3 dicas de como elaborar um plano de carreira em W

3 dicas de como elaborar um plano de carreira em W

O Plano de Carreira em W é versátil e dinâmico, favorecendo a integração dos funcionários e incentivando a interdisciplinaridade.

 

Você que é profissional e está no mercado de trabalho atualmente, já parou para refletir como deseja estar, profissionalmente falando, daqui a 5 ou 10 anos? E você, empresário ou empreendedor, oferece um plano de carreira consistente a seus colaboradores, contribuindo para que eles cresçam a ajudem a sua empresa a crescer também?

Reflexões como estas, entre muitas outras, são de extrema importância, pois levam profissionais e empresários a analisarem o seu próprio papel para a construção de uma carreira de sucesso, bem como nas infinitas possibilidades para que isso verdadeiramente aconteça.

É por isso que hoje, neste artigo, vou falar sobre plano de carreira, e também sobre uma nova possibilidade, que pode ser aproveitada pelos mais diversos tipos de profissionais e adotada também por empresas dos mais variados segmentos do mercado, que é o plano de carreira em W.

Acompanhe-me nesta leitura Maravilhosa e confira:

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

O que é plano de carreira?

Quando falo em plano de carreira, em contextos gerais, estou me referindo ao planejamento, que contém objetivos e metas bem definidos, bem como ações necessárias para alcançar cada um, e que tem como principal intuito contribuir para o crescimento do profissional que elabora o seu próprio plano e dos colaboradores que fazem parte de uma organização bem estruturada e que tem a preocupação de ajudar seus funcionários a se desenvolverem constantemente.

Há algum tempo o plano de carreira ficava a cargo principalmente da empresa, que definia o caminho que o colaborador precisaria trilhar para ascender dentro da organização. Entretanto, com as constantes mudanças que não param de acontecer no mercado, este cenário se alterou bastante.

Agora os profissionais também elaboram seus planos de carreira, de forma individual, e, muitas vezes, já chegam com eles prontos nas empresas para as quais prestam serviços, uma vez que desejam constantemente alcançar seus próprios objetivos, não só profissionalmente, mas também no âmbito pessoal.

Sem dúvidas, as organizações ainda têm um papel primordial no crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, porém, como cada um tem anseios distintos, faz sentido também que eles se empenhem em elaborar seus planos de carreira individuais, visto que nem todos desejam seguir a mesma trajetória profissional.

Como exemplo disso, podemos dizer que nos mais diversos tipos de empresas é possível encontrar profissionais que desejam uma promoção, outros que querem ficar no mesmo cargo, mas querem aumento de salário, que desejam aprimorar seus conhecimentos, competências e habilidades, que desejam ter uma experiência em outro país, entre muitas outras espécies de oportunidades de crescimento.

É por isso que o plano de carreira é algo tão essencial e abre infinitas possibilidades a quem se vale dele para investir em crescimento e desenvolvimento profissional.

O que é um plano de carreira em W?

Em muitas empresas a hierarquia segue um modelo vertical e unilateral. Nesses sistemas hierárquicos, as possibilidades de descobrir novos talentos, criações de novos cargos e ascensões promocionais ocorrem com menos frequência.

Como resultado, os colaboradores ficam frustrados e a tendência é que a empresa perca seus maiores talentos para a concorrência. Muitas vezes, o que falta é um plano de carreira que dê aos colaboradores a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e subir degraus importantes em sua vida profissional. Neste processo, o plano de carreira em W pode ser um importante aliado.

Idealizado por Roberto Pierre Rigaud, o Plano de Carreira em W tem o objetivo de promover a flexibilidade entre os cargos oferecidos nas empresas. Em modelos como o Plano de Carreira em Y, o profissional chega a um determinado ponto em que precisa decidir se segue uma carreira gerencial ou de especialista em determinada área de atuação.

Já no Plano de Carreira em W, o profissional tem a oportunidade de atuar de forma versátil e dinâmica, sendo um líder-técnico, ou seja, aquele que pode liderar uma equipe e ao mesmo tempo desempenhar funções técnicas relacionadas à sua própria área de atuação. Nele, uma função não exclui a outra, pois este leva em conta a interdisciplinaridade existente entre elas, bem como a capacidade e a habilidade do colaborador desempenhar ambas com maestria.

Vantagens do Plano de Carreira em W

  • Visão sistêmica da carreira;
  • Aumento da satisfação do colaborador no trabalho;
  • Colaboradores motivados;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional;
  • Melhorias nas relações interpessoais.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Dicas para fazer um Plano de Carreira em W

Tanto empresas quanto profissionais precisam elaborar estratégias eficientes, não só para elaborarem um plano de carreira em W, mas também para se tornarem bem-sucedidos ao colocarem este mesmo plano em prática. Por isso, aqui vão algumas dicas do que ambos podem fazer para que se tenha um planejamento altamente eficiente.

  • Invista no desenvolvimento de algumas competências

Como estamos falando de um tipo de carreira altamente versátil, que permite ao profissional transitar pelos mais diversos setores de uma empresa, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a sua habilidade de liderança, é preciso que este esteja preparado para assumir tais responsabilidades e ainda entregar resultados satisfatórios.

Neste sentido, tanto profissional, quanto empresa, precisam encontrar mecanismos para investir no desenvolvimento de competências como liderança, inteligência emocional, resiliência, Coaching, tomada de decisões de forma rápida e assertiva, trabalho em equipe, capacidade de lidar com pressão e mudanças, entre muitas outras, que vão contribuir para que o colaborador cresça, a partir da carreira em W, e a organização alcance seus objetivos.

Para isso, é possível investir em cursos, treinamentos e formações específicas ou que abranjam o desenvolvimento destas habilidades e competências de uma forma geral.

  • Enxergue e crie oportunidades

Quando falo em carreira em W estou falando de um modelo de progressão e desenvolvimento que permite ao profissional crescer de maneira versátil, dinâmica e diferenciada. Isso quer dizer que ele pode ser um especialista na área de Recursos Humanos – RH, desempenhar atividades neste sentido, por exemplo, mas ter interesse em adquirir conhecimentos, se desenvolver e se tornar, de fato, dentro da empresa para a qual presta serviço, um gestor de projetos.

Neste sentido, para que se crie um plano de carreira em W de forma eficiente, as empresas vão precisar analisar em sua estrutura como podem criar oportunidades dinâmicas, como a que citei acima, a seus colaboradores, ao passo que estes vão precisar estar sempre atentos para enxergar estas mesmas oportunidades e aproveitá-las ao máximo, com o intuito de crescerem, não só de uma maneira linear, como ocorre em grande parte das organizações, mas de forma vertical, horizontal e transversal.

Assim, criar e oferecer vagas internas, permitindo que profissionais das mais diversas áreas participem dos processos seletivos, é uma forma de elaborar um plano de carreiras em W que seja eficiente e traga resultados positivos para todos os envolvidos.

  • Determine objetivos

Como estou falando de um tipo de carreira que oferece a profissionais e empresas infinitas possibilidades, determinar objetivos e metas se faz necessário para que se tenha um foco a seguir ao longo da trilha estabelecida.

Digo isso, pois de nada adianta ter a oportunidade de oferecer e seguir vários caminhos, se, no final das contas, não se tem clareza sobre aonde se quer chegar ao fim da caminhada.

Além disso, essas tantas possibilidades também podem deixar profissionais e empresas um tanto quanto perdidos e confusos, o que faz ainda mais necessário ter metas e objetivos bem definidos, até para que se possa monitorar a evolução, ter consciência se o caminho que se está tomando está levando aos resultados esperados, e também para realizar os ajustes durante a jornada, caso necessite.

Coaching para o desenvolvimento de carreiras de alta performance

Além das três dicas que prometi compartilhar, tenho mais uma Mega Power dica que vai contribuir ainda mais para a construção de uma carreira em W sólida e que traga resultados efetivos para empresas e profissionais.

Estou falando do Coaching como metodologia para o desenvolvimento de carreiras de alta performance. Por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, este processo ajuda organizações a se prepararem internamente para estruturar formas de incentivar seus colaboradores a se desenvolverem continuamente, de forma linear, horizontal e também transversal.

Além disso, ao realizar um formação em Coaching como o Professional & Self Coaching – PSC do IBC, o profissional sai altamente preparado para as assumir responsabilidades que um cargo de líder-técnico exigirá dele.

Permita-se conhecer esta poderosa formação em Coaching e alcançar resultados empresariais e profissionais extraordinários! Preenche o formulário abaixo e ouse ir além!

Agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Já conhecia a carreira em W? Acredita que ela pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento de empresas e profissionais? Deixe o seu comentário e lembre-se também de compartilhar este poderoso tema, com seus amigos, em suas redes sociais!

 

Imagem: Ozerina Anna / Shutterstock

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010