Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

Psicologia Organizacional: O que é e como afeta o meu ambiente?

A psicologia organizacional tende a resolver possíveis problemas na gestão de empresas

Uma empresa, por definição, é uma pessoa jurídica que busca através de bens e serviços atender alguma necessidade humana, e cujo processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Entretanto, além dos bens materiais, uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e são estes profissionais que cuidam dos processos e tornam tangíveis os resultados. No entanto, a empresa não terá sucesso caso essas pessoas estejam desmotivadas, desqualificadas ou haja muitos conflitos internos. E é aí que entra a Psicologia Organizacional.

O que é Psicologia Organizacional?

Ela estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas para, dessa forma, manter a qualidade do clima organizacional, oferecer condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano e, consequentemente, ao alcance de metas e lucros.

Entre os focos de atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários, aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflitos entre profissionais, planejamento de carreira, retenção de talentos entre outros.

Como que a Psicologia Organizacional afeta meu ambiente de trabalho?

Por estudar o bem-estar, progresso e o relacionamento entre funcionários dentro de uma empresa, a Psicologia Organizacional afeta diretamente no bom andamento da corporação. A importância de psicólogos qualificados para exercer essa função é justamente evitar conflitos, ajudar na motivação e crescimentos das equipes, conter problemas organizacionais, garantir que as necessidades dos colaboradores sejam atendidas, melhorar a comunicação entre funcionários e diretoria, avaliar a conduta dos mesmos e fazer uma seleção eficaz de novas pessoas para a organização, garantindo assim que sejam qualificadas para as vagas disponíveis e que tenham o perfil procurado pela corporação.

Psicologia Organizacional e o Coaching

Buscando aperfeiçoar e ampliar as competências profissionais, cursos de Coaching têm sido muito procurados por psicólogos organizacionais que desejam desenvolver as habilidades de um coach e alcançar, de forma mais efetiva, a excelência em aspectos como: comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, desenvolvimento e gestão de pessoas.

E mais que isso, hoje estes psicólogos comprovam através de seus próprios resultados o quanto o Coaching é efetivo, quando também aplicado em treinamentos de desenvolvimento de habilidades e competências específicas dos colaboradores, líderes e equipes, e tem colocado cursos de coaching dentro do orçamento anual das empresas voltado para Treinamento e Desenvolvimento – T&D.


  • Fechar