Espaço Coach (O Game da Co-criação)

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Espaço Coach (O Game da Co-criação)O cotidiano da Artha nos deparamos com grandes líderes que buscam nosso trabalho a fim de despertar o melhor nas suas equipes e consequentemente, nos resultados das organizações. Um dos objetivos mais abordados é ativar o potencial co-criador de seu capital humano.

Afinal, o que é co-criação? Etimologicamente, co-criar é criar conjuntamente. Aqui, vamos enfocar a nossa responsabilidade sobre a realidade em que estamos inseridos, a partir dos resultados que geramos.

A dinâmica corporativa nos impele a mudanças, a sair da “zona de conforto” e abraçar a transformação rumo à evolução. Essa dinâmica cíclica acontece com todas as criaturas na natureza e, conosco, não é diferente. Nossa maestria em relação aos demais está na tríade – Consciência, Corpo e Emoções -, alinhados e com foco, preparados para perceber os sinais e mudar a direção no timing correto.

As motivações que nos despertam para a necessidade de lapidar capacitações, habilidades e talentos são inúmeras e de diversas fontes: ascensão profissional, aumento de ganhos, exercício de liderança, equilíbrio emocional, relações saudáveis, aumento de qualidade de vida, enfim… Poderia listar páginas e páginas de motivações, e, certamente, as suas fazem parte deste cenário.

Uma alusão metafórica à co-criação são os jogos eletrônicos – os games. Cada um com seu personagem a postos: o game vai começar:

No Nível 1– Surgem obstáculos de fácil superação, bônus e armadilhas. A velocidade slow dessa fase nos permite contemplar, descobrir truques e macetes que logo adiante nos conduzirão mais rapidamente a outros níveis. A cada vitória somos conduzidos a um nível acima de pontuação, velocidade e dificuldade. Quanto mais avançamos, mais queremos avançar… Quanto maiores às dificuldades, maior o grau de satisfação em superá-las. Chegamos de forma relativamente fácil ao Nível 2.

O game segue e ao longo da jornada aparecem fases cuja interface é familiar, por serem muito semelhante às de níveis já superados. E, por acreditarmos que já estamos “safos” por já tê-las, não só experienciado como também vencido, subjugamos sua importância, e aí está a nossa falha. Acabamos retrocedendo por acreditar que uma armadilha era o atalho perfeito ao próximo nível. De volta ao Nível 1.

Esse atalho é semelhante a uma “fenda”. Algo que a princípio pareceu tentadoramente fácil, que nos remete a condicionamentos que limitam a nossa evolução. Só quando despertamos para a necessidade de mudança interna que esse cenário representa em relação à nossa reatividade, é que estaremos prontos para as novidades da próxima fase, que, sem dúvida, será surpreendente e desafiadora.

O Coaching é um método fantástico, acelerador de resultados, estabelecido a partir de uma parceria sinérgica entre Coach e Coachee, que nos ajuda a traçar um objetivo claro, a conhecer os recursos e as ameaças no cenário.

Permitam-se a jogar este jogo com seu Coach, que os motivará a darem o melhor de si em cada etapa, a terem coragem para arriscar, a aprenderem e a aplicarem o conhecimento adquirido, além de deixá-los atentos às “fendas”. Porque muitas vezes, no game, sacrificamos tempo, relações e dinheiro, enquanto, repetimos fases em busca da superação de limitações. Que tal ser agora mesmo o protagonista de uma história de sucesso?

Uma Co-criação de Iza Santos e Veronica Mafra- Coaches formadas pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Este espaço é reservado aos Coaches formados pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e está aberto a todos aqueles que quiserem compartilhar suas experiências em trabalhos realizados através do processo de Coaching conosco, pois todos e cada um, são muito importantes para nós. Participe também, envie seu texto, artigo para : [email protected] , que teremos o maior prazer em publicar seu material.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63