O que é Plano de Carreira

plano de carreira

Como fazer um plano de carreira? Desenvolva todo seu potencial com nossas dicas

 

Desde que damos início à nossa carreira profissional, estabelecemos objetivos e metas que resultarão em nosso sucesso corporativo. Atuar em uma área que nos proporcione crescimento e aprendizado, ter motivação, ganhar bem e exercer nossa criatividade, são fatores que estão entre as ambições dos mais diversos tipos de profissionais, não só no Brasil, mas ao redor de todo o mundo também.

Na hora de escolher um novo lugar para trabalhar, procuramos locais que possam atender à nossas expectativas e proporcionar crescimento contínuo, além de estar em uma empresa que ofereça a seus colaboradores a oportunidade de elaborarem um plano de desenvolvimento de carreira.

E é sobre isso que quero conversar com você neste conteúdo, querida pessoa! Se você deseja saber mais sobre plano de carreira e como fazê-lo de maneira eficiente, leia este artigo até o final, pois o preparei especialmente para te ajudar neste processo.

Saiba como elaborar um plano de carreira eficiente, com o e-book “Coaching – Um Acelerador para o seu Sucesso”

O que é plano de carreira?

O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho. É importante destacar que este plano de desenvolvimento profissional pode ser elaborado tanto entre o funcionário e a empresa, quanto pelo próprio colaborador.

Ao traçar o plano de carreira, o colaborador precisa ter algumas informações que apontem com clareza qual a situação profissional em que ele se encontra. A partir daí, será possível traçar e identificar quais são seus objetivos profissionais, além de ter meios para definir quais passos serão necessários para atingir o desenvolvimento de carreira de forma plena e satisfatória.

Com base nestas informações e com as metas profissionais definidas, o colaborador saberá exatamente qual caminho trilhar e o que deverá fazer para alcançar seus objetivos. Caso o plano de carreira esteja direcionado para a empresa em que o profissional está, ele pode incluir neste quais são as possíveis posições e funções que se pode conseguir dentro da empresa em que trabalha.

Se estas são as informações importantes, como obtê-las, afinal? E como organizá-las de maneira eficaz e altamente produtiva? Para te ajudar neste processo, separei algumas dicas poderosas para você, querida pessoa!

Conquiste mais em sua carreira, com o e-book “Coaching – Um Acelerador para o seu Sucesso”

O que é preciso ter no plano de desenvolvimento de carreira?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que desenvolver um plano de carreira requer paciência, disciplina, foco e determinação. Afinal, a carreira é algo com grande importância e merece toda a atenção e todo o cuidado ao longo da vida profissional.

Assim, pautado por objetivos profissionais – que podem incluir mudança de profissão ou de emprego, mudança de cidade, investimentos financeiros em cursos e formações profissionais, dentre outros fatores – o plano de carreira leva um certo tempo para tomar forma e se concretizar verdadeiramente na vida real, ou seja, há um espaço de tempo entre começar a traçar o plano e sua respectiva execução.

É importante destacar ainda que o tempo de cada plano de carreira é único para cada profissional. Afinal, o plano de carreira é pautado pelas ambições de cada profissional e o que ele pode e deve fazer para alcançar seus objetivos.

Como elaborar um plano de carreira

Definição de metas e objetivos

O primeiro passo para o desenvolvimento do plano de carreira é ser realista e estipular metas e objetivos alcançáveis. Por isso é tão importante que ele seja pensado para a sua situação profissional, ou seja, para que faça sentido para você!

Trace metas que você tenha convicção de que conseguirá atingir, pois isso contribuirá para que você veja os resultados que alcançar ao longo da jornada e, assim, se mantenha motivado constantemente.

Exemplo de metas e objetivos: mudança de emprego, mudança de carreira, conseguir uma promoção, conseguir um aumento, trabalhar um tempo fora do país.

Avalie suas habilidades e competências

Para que se entenda o que significa desenvolvimento e se dê início à elaboração de um plano de carreira verdadeiramente eficiente, é importante que você faça uma avaliação das competências e habilidades que já tem, e que vão contribuir para que o andamento deste processo ocorra de forma ainda mais acelerada, e também das que ainda precisam ser melhor desenvolvidas, para que ocorra, de fato, o alcance dos objetivos.

Assim, se o objetivo que você vai preencher em seu plano de carreira for conseguir uma promoção, avalie e faça uma lista com as:

  • Competências e habilidades inerentes ao cargo e funções a serem exercidas;
  • Quais competências e habilidades você já tem dentre todas elas;
  • Competências e habilidades que precisa desenvolver para conseguir a promoção e ocupar o cargo desejado.

Um outro passo importante neste processo é fazer um levantamento sobre possíveis formações e cursos que podem contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a sua ascensão profissional. Investir em treinamentos pode ser necessário para que você se torne o profissional apto e ideal para exercer os cargos que tanto almeja dentro da organização empresarial.

 

Elabore um plano de ação

Agora é chegado o momento de arregaçar as mangas e tirar do papel tudo o que foi descrito nos tópicos anteriores. Assim, faça uma lista de suas metas e objetivos e na frente de cada um deles, coloque a ação necessária para a conclusão de cada um. Além disso, é importante também preencher o prazo para que cada ação seja iniciada, pois assim você terá como mensurar o progresso de seu plano, entendendo, verdadeiramente, o que é gestão de carreira.

Veja o exemplo abaixo:

Objetivos e metas Ação a ser executada Quando será feito
                                                

Estudar e trabalhar fora do país

  • Tirar passaporte
  • Tirar visto do país de destino
  • Encontrar escola para estudar
  • Pesquisar empregos
  • Aprimorar o inglês – Curso de idioma
1 semana

1 mês

2 semanas

2 semanas

1 semana

Mas, fica a pergunta: quais outras metodologias eficazes existem  para que o plano de carreira seja traçado de maneira segura e objetiva? Selecionei algumas delas, que podem contribuir com este processo de elaboração e também para que todos os tipo de carreira e profissionais tenham sucesso. Confira!

Metodologia para traçar planos de carreira

Para traçar um plano de carreira eficiente e que atenda às suas expectativas profissionais, é importante que haja uma metodologia capaz de organizar as suas metas traçadas, os prazos e as ações que deverão ser executadas. Uma delas é o Desenho de Carreira. Como funciona? Contarei agora!

Desenho de carreira

Um plano de desenvolvimento não necessariamente terá os próximos passos a serem dados pelo colaborador, dentro da estrutura da organização, bem definidos e pouco flexíveis. Na realidade, o desenho da carreira poderá tomar diferentes rumos e formas, sendo influenciado por diversos fatores, como:

  • Valores da empresa;
  • Particularidades da carreira profissional;
  • Estratégias de gestão e recursos humanos;
  • Momento histórico da organização;
  • Mudança de pensamento do colaborador.

No entanto, todas as complexas formas que um plano de desenvolvimento de carreira poderá tomar, o desenho sempre terá como base três estruturas básicas:

1- Estrutura em linha

Nesse tipo de plano de carreira, a sequência de posições que o colaborador poderá ocupar dentro de empresa são bem definidas e fixas. Esse tipo de desenho restringe as possibilidades, já que restringe as alternativas de futuro. A flexibilidade da estrutura em linha se limita aos critérios de ascensão dentro da organização.

2- Estrutura em rede

Assim como sugere o nome, nesse tipo de plano de carreira, o colaborador possui várias opções de posições que poderá ocupar caso continue evoluindo dentro da empresa. A organização irá definir quais os critérios de acesso para o cargo e o trabalhador tem liberdade para optar pela trajetória RH, por exemplo, que mais lhe agrada.

3 – Estrutura paralela

Essa é uma das estruturas mais utilizadas pelas principais empresas do mundo. Nela, as oportunidades para crescimento profissional se abrem em duas direções, uma de natureza mais gerencial e outra mais técnica ou profissional. O plano de carreira que possui essa forma não pune os colaboradores que não têm vontade de liderar uma equipe ou ocupar uma posição mais administrativa. Nesse sentido, qualquer que seja a escolha, o trabalhador terá acesso a maiores remunerações e reconhecimento.

Quer ter uma carreira bem-sucedida? Faça o download agora do e-book “Coaching – Um acelerador para o seu sucesso”

Plano de carreira nas empresas

Caso o seu plano de carreira seja direcionado para a empresa que você trabalha atualmente, é importante que este seja vantajoso tanto para a organização em si, quanto para você, colaborador. Para isso, este planejamento deve contemplar os interesses de ambas as partes, de uma maneira ética, resultando assim em um crescimento mútuo dentro do ambiente empresarial.

