Uma boa postura profissional como diferencial na sua carreira

Homem de negócios

Confira nossas dicas e se torne um profissional diferenciado.

Hoje em dia, existem milhares de cursos, graduações e treinamentos que ensinam as pessoas diversas habilidades que as tornam mais eficazes em suas carreiras. Porém, não adianta ser expert em diversas áreas se você não tem uma boa postura profissional.

A maior diferença entre um bom funcionário e um mediano é justamente o seu comportamento dentro do ambiente corporativo. Ter uma boa postura profissional é o que te ajudará a crescer dentro de uma empresa e permitir que tenha a confiança e empatia de sua equipe e seus superiores.

Existem algumas atitudes que farão com que cause uma boa impressão no trabalho e transmita uma postura de credibilidade e confiança. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura!

[php_everywhere instance=”2″]

10 Dicas para ter uma boa postura profissional

Uma boa postura profissional é formada por um conjunto de atributos, que envolvem desde a apresentação pessoal até as habilidades e competências que se possui. Confira dez dicas para se portar corretamente em situações relacionadas ao seu trabalho.

1. Cuide da sua aparência

Antes de tudo, você precisa se adequar ao padrão do seu local de trabalho. Existem empresas que exigem uma apresentação mais formal, enquanto outras dão mais liberdade. Mesmo que trabalhe em uma companhia que tenha um ambiente descontraído, lembre-se de cuidar da sua imagem.

Use roupas bem alinhadas, evite o uso de bermudas, bonés, chinelos, roupas muito curtas ou justas, e esteja sempre com uma aparência limpa e higiênica. É totalmente possível usar peças despojadas, se a empresa permitir, e ainda assim passar uma imagem positiva.

2. Não se envolva em intrigas

Muitas empresas acabam tendo problemas com conflitos entre seus funcionários, seja por divergência de pensamentos ou por intrigas pessoais. Mesmo que algum dos envolvidos seja seu amigo, não entre nessas questões.

O mesmo vale para fofocas, se alguém fizer algum comentário maldoso sobre um terceiro, ouça e mude de assunto em seguida, sem comentar a respeito, seja concordando ou discordando. Além disso, jamais passe adiante o que ouviu.

Pessoas que se envolvem em intrigas e fofocas são malvistas na empresa. Portanto, busque se relacionar de forma respeitosa com as pessoas, evitando sempre fazer com o outro o que não deseja que façam contigo.

3. Seja eficiente e cumpra seus prazos

É de extrema importância que cumpra seus prazos e entregue suas atividades com qualidade. Atrasar sempre e entregar trabalhos desleixados passará a imagem de um profissional que não está verdadeiramente comprometido com a empresa.

Caso estiver com dificuldades no cumprimento dos prazos, converse com seus superiores para pedir ajuda na resolução desse problema. Isso também se aplica a imprevistos, entre em contato assim que souber que não conseguirá entregar uma atividade a tempo e explique o que aconteceu.

4. Deixe questões pessoais para depois do trabalho

Atender ao telefone durante o expediente e ficar passando o tempo nas redes sociais são ações que podem manchar sua reputação. Além dessas atitudes demonstrarem falta de comprometimento com seu trabalho, você acabará atrapalhando seus colegas com ligações constantes.

Deixe para se divertir e resolver seus problemas na hora do almoço e depois do expediente. Caso a ligação seja urgente, atenda e explique o ocorrido para seu superior. É perceptível quando a situação é realmente emergencial ou apenas um abuso por parte do funcionário.

5. Seja cordial e aberto

Para bons relacionamentos interpessoais, siga a regra de ouro: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Seja aberto às diferenças e trate todos com educação. Lembre-se que, possivelmente, você passará mais tempo com as pessoas do trabalho do que com sua família. Portanto, busque sempre contribuir para um ambiente harmonioso.

6. Seja organizado

Mantenha a sua mesa de trabalho sempre limpa e organizada. Leve essa regra também para seus materiais e arquivos, tanto físicos quanto virtuais. Separe tudo em pastas e cadernos e tenha todas as informações que você precisa com fácil acesso.

Assim, além de ter mais praticidade no seu dia a dia de trabalho, irá facilitar para que colegas encontrem documentos e outros materiais necessários no caso de uma ausência sua. Acredite, esses detalhes no comportamento de um profissional são observados e valorizados pelos empregadores.

7. Seja sempre pontual

A pontualidade é um sinal de boa educação e, em se tratando de trabalho, uma demonstração de respeito pelos empregadores. Portanto, programe-se para chegar na empresa sempre no horário certo, mesmo que não precise realizar o chamado registro de ponto.

Lembre-se de manter a pontualidade também para retornar após o horário de almoço e das pausas para o café. Se costuma se distrair, configure lembretes em seu relógio ou smartphone para não perder a hora.

8. Comunique-se de forma clara e respeitosa

A boa comunicação também é parte de uma postura profissional e uma ferramenta indispensável para construir bons relacionamentos e trabalhar de forma colaborativa. Certifique-se de que as pessoas entendam a mensagem que está passando, pergunte se realmente compreenderam e demonstre paciência para explicar.

9. Respeite as políticas da empresa

Cada empresa tem as suas políticas, que são as normas que devem ser seguidas por todos que fazem parte dela. Procure conhecer a fundo as regras da companhia na qual trabalha, mesmo que os colegas demonstrem pouca preocupação com isso. Respeite as determinações ligadas ao vestuário, uso do celular e recursos da empresa. Isso demonstrará seriedade, maturidade e profissionalismo.

10. Reconheça seus erros

Por fim, mesmo que se esforce para agir corretamente, é natural que cometa erros, afinal, continuará sendo um ser humano. Nesses casos, o melhor a fazer é reconhecer a falha e assumir a sua responsabilidade.

Faça o que puder para resolver a situação causada ou, pelo menos, minimizar os danos gerados. Por mais que pareça difícil e até doloroso encarar um problema, terá a consciência tranquila por não ter deixado outro levar a culpa em seu lugar. Fazer a coisa certa é sempre a melhor escolha.

Buscar ter uma boa postura profissional trará benefícios para a sua carreira e, também, para o seu desenvolvimento pessoal. Afinal, agir com ética, respeito aos outros e profissionalismo é sempre uma boa ideia.

Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe no espaço para comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar as dicas adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010