Principais erros ao elaborar um bom currículo

Erros Currículo

O Currículo é geralmente a porta de entrada para qualquer profissional. Portanto, é necessário muito cuidado ao elaborá-lo

O currículo costuma ser o primeiro contato que uma empresa tem com um profissional. É o documento em que o candidato a uma vaga de trabalho preenche com sua formação, experiências e aptidões e é utilizado para a primeira etapa dos processos seletivos. Partindo disso já podemos concluir que se trata de algo bastante importante e que deve ser elaborado com atenção.

Se você deseja elaborar um currículo campeão e aumentar as chances de ser selecionado, precisa evitar alguns erros que são bastante comuns. Continue lendo e saiba quais são eles.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Erros a evitar ao elaborar um currículo

Especialistas em recrutamento e seleção têm como uma de suas principais atribuições a análise de currículos. Com base nessas experiências, eles costumam relatar quais são os erros mais comuns cometidos pelos candidatos. Conheça dez deles e verifique se o seu currículo apresenta alguma dessas falhas.

1 – Currículos longos demais

Em primeiro lugar, é preciso considerar que os recrutadores costumam ter uma grande quantidade de currículos para analisar. Logo, não possuem tanto tempo para ler documentos que sejam grandes demais. Então, por mais que queira mostrar toda a sua capacidade, é fundamental que seja sucinto e escreva os dados de forma resumida. O documento deve ter, no máximo, duas páginas.

Dica: para se apresentar de forma mais completa, acrescente o link do seu perfil no LinkedIn. Inclusive, muitas empresas já solicitam isso dos seus candidatos. Assim, caso analisem seu currículo e se interessem, poderão saber mais a seu respeito através da rede social.

2 – Incluir informações irrelevantes para o cargo

Existem profissionais, especialmente os mais inexperientes e em início de carreira, que querem encher o currículo de informações. Com isso, acabam incluindo dados totalmente irrelevantes para o cargo.

Uma experiência como vendedor em uma loja não tem qualquer relação com uma vaga como desenvolvedor de sistemas, por exemplo. Portanto, concentre-se nos cursos e experiências profissionais que fizerem sentido para o cargo que está almejando.

3 – Incluir documentos pessoais

Jamais inclua dados como RG, CPF e título de eleitor no seu currículo, pois, além de irrelevante, não é seguro espalhar informações relacionadas a documentos sem qualquer critério. Durante a fase de seleção, a empresa não precisa desses dados, eles serão solicitados mais para frente, caso venha a ser contratado.

4 – Copiar e colar informações de currículos da internet

Se você não tem experiência em formular currículos, é interessante fazer uma pesquisa para verificar alguns modelos e se inspirar. Contudo, jamais copie trechos desses currículos prontos. É fácil identificar quando o candidato copiou a parte dos objetivos e as descrições de cargos. Por essa razão, dedique um pouco de tempo para escrever e revisar sem fazer cópias.

5 – Erros gramaticais

Mesmo que o cargo para o qual está se candidatando não tem nenhuma relação direta com a língua portuguesa, erros gramaticais podem acabar passando uma imagem negativa. Dessa forma, procure escrever com atenção, revisar, pesquisar a grafia de palavras que não tem certeza. Se possível, peça para outra pessoa ler, assim, ela poderá identificar erros que você não percebeu.

6 – Informações de contato ineficazes

Quando um profissional envia um currículo a uma empresa, a intenção é que os recrutadores o selecionem e entrem em contato para agendar uma entrevista. Entretanto, existem pessoas que colocam contatos em que não é possível encontrá-las facilmente. Portanto, acrescente apenas telefones e um e-mail em que esteja disponível para responder o mais rápido possível. Lembre-se, esse descuido pode fazer com que perca grandes oportunidades.

7 – Usar um endereço de e-mail inadequado

É bastante comum que jovens em início de carreira tenham endereços de e-mail criados informalmente, com apelidos e até palavras engraçadas. Contudo, na hora de formular um currículo é preciso considerar que se trata de uma situação profissional e que requer certo grau de formalidade. Por mais que possivelmente um recrutador não vá descartar um candidato apenas pelo endereço de e-mail, é importante cuidar dos detalhes.

Sendo assim, se o seu e-mail é do tipo informal, lembre-se de criar outro com seu nome e sobrenome e, claro, acessá-lo com frequência para verificar se obteve algum retorno. Caso não encontre disponibilidade no provedor escolhido, acrescente uma palavra-chave que remeta ao seu trabalho, como, por exemplo: [email protected].

8 – Usar muitas palavras consideradas clichê

Cada área costuma ter termos comuns e usá-los de forma estratégica no currículo pode ajudar a passar uma boa imagem. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para não se exceder e acabar exagerando nos clichês, o que pode passar uma imagem caricata e forçada. Use essas palavras-chave com cautela e as inclua em seu currículo para que façam sentido e fluam naturalmente.

9 – Incluir foto

No passado, criou-se o hábito de enviar uma foto do tipo 3×4 no currículo, mas hoje isso já não faz mais nenhum sentido. Afinal de contas, profissionais são selecionados por sua capacidade e não pela aparência. Inclua a foto apenas se a empresa solicitar, o que é bastante raro, mas, se acontecer, escolha uma imagem que passe seriedade. A mesma dica vale para a foto do perfil do LinkedIn.

10 – Incluir informações falsas ou meias verdades

Parece óbvio falar sobre a inclusão de informações falsas no currículo, mas é sempre bom lembrar. Distorcer algum fato na tentativa de tornar seu resumo profissional mais interessante também não é indicado. Inclua apenas informações totalmente verdadeiras, incluindo datas. Lembre-se que hoje é muito fácil confirmar informações e um deslize como esse pode ser visto como uma tentativa de enganar a empresa.

Você já cometeu algum dos dez erros apontados ao longo do artigo? Se sim, não se culpe, aproveite as dicas para reformular o seu currículo e torná-lo mais atraente para os recrutadores. Inclusive, é muito importante sempre revisar o documento para incluir ou retirar informações, revisar textos e reescrever o que achar necessário.

O currículo é um resumo da sua vida profissional, ou seja, não é um documento definitivo deve estar em constante aperfeiçoamento.

Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também estejam em busca de oportunidades de trabalho!

Imagem: Por Andrzej Wilusz

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010