A importância da Gratidão

Gratidão

Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos

 

Nas redes sociais, vemos constantemente pessoas fazendo posts sobre este tema. É uma das tags mais utilizadas por lá e sabe porque? Porque cada vez mais e mais pessoas têm tomado consciência do quão importante é exercê-la. E do que estamos falando, afinal? Sim, da gratidão! Esse sentimento poderoso e verdadeiramente transformador. Sabe o que é gratidão, querida pessoa? É um sentimento de reconhecimento por algo bom. É saber identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. E porque é tão importante exercer e sentir gratidão? Continue a leitura e saiba mais sobre esse sentimento tão bonito de se ter, ser de luz!

Porque ter gratidão é importante?

Quando você se permite sentir gratidão, uma intensa transformação acontece na sua vida. Por exemplo, você sabia que as pessoas que têm o hábito da gratidão são mais felizes? Agora gostaria de te fazer uma pergunta, querida pessoa: você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão? Ou em que começou o dia agradecendo por algo? Vale destacar aqui que a gratidão tem uma poderosa aliada: a gentileza. Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar a outras pessoas. Isso foi uma das conclusões de um importante estudo sobre a gratidão.

Até poucos anos atrás, não havia muitas pesquisas e informações sobre a gratidão. Mas graças ao psicólogo americano Abraham Maslow – que coordenou pesquisas voltadas para compreender melhor sobre o que é a gratidão e seus benefícios para nossa existência – foi possível entender melhor o que é este sentimento e suas interferências positivas em nosso cotidiano.

Em suas pesquisas, Maslow conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Depois de suas pesquisas, ficou provado que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes. Qual é a relação da gratidão com a felicidade? Os estudos de Maslow apontaram que a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar mais o que se possui, a gratidão faz com que as pessoas gratas alimentem menos a ansiedade por aquilo que não tem ou por aquilo que desejam ter.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Mas pelo que devemos ser gratos?

Provavelmente você já se pegou fazendo essa pergunta em algum momento da sua vida, querida pessoa. Acredite: todos nós temos razões para agradecer e motivos para ser gratos. Mas, como devemos começar a exercer e sentir gratidão? Então vamos lá! Pegue um papel, uma caneta e comece fazendo uma lista. Já parou para pensar em tudo de bom que você tem na sua vida? Sua família, amigos, saúde, trabalho, um lar, seus talentos, suas conquistas e feitos.Coloque nessa lista tudo aquilo que for positivo na sua vida e todos esses fatores positivos já serão bons motivos para agradecer.

Um exercício tão simples quanto a lista já te ajudará a reconhecer as coisas boas que lhe acontecem e que são dignas de gratidão. Faça isso diariamente e você a sua gratidão começar a aflorar. Com o passar do tempo você perceberá a sensação  de que você tem muito mais do que o necessário para viver e assim, você reconhecerá todos os dias um novo motivo para ser e sentir gratidão. É importante dizer que a gratidão é contagiante. Você pode começar este exercício só e logo verá que seus amigos, familiares e até colegas de trabalho também estarão contagiados pela energia que a gratidão reverbera.

Mas, existem outras formas de exercitar a gratidão diariamente? Claro que tem, querida pessoa! E para te ajudar a ser uma pessoa mais grata, listei aqui algumas dicas poderosas para que você tenha êxito nessa caminhada transformadora da gratidão.

1 – Saia do piloto automático

Quer ser uma pessoa mais grata? Então, que tal começar saindo do piloto automático? É claro que agir dessa forma pode ser um desafio, mas acredite:os resultados de exercer a gratidão valem muito a pena.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que expressam sua gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos. Então, procure novas formas e novos motivos para agradecer. Ser grato é uma atitude revolucionária!

2 -Exercitar gratidão é um exercício que exige disciplina

Ao decidir ser uma pessoa mais grata, devemos pensar a gratidão como um músculo e não como um sentimento. Como todo músculo, este também deve ser exercitado para ficar mais forte.

E como você pode exercitar a gratidão? Existem algumas atitudes simples e poderosas que poderá nos ajudar a sermos pessoas mais gratas. E que atitudes são essas? Confira:

  • Sorria

Você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? É simples, ao cruzar com uma pessoa, sorria e pense: “como sou grato por você ter cruzado meu caminho”. Pronto, agradecemos.

  • Reconheça seus confortos materiais

Sim, todos nós temos algum conforto material. Pode ser um chuveiro quente, uma cama, comida na mesa. Portanto, sejamos gratos por cada uma dessas coisas, por elas fazerem parte do nosso dia a dia. Já pensou em como seria nossas vidas sem elas? No final, nós vamos percebendo que sempre possuímos muito mais coisas do que imaginamos.

  • Faça elogios

Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, acompanhado de gratidão por aquela pessoa fazer parte de algum momento, de algum ensinamento ou mesmo pela companhia, pode ser uma experiência muito interessante.

  • Saiba agradecer os elogios recebidos

É preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando recebemos um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa, que ela nos proporcionou um momento feliz.

  • Demonstre paciência

Se houver uma pessoa perto de nós que esteja de mau humor, precisamos ter paciência, sorrir, ser gentil e agradecer em nosso interior por esse momento, pois desta forma, conseguiremos perceber o quanto é importante não absorver energia negativa.

Espero que este conteúdo contribua de maneira poderosa para que você descubra os benefícios de sentir a gratidão. Aproveito para deixar aqui a minha gratidão a você, querida pessoa, por acompanhar o meu trabalho. Gratidão! Agora é a sua vez! Que tal aproveitar o espaço abaixo para comunicar a sua gratidão por algo ou alguém? Se você acredita que este artigo poderá ajudar outras pessoas a exercer gratidão, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: Michael Heim

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010