Uma boa postura profissional como diferencial na sua carreira

Hoje em dia existem milhares de cursos, graduações e treinamentos que ensinam as pessoas diversas habilidades que os tornam aptos para serem eficazes em suas carreiras. Porém, não adianta ser expert em diversas áreas se você não tem uma boa postura profissional.

O maior diferencial entre um bom funcionário e um mediano é justamente o seu comportamento dentro do ambiente corporativo. Ter uma boa postura profissional é o que te ajudará a crescer dentro de uma empresa e irá permitir que você tenha a confiança e empatia de sua equipe e seus superiores.

Existem algumas atitudes que farão com que todos tenham uma boa impressão de você e mostre que você sabe agir de maneira profissional dentro de uma empresa.

Cuide da sua aparência

Antes de tudo, você precisa se adequar ao padrão de seu local de trabalho. Esteja vestido de acordo com o local que trabalha, por exemplo, se o ambiente é mais formal, use um traje social. Esteja com as roupas bem alinhadas, no caso das mulheres, evitem maquiagens fortes e cabelos coloridos, e no caso dos homens, estejam com cabelo bem cortado e barba aparada. Mesmo que seu local de trabalho seja descontraído, ainda assim não vale avacalhar. Evite o uso de bermudas, bonés e chinelos, e esteja sempre com uma aparência limpa e higiênica.

Não se envolva em intrigas

Muitas empresas acabam tendo problemas com conflitos entre seus funcionários, seja por divergência de pensamentos ou por intrigas pessoais. Mesmo que algum dos envolvidos seja seu amigo, não se envolva nessas questões. Pessoas encrenqueiras são mal vistas na empresa e se relacionar em suas brigas pode atrapalhar seu trabalho.

Seja eficiente e cumpra seus prazos

É de extrema importância você cumprir seus prazos e entregar suas atividades com qualidade. Atrasar sempre e entregar trabalhos desleixados passarão a visão de um profissional ruim que não está comprometido com a empresa. Se você está com dificuldades no cumprimento dos prazos, converse com seus superiores para pedir ajuda na resolução desse problema.

Deixe questões pessoais para depois do trabalho

Atender ao telefone durante o expediente e ficar passando o tempo em redes sociais podem manchar sua reputação. Além dessas atitudes demonstrarem falta de comprometimento com seu trabalho, você acabará atrapalhando seus colegas com ligações constantes. Deixe para se divertir e resolver seus problemas na hora do almoço e depois do expediente. Caso a ligação seja urgente, atenda e explique a situação para seu superior.

Seja cordial e aberto

Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Seja aberto às diferenças e trate todos com educação. Lembre-se que possivelmente você passará mais tempo com as pessoas do trabalho do que com sua família. Seja cordial e trate todo mundo com respeito, não seja egoísta e ofereça ajuda quando precisarem e não seja invasivo.

Seja organizado

Mantenha sua mesa sempre limpa e organizada. Leve essa regra também para seus materiais e arquivos, tanto físicos quanto virtuais. Separe tudo em pastas e cadernos e tenha todas as informações que você precisa com fácil acesso.

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