Conheça 5 Projetos de sustentabilidade nas empresas para inspirar o seu negócio

Projetos sustentáveis
Sustentabilidade Empresarial garante respeito ao meio ambiente e desenvolvimento da sociedade, além de ser um diferencial competitivo às empresas que a aplicam.

O conceito de sustentabilidade envolve muito mais do que cuidar do meio ambiente. Além da preservação da fauna e da flora, é preciso considerar a justiça social, envolvendo compromissos relacionados à ética, diversidade de gênero, eliminação de preconceitos, cuidado com a comunidade e muito mais.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento sustentável, ou seja, que não vai ser destrutivo com a natureza ou com a comunidade. Uma empresa que se preocupa com essa questão geralmente possui programas internos e externos, que ajudam o meio ambiente, os colaboradores, os clientes, quem está envolvido no processo dos seus produtos e serviços e daqueles que são afetados de alguma forma com a atividade.

As organizações devem ter essa preocupação com o meio ambiente e a sociedade, uma vez que estão inseridas no espaço e na comunidade. Ignorar essa realidade mostra um desinteresse da empresa de crescimento conjunto com o mundo, seja com relação às pessoas, seja com a natureza. Ademais, se as empresas não se preocuparem com o que está à sua volta, pode ser que chegue a um nível em que não há mais lugar para estas organizações seguirem. 

Pensando nisso, esse artigo busca apresentar algumas práticas sustentáveis para que você adote na sua empresa ou mesmo faça essa sugestão para a empresa em que trabalha. Para saber mais a respeito do assunto é só continuar lendo o texto!

O que é sustentabilidade empresarial

O conceito de sustentabilidade empresarial consiste no estabelecimento de ações referentes ao meio ambiente e na adoção de medidas que promovem o resultado financeiro e propiciam, de forma ética, o desenvolvimento de toda a comunidade. Longe de ser apenas uma jogada de marketing, a prática apresenta resultados tanto para a empresa quanto para a sociedade. Apesar disso, é importante lembrar que ações positivas cooperam para bons índices de saúde da marca.

Empresas que têm como meio de crescimento principal a produção de produtos, devem ter uma preocupação extra com os recursos que obtém a título de matéria-prima. Esse perfil de empresa tem a responsabilidade primária de perceber os impactos que causa ao meio ambiente. Tais impactos são inevitáveis, mas existem práticas que permitem não substituir, mas ao menos mitigar estas alterações ambientais da qual é responsável em gerar.

Em contrapartida, as empresas que são caracterizadas pela prestação de serviços, como as de consultoria, escritórios de advocacia, entre outras, devem prestar mais atenção às pessoas que compõem seu time, já que os projetos sobre os serviços que entregam são produzidos por estas pessoas. 

Nesse sentido, implementar políticas que estimulam a diversidade e a convivência das diferenças dentro de suas organizações, observando e incorporando as tendências de comportamentos que a sociedade passa a adotar, é essencial também para que se obtenha bons resultados, no que diz respeito à sustentabilidade empresarial. 

Isso não significa que uma empresa que vende produtos não deve também se preocupar com políticas de inclusão, referente à diversidade das pessoas. Faz-se verdade também que empresas de prestação de serviços devem se preocupar com a pegada ambiental que sua existência deixa. 

Observa-se que organizações que adotam práticas sustentáveis tendem a possuir um clima organizacional mais harmonioso, uma vez que a preocupação com a sociedade e o meio ambiente gera maior engajamento dos colaboradores, que se sentem contemplados com essas políticas. 

Vale repetir que o maior engajamento da equipe acarreta uma melhora na performance de execução do time. Ainda, políticas verdes são capazes de trazer uma outra fonte de renda para a empresa, como se fosse uma renda acessória, ou mesmo de economia de recursos, como é o caso da prática de reutilização de embalagens. 

Principais práticas de sustentabilidade empresarial

Conheça algumas das principais práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e de processos sustentáveis:

  • Implementação de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
  • Uso consciente da água e da energia elétrica;
  • Desenvolvimento de programas de inclusão social na comunidade;
  • Programas de reciclagem;
  • Respeito ao gênero, opção sexual e religião do colaborador;
  • Uso consciente dos recursos naturais;
  • Reutilização de matéria-prima;
  • Não poluir o solo com produtos da empresa;
  • Projetos educacionais referentes a preservação do meio ambiente;
  • Descarte de esgoto e resíduos de forma correta;
  • Não praticar trabalho escravo;
  • Respeito à diversidade cultural, sexualidade, raça, etnia e credo;
  • Políticas para diminuir as diferenças de gênero.

