Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

Psicologia Organizacional

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching PSC Professional Self - Psicologia OrganizacionalUma empresa por definição é uma pessoa jurídica, que busca através de bens e serviços atender alguma necessidade humana, e cujo processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Entretanto, além dos bens materiais, uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e são estes profissionais que cuidam dos processos e tornam tangíveis os resultados.

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas, para dessa forma manter a qualidade do clima organizacional, oferecer condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano, e consequentemente ao alcance de metas e lucro.

Entre os focos de atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários; aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflito entre profissionais, planejamento de carreira, retenção de talentos entre outros.

Segundo estimativa, esta área da psicologia corresponde atualmente a 23,6% do escopo de atuação dos psicólogos e as empresa precisam cada vez mais destes profissionais especializados em gestão de pessoas para organizar e gerir pessoas e atuar no recrutamento, seleção de pessoal, retenção de talentos, fazer o diagnóstico da organização e escolher os treinamentos que oferecerão aos colaboradores.

Buscando aperfeiçoar e ampliar as competências profissionais, cursos de Coaching têm sido muito procurados por psicólogos organizacionais que desejam desenvolver as habilidades de um coach, e alcançar de forma mais efetiva a excelência em aspectos como: comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, desenvolvimento e gestão de pessoas.

E mais que isso, hoje estes psicólogos comprovam através de seus próprios resultados o quanto o Coaching é efetivo, quando também aplicado em treinamentos de desenvolvimento de habilidades e competências específicas dos colaboradores, líderes e equipes, e tem colocado cursos de coaching dentro do orçamento anual das empresas voltado para Treinamento e Desenvolvimento – T&D.



  • Fechar