Entenda a diferença entre produção e produtividade para melhorar o desempenho da sua equipe

Produção e produtividade

Aumente a performance da sua equipe depois de compreender a diferença entre produção e produtividade.

Empresas do mundo todo estão em constante busca por melhores índices de produtividade. Buscam também uma produção melhor e mais eficaz. Entretanto, é bastante comum que gestores e funcionários confundam produção com produtividade.

Por mais que essas duas palavras se pareçam, é importante que as pessoas compreendam que cada uma tem o seu próprio significado e a sua devida importância dentro de uma organização. Mas qual é a diferença entre esses dois conceitos? Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre esses termos tão essenciais para a vida corporativa!

Qual a diferença entre produção e produtividade? 

Pela familiaridade dessas palavras, muitos gestores e líderes confundem produtividade e produção. Para desfazer possíveis confusões, é importante trazer os conceitos de cada uma dessas palavras. Confira as suas respectivas definições.

·Produção

Falar de produção é falar de um processo que reúne informações e dados a respeito dos resultados da determinada empresa em relação ao desempenho dela para um produto ou serviço específico. Produção tem a ver com o que é feito e entregue pelos colaboradores de maneira quantitativa. Se um colaborador, por exemplo, produz 5 unidades de um produto, essa foi a sua produção naquele dia.

·Produtividade

A produtividade está intrinsecamente ligada à capacidade dos colaboradores e equipes de executar as suas funções em um determinado período de tempo. A produtividade de uma equipe é medida pelo tempo que foi gasto para produzir e entregar resultados. Assim, se 2 colaboradores produzem 5 unidades de um produto, a sua produção foi a mesma. Contudo, se um colaborador alcançou essa produção em 4 horas, enquanto o outro o fez em 5 horas, o primeiro teve uma produtividade maior.

Por que é importante saber o que é produtividade e o que é produção? 

Quando um gestor ou colaborador confunde esses dois conceitos, acreditando que o aumento da produção é o mesmo que o aumento da produtividade, começa a haver um ruído de informações potencialmente prejudicial ao trabalho. Aumentar o volume da produção não significa aumentar a produtividade.

Ter um volume alto de produção sem que haja infraestrutura necessária pode comprometer a qualidade do que será entregue, além de não garantir uma entrega de qualidade. Com isso, haverá uma queda na produtividade, pois o trabalho correrá riscos de ser refeito e ser entregue com uma qualidade inferior, resultando na insatisfação do cliente.

Por isso, é importante ficar atento a esses conceitos para que as ações e decisões tomadas sejam corretas e não comprometam o alcance dos resultados da organização empresarial. Não adianta aumentar a produção dos colaboradores à custa de uma queda na qualidade ou mesmo de um prejuízo à sua qualidade de vida.

Como os conceitos de produção e produtividade se aplicam às empresas?

Conforme mencionado acima, a produção é uma informação que aponta resultados, permitindo que sejam identificados dados importantes para manter o planejamento e o controle da produção de uma empresa. Esse planejamento pode trabalhar em alguns aspectos, solucionando questões como:

  • O que?
  • Quanto?
  • Onde?
  • Como?
  • Quando?
  • Com o que produzir?
  • Com quem produzir?

A produtividade, por sua vez, é a capacidade de produzir mais em menos tempo, minimizando o uso de recursos e a necessidade de mão de obra, máquinas e equipamentos. Uma boa produtividade resulta na redução dos custos de produção, na expansão da empresa no mercado e em um maior desenvolvimento da organização como um todo.

A produtividade, portanto, é um índice capaz de diagnosticar e projetar ideias e intenções que podem interferir positivamente ou negativamente nos resultados de uma empresa.

Quais fatores podem elevar a produtividade de uma organização?

Na hora de traçar metas de produtividade, é importante conversar e conhecer mais a fundos os processos de produção e entender também se a empresa oferece a infraestrutura necessária para que a produtividade seja positiva. A infraestrutura inclui o funcionamento dos telefones, a limpeza do local, os computadores, os sistemas de gestão de processos e tudo o mais que estiver ligado à rotina de trabalho dos colaboradores.

Existem outros fatores que também influenciam na produtividade dos colaboradores, como:

  • Comunicação interna;
  • Liderança eficaz;
  • Planejamento estratégico;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Motivação e reconhecimento;
  • Gestão de tempo.

Qual é o papel do coaching na produtividade das organizações?

Caso você perceba que existem falhas relacionadas a algum desses fatores a serem resolvidas, uma boa maneira de alcançar esse objetivo é investir em coaching. Essa poderosa metodologia contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes para que a produtividade seja cada vez melhor. Ele é extremamente útil para quem necessita:

  • Ter mais disciplina no ambiente de trabalho;
  • Trabalhar de maneira mais focada;
  • Comunicar-se de maneira mais eficaz com os colaboradores;
  • Gerenciar o tempo de trabalho;
  • Ter ferramentas para colocar em prática o planejamento estratégico da empresa;
  • Ser uma verdadeira liderança na sua empresa.

Saiba que o coaching é a escolha ideal para que a produtividade na sua empresa melhore de maneira substancial. Essa metodologia é composta por uma série de técnicas, conhecimentos, testes e ferramentas que mensuram a produtividade e apontam as possibilidades de melhorias.

Para saber mais sobre essas e outras contribuições do coaching, saiba que o IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das suas formações e a eficácia da sua metodologia de ensino. Contamos com os melhores profissionais do ramo no país e oferecemos os nossos serviços para ajudar as pessoas a alcançar os seus objetivos nas diferentes áreas das suas vidas com mais precisão e rapidez. Entre em contato conosco e saiba mais!

E para você, ser de luz, ficou clara a diferença entre a produção e a produtividade? Utilize o espaço abaixo para deixar um comentário. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo e espalhe o conhecimento nas suas redes sociais!

Copyright:Billion Photos / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63