Lembrou-se de mais algum ponto que não está na lista acima? Então, escreva para nós nos comentários!

O que o mundo corporativo ganha com isso?

Agora saiba quais são as 5 principais vantagens para a organização que adota políticas de desenvolvimento sustentável:

  1. Crescimento do bem-estar com a preservação do meio ambiente;
  2. Imagem positiva, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores e investidores;
  3. Vantagem competitiva e diferenciação de mercado, abrindo espaço para a expansão de nichos;
  4. Redução nos custos de produção, que consequentemente, geram economia nos processos da empresa;
  5. Satisfação e aumento da produtividade do colaborador por estar em um lugar que respeita a ele, os colegas, a comunidade e ao meio ambiente

Você sabe mais algum benefício para a empresa que não está aqui? Escreva nos comentários!

5 sugestões de projetos de sustentabilidade para você se inspirar

Já vimos algumas diretrizes que permeiam a sustentabilidade empresarial, assim como as 5 principais vantagens que a sua implementação traz para as organizações. Agora vamos demonstrar 5 exemplos de projetos sustentáveis que você pode tanto ajudar como sugerir na sua empresa.

1 – Estimular os colaboradores a realizarem trabalhos voluntários concedendo folga

Essa é uma maneira de afirmar que a empresa é de fato levanta a bandeira das causas da sociedade e do meio-ambiente, já que oferecerá tempo pago dos seus colaboradores para que dediquem esse momento à projetos voluntários, que contemplem essas causas. 

Esse estímulo aos seus colaboradores, não impede também que a empresa tenha seu próprio projeto voluntário, social ou ambiental, seja em parceria com outras organizações, como ONGs, outras empresas, ou mesmo órgãos públicos locais, ou por conta própria. Isso representa uma preocupação da empresa em devolver valor para a comunidade em que atua.

2 – Eleger a sustentabilidade como métrica de avaliação

A partir do momento em que a empresa adota práticas sustentáveis em sua rotina, de maneira que funcionem, como regra interna, faz sentido que isso seja levado em consideração na hora de se realizar a avaliação de desenvolvimento individual, assim como a avaliação do departamento da empresa. Se a empresa não possui ainda essas políticas, talvez seja o momento de adotá-las e considerar incorporar a sustentabilidade como critério de avaliação. 

Essa prática pode estimular os comportamentos individuais em consonância com a cultura organizacional sustentável da empresa. A organização pode também oferecer capacitações na área, para promover e estimular que novos projetos sustentáveis surjam e sejam incorporados aos seus processos. 

3 – Gameficar a execução de práticas sustentáveis

Alguns projetos são capazes de medir a sua eficiência através de indicadores, que podem também servir de base para ser considerado como métrica de avaliação de desempenho individual e da equipe. Nesse sentido, é possível criar competições entre departamentos ou equipes de trabalho para estimular ainda mais a adesão ao projeto em questão. 

4 – Fazer campanhas internas durante o ano

Nos casos em que empresa já possuir projetos definidos sobre as práticas sustentáveis, é importante que se faça campanha deles constantemente durante a rotina da empresa. Por exemplo, se houver uma meta de redução do consumo de energia elétrica, é interessante que haja cartazes ou lembretes sobre desligar os monitores antes de sair.

5 – Desestimular o uso de materiais descartáveis

Ter uma política que desestimula o uso de materiais descartáveis pode ter um impacto significativo para o meio ambiente, assim como para o orçamento da empresa. Às vezes, investir em utensílios reutilizáveis, com a logo da empresa, pode significar um fortalecimento da marca, assim como uma prática que auxilia na conscientização de seus participantes, para reduzir e evitar o consumo de descartáveis em seu cotidiano. 

Quem usa o conceito de sustentabilidade empresarial

Confira algumas das empresas do Brasil que adotam práticas sustentáveis em sua cultura organizacional:

Unilever

Grande parte dos insumos agrícolas da sede brasileira vem de fontes certificadas. A empresa atua junto a seus fornecedores para a adoção de práticas socioambientais. A intenção é que 100% da sua matéria-prima tenha certificação de origem.

