é possível melhorar seu rendimento nas horas de trabalho conquistando tempo livre. Dificilmente se chega a um bom rendimento sem planejamento

Tenha uma lista de tarefas a serem realizadas com ordem de prioridade. Faça uma estimativa de tempo para cada atividade, sempre deixando uma margem. Lembre-se, ainda, de que a lista deverá ser planejada considerando apenas o horário de expediente. 

2. Potencialize a sua produtividade 

O aumento da produtividade contribui para que o indivíduo se torne mais tranquilo ao longo do tempo. Isso acontece porque ele entende que todas as atividades relevantes “caberão” dentro do seu tempo disponível para o trabalho. Pessoas mais organizadas conseguem ser mais produtivas porque têm mais facilidade para encaixar tarefas em sua rotina.

Se o seu problema de produtividade está relacionado a não conseguir manter o foco, recomendamos usar técnicas que intercalam produção e descanso. Basicamente, você foca no trabalho durante um período de tempo X e quando concluir a tarefa em questão faz uma pausa. Assim consegue se manter focado no trabalho durante o período de que precisa.

3. Desconecte-se

Uma das grandes dificuldades das pessoas deixarem o estresse no trabalho é o fato de estarem conectadas o tempo todo. Como se desligar dos assuntos de trabalho conferindo a caixa de e-mail a cada cinco minutos no smartphone? O tempo em casa deve ser dedicado a tarefas pessoais. Então, é essencial criar estratégias para evitar o contato com mensagens profissionais fora do horário. 

E não caia na armadilha de acreditar que poderá apenas visualizar um e-mail ou mensagem de trabalho. Basta ler o título de um e-mail de trabalho para ficar estressado e não conseguir mais relaxar. Para quê se preocupar com assuntos que você só conseguirá resolver presencialmente no dia seguinte? 

4. Aprenda a negociar prazos

O acúmulo de tarefas é um dos principais motivadores de estresse fora do período de trabalho. A pessoa sabe que não conseguirá concluir todas as atividades em tempo hábil e isso faz com que ela não consiga se desligar. Sendo assim, é fundamental que o profissional aprenda a negociar prazos que sejam mais condizentes com a sua rotina.

No começo de cada semana é válido fazer uma lista completa de todas as atividades que precisam ser concluídas. Parece difícil realizar todas com qualidade no tempo que se tem? Se sim, converse com o líder do projeto e negocie uma redistribuição de atividades para que seja mais fácil concluir tudo. 

5. Aprenda a delegar

Grande parte dos profissionais que se sentem sobrecarregados e estressados sofre com a dificuldade de delegar tarefas. Isso acontece porque existe o desejo inconsciente de centralizar as atividades para ter certeza de que serão realizadas de acordo com o esperado. Nesse caso, o mais importante é entender que há outras pessoas habilitadas a realizar as tarefas.

Quem tem muitas coisas para fazer deve começar a se questionar se realmente precisa fazer tudo sozinho. Algumas atividades podem ser simplesmente repassadas para outros membros da equipe. Ao contar com mais pessoas para te ajudar nas tarefas, agradeça e demonstre que aprecia o seu esforço. 

6. Tenha período de pausa 

Para reduzir a sensação de estresse no final do dia é essencial evitar a sobrecarga de preocupações ao longo do dia como um todo. O ideal é fazer pequenas pausas durante a rotina de trabalho, isso te permitirá ter mais concentração no que está fazendo. Lembra-se da dica de intercalar período de produtividade e momentos de descanso?

Tenha um tempo para tomar um café com os colegas ou simplesmente para responder mensagens pessoais. Esse cuidado permitirá reduzir o estresse que se acumula ao longo do dia. Assim você chega no fim do expediente com mais tranquilidade. 

7. Assuma compromissos com outras atividades

A vida não pode se resumir apenas ao trabalho, é importante que o indivíduo assuma compromissos com outras atividades. Você pode iniciar cursos para desenvolver habilidades pessoais, começar a praticar esportes, marcar um encontro semanal com amigos, entre outros. 

O ideal é encontrar formas de se desligar do ambiente de trabalho, assumindo uma atividade que seja proveitosa para você. A partir do momento em que você assume outros compromissos, começa a se organizar melhor para estar livre naquele momento. Isso é imprescindível para ter uma vida mais plena

8. Tenha momentos de lazer

Ter momentos de lazer é essencial para evitar que a rotina de trabalho se torne pesada. O ideal é ter um tempo para viver as pequenas alegrias da vida com as pessoas que você ama. Divertir-se tem um papel crucial para que a pessoa consiga ter o melhor desempenho possível na sua vida profissional. 

Um hobby pode ser uma excelente forma de começar a sua diversão. Que tal investir naquele seu talento que ficou esquecido? Desenhar, caminhar, fazer artesanato, entre outras atividades, pode te ajudar a equilibrar a sua vida pessoal e profissional.

Gostou de saber como não levar o estresse do trabalho para casa? Deixe seu comentário abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds