Você sabe o que é psique?

Psique

Você sabe o que é Psique?

Os diversos fatores que envolvem o comportamento humano e a forma como este se relaciona com o mundo é objeto de estudo há milhares de anos. Isso porque existe uma certa curiosidade e interesse em buscar entender porque agimos de determinada forma, ao invés de agir de outra, quando estamos diante também de determinadas situações.

 

Este tipo de estudo se faz necessário, porque somos seres relacionais e precisamos saber quais os recursos que temos internamente para lidar uns com os outros de maneira otimizada e assertiva, seja no âmbito pessoal ou no âmbito profissional.

 

Tendo estes fatores como premissa, hoje vou falar um pouco sobre um assunto que desperta bastante interesse das pessoas de uma forma geral, que é a psique humana. Acompanhe-me nesta leitura e venha desvendar alguns mistérios comigo.

Descobrindo o que é Psique

A palavra “psique” vem do grego psykhé, um termo utilizado para retratar a alma ou o espírito. Ela está diretamente relacionada à psicologia, e seu conceito inclui a personalidade de modo geral: os pensamentos, sentimentos e comportamentos – sejam eles conscientes ou inconscientes.


A função da psique é guiar os indivíduos para que eles se adaptem a determinado ambiente (social e físico), enquadrando-os. Ela é formada por sistemas e níveis diferentes, mas que se relacionam entre si.

Os níveis da psique

Ter conhecimento sobre os níveis em que a psique atua na mente de um ser humano é essencial para que possamos compreender seus comportamentos, pensamentos e sentimentos de uma forma mais profunda.

 

Nível da consciência

O processo pelo qual a consciência de uma pessoa se torna individual e/ou se distingue de outras é conhecido como individuação, responsável por descrever o jeito pelo qual uma coisa é reconhecida/identificada como diferente das outras. A individuação pode ser entendida como um processo de mergulho interno e de autoconhecimento.

De acordo com famoso psiquiatra Carl Gustav Jung, o andamento de individuação nada tem de exclusivismo, e é um procedimento que inspira o indivíduo a elaborar condições para que cada pessoa desperte o melhor que tem dentro de si, saindo de um estado de retraimento e experimentando um convívio mais amplo e coletivo sem perder sua individualidade.

Inconsciente pessoal

O inconsciente pessoal ou individual se refere às categorias mais básicas do inconsciente. Nessas categorias encontram-se guardadas as experiências que foram recusadas pelo filtro do ego e, em consequência disso, foram contidas ou desconsideradas. Lembranças ruins, conflitos pessoais e questionamentos morais são alguns exemplos de informação que fica armazenada no inconsciente pessoal.

Inconsciente coletivo

Essa categoria é formada pelos materiais que foram herdados, e é no inconsciente coletivo que se hospedam os traços funcionais que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como uma espécie de “esqueleto de arquétipos” cujas influências se alastram para além da psique humana.

Funções psíquicas

Os seres humanos possuem quatro funções psíquicas, sendo que duas estão na esfera da racionalidade (pensamento e sentimento) e outras duas se encontram na esfera da irracionalidade (sensação e intuição).

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas, a seguir:

Pensamento

Este é o ponto em que tomamos decisões baseados na nossa intelectualidade,pela lógica da racionalidade, bem como pelos conhecimentos que construímos ao longo de toda a nossa existência.

Sentimento

Nesta função psíquica, nos valemos de nossas emoções e sentimentos para avaliar as situações que nos rodeiam e consequentemente para tomar nossas decisões ao longo da vida.

Sensação

Esta função psíquica entra em ação, em indivíduos que geralmente assimilam as informações à sua volta por meio dos órgãos sensoriais, como tato, olfato, paladar, visão, audição.

Intuição

Este é o ponto em que percebemos as situações por meio de pressentimentos e impressões, que acontecem de maneira inconsciente, na maior parte dos casos. É como se fosse um aviso de nosso inconsciência, nos alertando que algo está acontecendo ou pode vir a acontecer.

 

Essas funções dificilmente são utilizadas na mesma harmonia, e geralmente acontece maior uso de uma determinada função, responsável por conferir as características específicas e particulares de cada indivíduo. Como exemplo, podemos dizer que uma pessoa classificada como pertencente à esfera da racionalidade será evidentemente diferente de uma pessoa inserida na esfera da irracionalidade.

 

Outro ponto importante sobre a psique, é que ela apresenta atitudes que são determinantes para a forma como a mente consciente se comporta, que no caso é a extroversão e a introversão.

 

Basicamente, quando falamos de extroversão, estamos nos referindo àquele indivíduo que busca orientar a sua consciência para o mundo externo a ele. Já o indivíduo que se vale da introversão, é aquele que orienta a sua consciência para o seu mundo interior e o que acontece com suas emoções e sentimentos.

 

O conhecimento sobre os aspectos que envolvem a psique humana se faz essencial para aqueles que desejam descobrir os seus mistérios e potencializar ainda mais suas relações interpessoais. Foi com este objetivo que hoje decidi escrever um pouco mais sobre este assunto, uma vez que ele desperta bastante a curiosidade das pessoas e ajuda indivíduos a se relacionarem melhor uns com os outros, seja no âmbito pessoal, em casa, com os amigos e familiares, ou no âmbito profissional, com colegas de trabalho como um todo.

 

Assim, espero que você tenha tirado alguma de suas dúvidas a partir deste novo conteúdo aqui de nosso Blog. E se restaram mais algumas, convido você a deixar o seu comentário, para que possamos trocar experiências sobre este assunto.

 

Lembre-se sempre se lembrar também de curtir e compartilhar este novo conhecimento com seus amigos em suas redes sociais.

 

Copryright: 719796733 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yurchanka%20siarhey

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010