Vantagens do plano de carreira nas empresas

Um dos problemas com o qual muitas empresas sofrem é a alta rotatividade de funcionários, pois, hoje em dia, não é apenas o salário que se torna um atrativo para os colaboradores permanecerem por anos na mesma organização. Cada vez mais as pessoas procuram por um ambiente que possibilite desenvolvimento contínuo, entre muitos outros fatores.

Se você, que está lendo este artigo agora, é empresário, empreendedor, gestor ou líder, saiba que ao ter um plano de carreira para seus colaboradores, você garante a retenção de talentos e terá uma equipe motivada e que se empenha na busca por resultados. Dessa maneira, seus colaboradores estarão mais alinhados com o crescimento da empresa e não precisarão buscar por oportunidades em outros lugares.

Manter a rotatividade de funcionários baixa também garante economias, pois a organização não precisará gastar com admissões e demissões. Outra vantagem é que você estará bem alinhado com sua equipe, uma vez que entende quais são seus objetivos e saberá que estarão dispostos a fazer o que é necessário para alcançá-los.

O plano de carreira na visão do gestor

Ainda falando sobre o que é um plano de carreira e como ele se desenvolve dentro uma organização, é importante que as pessoas que ocupam cargos de gestão compreendam o seu papel para que a o plano de desenvolvimento profissional, dos colaboradores que fazem parte da empresa, saia conforme o planejado.

Acontece que o líder exerce influência direta, não só sob os colaboradores que fazem parte de sua equipe, mas também sob os resultados que a empresa como um todo deseja alcançar e alcança de fato.

Neste sentido, é essencial que o indivíduo que desempenha o papel de liderança na organização esteja sempre disposto a contribuir, da melhor maneira possível, para o desenvolvimento de um bom plano de carreira para os profissionais que estão sob sua gerência, uma vez que isso vai colaborar para que se tenha funcionários cada vez mais motivados, visto que estão atingindo seus objetivos com a ajuda de seus gestores, e  também para que a empresa alcance resultados ainda mais extraordinários em sua jornada.

Enfatizo sobre a importância de uma postura colaborativa por parte dos gestores, com relação ao desenvolvimento da equipe como um todo, pois existem muitos destes gestores que têm medo de ajudar os colaboradores a crescerem, já que acreditam que vão perder suas posições para outras pessoas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que quanto mais você colabora para o desenvolvimento dos profissionais que fazem parte de sua equipe, ajudando-os a compreender o que é um plano de carreira, bem como a sua importância para que eles evoluam constantemente, mais você também cresce enquanto líder, pois vai constantemente acumular conquistas ao longo de sua trajetória dentro da empresa, tornando-se, verdadeiramente, um gestor de sucesso, como eu tenho convicção de que você sempre quis ser.

Sendo assim, nada mais válido do que investir tempo e energia para ajudar seus colaboradores na elaboração de um plano de carreira assertivo e altamente eficiente.

Como o Coaching pode contribuir com o seu plano de carreira?

Caso você queira fazer um plano de carreira, utilizando uma metodologia diferenciada e que vai te ajudar a alcançar o seu resultados com muito mais rapidez, saiba que o Coaching pode contribuir positivamente neste processo.

Com ferramentas e técnicas altamente poderosas, o Coaching pode se tornar um importante aliado nesta etapa da sua carreira. E você deve estar aí se perguntando: “Mas, Zé, como o Coaching pode me ajudar?”. Bom, querida pessoa, para esta pergunta, eu não trouxe apenas uma e mas sim, 5 respostas. Confira:

1- Autoconhecimento

As ferramentas e técnicas de Coaching darão a você a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo. Elas te trarão informações valiosas sobre o seu perfil comportamental, seus pontos de melhoria, suas habilidades, dentre outros fatores. Tais informações serão primordiais para que você entenda quais são as suas reais necessidades e anseios enquanto pessoa e enquanto profissional.

Assim, você poderá traçar suas metas, ações e objetivos com maior segurança, afinal, você conhecerá com clareza e exatidão o profissional mais interessado neste plano de carreira: você mesmo!

2- Gestão de Tempo e Definição de prazos

Como disse anteriormente, traçar um plano de carreira requer disciplina e foco, além de bastante paciência. Com as ferramentas e técnicas de Coaching, é possível organizar e estruturar o plano de carreira de maneira bastante eficaz, além de definir com maior segurança os prazos para o cumprimento de cada ação e quais metas deverão ser estabelecidas.

