Coaching para Profissionais da Administração

Administrar um negócio, próprio ou não, significa dar direcionamentos, organizar, medir, planejar, executar e gerir. Tudo em prol do melhor desempenho de uma empresa, buscando sustentabilidade e lucratividade. São recursos financeiros, humanos, tecnológicos, tudo sob responsabilidade e gestão desses profissionais. Nenhuma empresa é criada se não for para obter sustento e lucro para seus proprietários e colaboradores, ou seja, a missão de um administrador de empresa é fazer com que esse objetivo seja alcançado.

Habilidades e Competências Específicas de um Administrador

Organização

O tempo útil em um dia de trabalho é precioso, saber aproveitá-lo de maneira eficiente gera mais produtividade, organizar tarefas segundo prioridades torna o fluxo de trabalho mais objetivo. Essa habilidade em um administrador é primordial, mas o dia a dia corrido, com demandas chegando de todos os lados, pode causar confusão e visão turva sobre o que é importante ou urgente. Prazos devem ser cumpridos e, se algo sai errado, as consequências podem ser graves.

Gestão e liderança de pessoas

O administrador é a direção, o manche do negócio. Quanto melhor um administrador souber quais metas são relevantes, quais objetivos devem ser alcançados e como fazer para que tudo se cumpra conforme o planejado, mas eficiente ele será. Os resultados serão potencializados. Para isso, é preciso ter a consciência de que quem faz as coisas acontecerem são as pessoas. Pessoas podem trazer mais ou menos resultados segundo suas capacidades e, principalmente, segundo a orientação que recebem. Gerir e liderar pessoas já foi apenas uma atividade de mandar e ser obedecido, mas as coisas não funcionam mais assim. O bom líder é aquele que prepara seus colaboradores para seguir passos firmes e seguros de forma independente, ou seja, prepara líderes de si mesmos. Dentro do processo de Coaching existe o conceito de Leader Coach, uma liderança que desenvolve pessoas, através do autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, desenvolvendo os potenciais inerentes a cada liderado,transformando suas equipes com o bom exemplo.O verdadeiro líder inspira e desenvolve seus liderados para que eles caminhem com eficiência com pouca ou nenhuma interferência dele.

Autogerenciamento

Normalmente os administradores não têm muitas oportunidades de receber feedback por conta de seu nível hierárquico dentro das organizações, pois seus gestores são diretores e presidentes que têm uma rotina pesada e com pouca disponibilidade de tempo. Cabe ao profissional de administração se autogerir. Pode parecer fácil, visto que esses profissionais têm conhecimento e competência para tal, mas ao contrário, reconhecer falhas, identificar pontos de melhoria, e ainda atuar nesses gaps, não é tarefa fácil para pessoa alguma, independentemente de sua formação acadêmica.

Coaching para administradores

Com o Coaching, um administrador de empresas adquire muitas ferramentas para atender as suas necessidades e mais ainda, potencializar seus conhecimentos e habilidades. Falando em produtividade, por exemplo, em alguns momentos sentimos que o dia não rende o suficiente, ou que acaba rápido demais se comparado ao número de tarefas a cumprir. Na administração de uma empresa isso pode ser elevado ao cubo, por conta de toda a responsabilidade envolvida. A consequência disso são horas a mais de trabalho, estresse e falta de qualidade de vida. Por isso, é importante que profissionais de administração desenvolvam a capacidade de gerir seu tempo e priorizar tarefas, serem mais produtivos, assertivos para não prejudicar nenhuma área da vida.

O Coaching traz a Tríade do Tempo, uma ferramenta que tem como finalidade identificar como é a utilização do tempo dentro das esferas do que é IMPORTANTE, URGENTE ou CIRCUNSTANCIAL. Essa ferramenta mostra de forma gráfica e percentual como o tempo está sendo utilizado e como aproveitar melhor as horas do dia, dando a cada tarefa a prioridade certa. Na esfera IMPORTANTE estão as tarefas que têm prazo para execução, mas não são urgentes como, por exemplo, conferir a folha de pagamento dos colaboradores da empresa. Essa conferência é uma tarefa importante que deve ser feita até alguns dias antes do dia do pagamento, mas é recorrente, não tem caráter de urgência, a princípio.

Já as tarefas URGENTES geralmente aparecem de forma inesperada, costumam ter um prazo curto ou até mesmo esgotado. Podem ser fonte de certo estresse como um problema com fornecedores que precisa ser resolvido para que uma indústria continue a produzir. As tarefas CIRCUNSTÂNCIAIS são aquelas de pouco valor produtivo, algumas vezes até identificadas como procrastinação, ocupando o tempo produtivo e baixando os resultados, como o uso exagerado da internet durante o dia de trabalho. Essas são as mais difíceis de serem identificadas, pois para algumas pessoas elas têm conotação pejorativa, e admitir algo desse teor pode ser difícil, mas todos nós nos “perdemos” na estrada do tempo vez ou outra. O importante é sermos honestos conosco e atuar para que isso não prejudique os resultados esperados. Falando em resultados esperados, o administrador é gestor de metas e objetivos não só dele, como de uma organização inteira. Saber construir objetivos e metas é um dos principais atributos de administradores de sucesso.

Com essa finalidade, o Coaching ajuda a criar metas SMART, ou seja, que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Faz parte do planejamento, criar e gerenciar metas, a partir disso cria-se uma boa visão do todo e de futuro,ou seja, quanto ainda a empresa pode crescer, lucrar e/ou economizar.Profissionais de administração têm o poder e a responsabilidade na mesma proporção, porém é preciso lembrar que são seres inteiros e humanos, sempre precisando de aprimoramento e nunca esquecendo que a vida é composta de vários âmbitos. Maior eficiência, maiores resultados sem precisar sacrificar a saúde, a qualidade de vida e os relacionamentos, é o mínimo que um profissional de administração pode esperar do Coaching.

Gostou do texto? Deixe o seu comentário e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010