Avon

A empresa de cosméticos investe em trabalhos e campanhas de combate à violência contra a mulher e na diversidade de gênero. E recentemente divulgou em suas redes sociais que já não faz mais, em nenhum lugar do mundo onde atua, testes de produtos em animais. 

HSBC

O banco possui um programa de treinamento nomeado “Climate Partnership”, que busca colaboradores interessados em divulgar práticas sustentáveis. Esses profissionais participam de cursos de responsabilidade ambiental e participam de ações voluntárias promovidas pela instituição.

Philips

A empresa investe na tecnologia para a fabricação de lâmpadas mais modernas, para que elas resultem em economia na iluminação pública.

Coca-Cola

A empresa pratica a reciclagem de boa parte do seu alumínio e garrafas PET. Com o projeto Coletivo Reciclagem, a Coca-Cola pretende reciclar todas as suas embalagens.

Apple

Reconhecida mundialmente por seus gadgets, pela inovação e design, desde 2017 a empresa da maçã vem realizando ações consideráveis, para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Entre estas ações está a informação, divulgada pela própria Apple, de que ela trabalha atualmente com 100% de energia limpa em suas instalações espalhadas por todo o mundo. 

Natura

A Natura é uma das empresas brasileiras das quais mais se ouve falar que coloca verdadeiramente em prática a sustentabilidade empresarial. Aparecendo no ranking Global 100, lista das empresas mais sustentáveis do mundo, a organização tem seus produtos feitos com recursos naturais da Amazônia, sendo grande parte deles de origem vegetal. 

Os desafios da sustentabilidade empresarial

Por mais que se trate de uma prática e de uma política que precisa ser adotada pelas mais diversas marcas com urgência, ainda existem empresas que insistem em fechar os olhos para os acontecimentos e mudanças climáticas que vêm ocorrendo ao redor de todo o mundo e continuam atuando de maneira a não dar tanta atenção para tais fatos. 

Porém, tais empresas, se não mudarem suas ações e encontrarem novas formas de trabalhar no mercado, vão acabar, pouco a pouco, perdendo posicionamento, uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente e tem, até mesmo, se recusado a utilizar produtos e serviços que não estejam de acordo com as práticas de sustentabilidade empresarial. 

Fato que comprova esta mudança de comportamento mundial dos consumidores e que também já faz parte do estilo de vida dos habitantes de nosso país é um recente estudo da Consultoria Nielsen, que mostra que um terço dos brasileiros se preocupa com o tema relacionado à sustentabilidade. Segundo dados da pesquisa já são incríveis sete milhões de lares no Brasil que mudaram seus hábitos de consumo, com o objetivo de preservar o meio ambiente. 

Ainda de acordo com o estudo, quase a metade da população brasileira, ou seja, 48,7% têm o costume de prestar atenção nas embalagens, para conferir se são recicláveis ou biodegradáveis e a venda de produtos orgânicos cresceu 124%, o que, segundo a pesquisa, foi mais que o dobro que a dos produtos tradicionais. 

Diante disso, observa-se a grande necessidade de se adaptar, não só por medo de perder clientes e posicionamento no mercado, mas também para que tenhamos a oportunidade de viver em um mundo melhor, menos poluído e em condições sustentáveis, inclusive para as próximas gerações. 

Implemente você também esta mudança em seus negócios e contribua para um meio ambiente mais sustentável. 

Você conhece outro exemplo de empresas que praticam a sustentabilidade? Compartilhe seu conhecimento, escrevendo qual são elas nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer também de continuar nos acompanhando, pois diariamente produzimos materiais, que vão contribuir para a sua vida pessoal, profissional e empresarial. 

Fontes: 

https://globoplay.globo.com/v/8206579/

https://forbes.com.br/listas/2019/01/as-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo-em-2019/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/praticas-sustentaveis-viram-vantagens-para-empresas-e-meio-ambiente,5adaa7deccc0c510VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://inovacaosebraeminas.com.br/voce-ja-tem-projetos-de-sustentabilidade-para-2018-conheca-acoes-para-se-inspirar/

https://blog.bluesol.com.br/empresas-sustentaveis/ 

Copyright: wavebreakmedia / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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