Dicas para fazer um bom networking

Manter contatos profissionais é um dos principais caminhos que levam ao sucesso na carreira. Mas, ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado, ter uma boa rede de relacionamentos, conhecer pessoas influentes, manter parcerias exige mais do profissional que apenas distribuir cartões de visita. É preciso foco, planejamento e muita paciência.

Para te ajudar a melhorar e aumentar o seu networking, selecionamos algumas dicas:

Esteja pronto

Tenha sempre em mente o que procura. Não deixe que seu currículo, conversas e perfis nas redes sociais sejam contraditórios.

Tenha um perfil no LinkedIn

Uma pesquisa feita no LinkedIn com 226 recrutadores revelou que cerca de 42% deles consideram a rede como a principal fonte para boas contratações.

Um perfil no LinkedIn irá permitir que você esteja conectado a muitas pessoas, antigos contatos e  também possíveis empregadores. Crie um perfil interessante e insira todas as suas competências e informações que julgue importantes. Lembre-se que o seu perfil ficará visível a todos, as chances de ser contratado ou chamado para entrevistas é grande.

O que mais chama a atenção dos recrutadores são os perfis completos. Por isso, preencha com todos os dados possíveis (formação, carreira, experiências profissionais, cursos, palestras e etc) e fique atento aos detalhes: tenha o maior número de conexões, recomende colegas e tenha boas recomendações também.

Segundo um estudo feito pela Robert Half, 34% dos executivos consideram que o currículo convencional, enviado por e-mail, está com os dias contados e deverá mesmo ser substituído pelas redes sociais como o LinkedIn e Facebook. Por isso, vale a pena investir em um perfil profissional bem feito.

Quanto maior e mais qualificado, mais chances de você ter relações positivas e produtivas.

Participe de eventos e palestras:

Quanto mais você estiver presente em eventos, cursos e palestras relativas ao seu mercado de atuação, ou mesmo de segmentos correlatos, mais pessoas te conhecerão e saberão sobre você.

Aproveite os momentos de coffee break para conhecer outros profissionais, trocar informações, cartões de visitas, telefones, emails e aumentar o networking.

Seja solicito

O networking não é uma atividade exclusiva de quem procura emprego. Se você é solícito e ajuda colegas sempre que pode, esses favores irão retornar a você quando precisar.

Mantenha contato com sua rede:

Ligue, visite, envie email ou mensagens via sms ou redes sociais. Mas tome cuidado para não ser invasivo. Não “Force a amizade”.

Identifique a sua rede

Veja quem são seus amigos, os conhecidos, contatos e organize-os de modo que facilite o networking. Para isso, reúna a lista por categorias: família, trabalho, amigos, conhecidos, negócios e etc.

Seja paciente

Se você reencontrar algum contato importante, tome cuidado ao conversar com ele. Seja paciente e educado e não explicite seus objetivos logo no início. Converse e quando sentir segurança, aí então fale o que deseja.

Aproveite as dicas e boa sorte!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010