Nesta etapa, a disciplina e o foco serão fatores decisivos para o sucesso do seu plano de carreira. Outra ferramenta importante e que contribuirá positivamente com o seu planejamento de carreira é a Tríade do Tempo. Esta poderosa ferramenta te ajudará a identificar como você tem gasto o seu tempo e, a partir daí, reformular e reestruturar a sua rotina, suas atividades, além de planejar as suas metas e ações futuras com maior eficácia.

3- Visão Sistêmica

Para que você faça um plano de carreira eficaz, seguro e que atenda às suas necessidades profissionais, é de suma importância que você veja que a sua carreira é muito mais que a função que você exerce atualmente.

Sua carreira engloba vários fatores, dentre eles: as suas habilidades, as oportunidades de ascensão profissional e seus pontos de melhoria. Ter uma visão sistêmica com relação a tudo isso e também da sua carreira como um todo, contribui de maneira satisfatória para que você identifique todos estes elementos, com o objetivo de potencializá-los, utilizando-os a seu favor durante a execução de todo o planejamento.

Neste sentido, o Coaching é um poderoso aliado, pois, com técnicas e ferramentas altamente eficazes e assertivas, esta metodologia de aceleração de resultados faz com que você desenvolva a sua visão sistêmica, de maneira a enxergar a todos os aspectos, não só profissionais, mas também pessoais, que precisam e devem ser trabalhados, para que você se torne o melhor profissional que sempre quis ser.

4- Comunicação eficaz

Há uma frase de Nelson Mandela que diz: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração”. Aqui, Mandela ressalta a importância de se comunicar com excelência e de maneira que desperte tanto a empatia quanto a simpatia dos nossos interlocutores.

Comunicar de maneira que toque o coração das pessoas que nos rodeiam é uma poderosa e importante habilidade para quem deseja ter uma carreira ainda mais promissora e bem-sucedida.

Partindo deste princípio, o Coaching tem muito a contribuir com o seu sucesso profissional. Afinal, ele te ajudará a se comunicar de maneira pontual, objetiva e clara. Tal habilidade é de extrema importância para quem deseja criar uma boa rede de contatos – também conhecida como network. As técnicas e ferramentas de Coaching te ajudarão de maneira satisfatória a comunicar-se com mais clareza, empatia, simpatia, objetividade e encantamento.

5- TBC!

Acredite ou não, esta é a parte mais importante do plano de carreira. É a hora de TBC: tirar a bunda da cadeira! Sim, querida pessoa, é importante que você tenha atitudes positivas e afirmativas durante este processo. Tirar a bunda da cadeira significa agir, tomar a iniciativa para dar início a um novo capítulo da sua história.

Neste cenário, o Coaching se configura como uma verdadeira mola impulsionadora, uma vez que, a todo momento estimula o indivíduo e profissional a agir, extraindo dele tarefas e prazos, que farão com que este evolua continuamente, até alcançar o objetivo proposto na elaboração de seu plano de carreira.

Uma dica extra para você

Para que todo este processo de elaboração e execução do seu plano de carreira seja verdadeiramente efetivo e eficaz, a minha dica é que você invista, não só em colocar tudo o que compartilhei até aqui em prática, mas também em uma formação em Coaching, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso de Coaching que vai contribuir, de maneira extraordinária, com o desenvolvimento e a execução do seu plano de carreira, aliando todo o conhecimento, técnicas e ferramentas, desta poderosa metodologia de aceleração de resultados, com as respectivas experiências mercadológicas. Tenho certeza de que, ao sair da formação, você estará ainda mais preparado e motivado para agir em prol de suas metas e objetivos!

Conheça mais sobre o PSC e garanta agora mesmo sua vaga para a próxima turma na sua cidade!

Espero que todo este conteúdo te ajude a fazer o seu plano de carreira, querida pessoa! Não tenha medo de seguir os seus sonhos e ambições profissionais. Acredite! Ouse ir além e o poder lhe será dado, ser de luz!

Agora me conte: em algum momento da sua vida você fez um plano de carreira. Como foi a experiência para você? E atualmente, você pensa em fazer um planejamento neste formato? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre este assunto, e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright:https://www.shutterstock.com

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010