Saiba como fazer um portfólio profissional criativo

Portfólio Profissional Criativo Dicas de como fazer um Portfólio Profissional Criativo

 

Em profissões ligadas à criatividade e a produção artística, ele é sempre uma peça bastante solicitada. Muitas empresas e organizações avaliam o potencial criativo de candidatos através dele. Mas, do que estamos falando afinal? Do portfólio! Quer saber como ele pode contribuir para que você tenha uma carreira de sucesso? Continue a leitura!

Além disso desenvolva-se continuamente através do Coaching!
Quer saber como? Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

Afinal, o que é um portfólio? 

De forma sucinta e objetiva, um portfólio é um conjunto de trabalhos profissionais. Podem ser materiais gráficos, registros individuais, conjunto de trabalhos artísticos. O portfólio pode ser usado tanto por profissionais quanto por empresas. O intuito é reunir em um único lugar os melhores trabalhos desenvolvidos. Trabalhos que atestem o seu potencial criativo e o seu diferencial competitivo. 

Mas, como fazer um portfólio profissional de modo criativo, atrativo e eficaz? Se você também está com dúvidas sobre este assunto, eu separei algumas dicas que vão te ajudar neste processo. Confira!

4 dicas poderosas para fazer um portfólio profissional de sucesso

Se você é um profissional criativo (redator, designer, artista plástico, cantor), as dicas a seguir farão a diferença na sua carreira profissional. São 4 poderosas dicas para que você apresente seus trabalhos de maneira eficaz e encantadora! 

1- Escolha a melhor plataforma

Antes de começar a escolher os trabalhos que farão parte do portfólio, é importante definir onde eles serão expostos. Muitos profissionais optam por plataformas online, mas há trabalhos que ficam melhor quando são apresentados de maneira impressa. Caso as plataformas online sejam melhores para o trabalho que você pretende apresentar, existem muitas disponíveis gratuitamente na internet. Agora se você pretende utilizar a maneira impressa, é importante garantir a qualidade da impressão e também a sua conservação. Escolha pastas que possam proteger as impressões. Faça uma avaliação minuciosa dos papéis que serão utilizados na impressão. Avalie também o trabalho da gráfica que será responsável por estas impressões. Todos esses cuidados farão a diferença na apresentação do seu trabalho e darão a ele o destaque que ele merece. 

2- Faça uma lista dos melhores trabalhos

Todo trabalho feito por nós tem nossa energia, nossos ideais e nossos melhores sentimentos. Escolher os trabalhos que comporão o portfólio pode ser difícil justamente por isso: a vontade de inserir todos os trabalhos que nos trazem boas lembranças pode ser forte neste momento. Profissionais criativos tem uma forma emocional de trabalhar. Mas, é preciso saber diferenciar os melhores trabalhos dos que não são tão bons assim. Portanto, liste quais são os trabalhos que te destacam e mostram todo o seu potencial criativo. Inclua em seu portfólio os melhores trabalhos que você tenha feito e na hora de escolher estes trabalhos, tenha o senso crítico necessário. É importante ter esse senso crítico pois portfólios muito extensos não são bem vistos e podem tirar o abrilhantamento de trabalhos relevantes. 

3- Inclua o processo criativo de cada trabalho

Não existe uma fórmula única para ser criativo. Cada profissional tem seu processo criativo e é isso que torna o trabalho apaixonante e rico. Na hora de mostrar o seu trabalho, inclua também o processo de criação da peça. Quais as informações que você utilizou, as etapas de criação, entre outras informações relevantes sobre o processo criativo. Mostre quais foram as informações utilizadas na produção daquele trabalho e também as referências que você teve para desenvolvê-lo. Apresente as suas fontes de inspiração para criar os trabalhos inclusos em seu portfólio para que todos saibam que existe um embasamento de conhecimento. Muitas vezes, as pessoas acreditam que trabalhos criativos “brotam” do nada, são feitos do zero e sabemos que não é assim. Mostrar as referências do trabalho desmistificam isso. 

Além disso desenvolva-se continuamente através do Coaching!
Quer saber como? Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

4- Fale de você

Tão importante quanto falar sobre o trabalho é falar sobre quem o faz. Quem é a mente criativa por trás de tantas peças, textos e obras tão belas? Então, se apresente também. Não esqueça de incluir em seu portfólio informações sobre você. Mas quais informações são relevantes? Na hora de se apresentar, fale sobre: 

  • sua formação profissional (graduação, cursos extracurriculares, mestrados, pós graduações) 
  • experiência profissional (empresas que trabalhou, estágios realizados durante a graduação, locais onde seu trabalho foi exposto)
  • profissionais que são referências para que você seja um ótimo profissional 

Se apresente e mostre que você tem todo o potencial para realizar os trabalhos que fazem parte do seu portfólio criativo. 

Espero que estas dicas te ajudem a ter um portfólio criativo! E você, tem alguma dica para compartilhar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 384047029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010