Saiba como fazer um portfólio profissional criativo

Portfólio Profissional Criativo Dicas de como fazer um Portfólio Profissional Criativo

Em profissões ligadas à criatividade e à produção artística, ele é sempre uma peça bastante solicitada. Muitas empresas e organizações, inclusive, avaliam o potencial criativo dos seus candidatos por meio dele. Mas do que estamos falando afinal? Do portfólio!

Se você é ou convive com publicitários, designers, arquitetos, redatores, roteiristas, jornalistas, artistas, fotógrafos, modelos, tatuadores ou até mesmo profissionais da estética (como maquiadores e cabeleireiros), provavelmente já viu ou ouviu falar em portfólio. Ele é uma importante ferramenta para essas carreiras. Para descobrir o porquê e para entender como um portfólio criativo e encantador deve ser feito, continue a leitura deste artigo.

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Afinal, o que é um portfólio?

De forma sucinta e objetiva, um portfólio é um conjunto de trabalhos profissionais. Podem ser materiais gráficos, registros individuais ou conjuntos de trabalhos artísticos. O portfólio pode ser usado tanto por profissionais quanto por empresas. O intuito dessa ferramenta é reunir em um único lugar os melhores trabalhos desenvolvidos. Eles devem atestar o potencial criativo e o diferencial competitivo do profissional.

A questão é: como fazer um portfólio profissional de modo criativo, atrativo e eficaz? Se você também está com dúvidas sobre este assunto, confira as dicas a seguir que o ajudarão nesse processo.

4 dicas poderosas para fazer um portfólio profissional de sucesso

Se você é um profissional criativo (redator, designer, artista plástico, publicitário etc.), as dicas a seguir farão a diferença na sua carreira profissional. São 4 poderosas recomendações para que você apresente os seus trabalhos de maneira eficaz e encantadora!

1. Escolha a melhor plataforma

Antes de começar a escolher os trabalhos que farão parte do portfólio, é importante definir onde eles serão expostos. Muitos profissionais optam por plataformas online, pois é mais fácil atualizar e enviar os portfólios às empresas por meio dessas plataformas. Entretanto, há trabalhos que ficam mais encantadores quando são apresentados de forma impressa.

Caso as plataformas online sejam melhores para o trabalho que você pretende apresentar, como é o caso de textos e projetos arquitetônicos, existem muitas delas que estão disponíveis gratuitamente na internet. Contudo, se você pretende utilizar a maneira impressa, como preferem os artistas e fotógrafos, é importante garantir a qualidade da impressão e também a sua conservação.

Nesse caso, escolha pastas que possam proteger as impressões com o passar do tempo. Faça uma avaliação minuciosa dos papéis que serão utilizados na impressão. Avalie também o trabalho da gráfica que será responsável pela produção do portfólio. Todos esses cuidados fazem a diferença na apresentação do seu trabalho e conferem a ele o destaque que ele merece.

2. Faça uma lista dos seus melhores trabalhos

Todo trabalho feito por nós tem a nossa energia, os nossos ideais e os nossos melhores sentimentos. Entretanto, não podemos colocar tudo aquilo que já fizemos na carreira num portfólio. É importante ter esse senso crítico, pois portfólios muito extensos não são bem vistos e podem tirar o abrilhantamento dos trabalhos mais relevantes.

Selecionar os trabalhos que comporão o portfólio pode ser difícil justamente por isto: a vontade de inserir todos os trabalhos que nos trazem boas lembranças pode ser forte neste momento. Profissionais criativos têm uma forma emocional de trabalhar, porém, é preciso saber diferenciar os melhores trabalhos dos que não são tão bons assim.

Portanto, liste quais são os trabalhos que te destacam e mostram todo o seu potencial criativo. Inclua em seu portfólio os melhores trabalhos que você tenha feito, aqueles que revelam as suas melhores ideias e qualidades profissionais e também os que trouxeram os melhores resultados para você ou para as empresas em que você trabalhou.

3. Inclua o processo criativo de cada trabalho

Não existe uma fórmula única para ser criativo. Cada profissional tem o seu processo de criação, e é isso o que torna o trabalho apaixonante e rico. Assim, na hora de mostrar o seu trabalho, inclua também o processo de criação da peça. Mostre as informações que você utilizou, as etapas de criação pelas quais passou, os rascunhos, entre outras informações relevantes sobre o processo criativo.

Cite as referências que você teve para desenvolvê-lo. Apresente as suas fontes de inspiração para criar os trabalhos inclusos em seu portfólio, de modo que todos saibam que existe um embasamento de conhecimento e uma pesquisa prévia que conceitua o seu trabalho. Muitas vezes, as pessoas acreditam que os trabalhos criativos “brotam” do nada, o que não é verdade. Mostrar as referências do trabalho desmistifica isso.

4. Fale sobre você

Tão importante quanto falar sobre o trabalho é falar sobre quem o faz. Quem é a mente criativa por trás de tantas peças, textos e obras tão belas? Apresente-se também. Não se esqueça de incluir em seu portfólio informações sobre a sua trajetória. Mas quais informações são relevantes? Na hora de se apresentar, fale sobre:

  • Formação profissional(graduação, cursos extracurriculares, mestrados, pós-graduações);
  • Experiência profissional (empresas em que trabalhou, estágios realizados durante a graduação, locais onde o seu trabalho foi exposto, prêmios conquistados);
  • Profissionais que são referências para que você seja um ótimo profissional.

Apresente-se e mostre que você tem todo o potencial para realizar os trabalhos que fazem parte do seu portfólio criativo. Nessa apresentação, você não precisa seguir aquela estrutura formal dos currículos. Enquanto profissional criativo, você pode (e deve!) pensar em meios mais inovadores de contar a sua história — tanto em forma quanto em conteúdo. Um texto mais poético e um design diferenciado podem mostrar que você é, de fato, alguém com talentos artísticos. Aproveite esse espaço também!

Para os profissionais de criação, os portfólios são, muitas vezes, mais importantes do que os próprios currículos, já que são provas concretas de todas as qualidades que o profissional afirma possuir. Construir um portfólio rico e bem apresentável é um trabalho de uma vida, que precisa ser feito com carinho, senso crítico e atualizações frequentes. Que as dicas acima tenham contribuído para que você possa construir um portfólio criativo, organizado e encantador!

E você, já tem um portfólio? Gostaria de construir um para alavancar a sua carreira? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar das dicas acima!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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