Conheça técnicas de controle mental

Homem segurando um cérebro

Saiba quais são as técnicas para realizar um eficiente controle mental.

Você já ouviu falar sobre técnicas de controle mental? Saiba que elas existem e podem ser bastante positivas para alcançar melhores resultados. Há diversas acepções para o conceito de controle mental, motivo pelo qual pode causar certa confusão. Considerando essas diferentes conceituações, elaboramos um guia para explicar de forma mais clara.

Continue a leitura para compreender o que é o controle mental e quais são as principais técnicas existentes. Com certeza será uma leitura bastante produtiva para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é controle mental?

Controle mental é um conjunto de técnicas e ferramentas que monitoram as respostas e feedbacks involuntários gerados pelo cérebro humano. Trata-se de um método desenvolvido por meio da Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL. Segundo a PNL, todas as pessoas são capazes de controlar e transformar positivamente seus pensamentos, atitudes e comportamentos.

Dessa forma, todo mundo é capaz de buscar pela sua melhoria contínua e melhor desenvolvimento. Essa ciência foca na maneira como cada um absorve as informações, define metas e objetivos e lida com as próprias emoções. Esse tipo de método é altamente eficaz em qualquer contexto da vida, seja pessoal ou profissional. Ele pode auxiliar os indivíduos a controlarem o estresse e as cargas negativas.

Também contribui para transformar pensamentos sabotadores em ações positivas, melhorando o desenvolvimento intelectual. A performance no trabalho pode ser melhorada, assim como o aproveitamento nos estudos. Por meio do controle mental, é possível controlar o inconsciente, isso porque se aplicam técnicas que fazem o cérebro processar respostas da maneira como você deseja.

Técnicas de controle mental

Agora que você já conhece o conceito de controle mental, vai poder se aprofundar mais nas técnicas que podem ser empregadas. É importante ressaltar que essas técnicas são sutis e oferecem resultados graduais. Trata-se de um processo longo, em que a mente é moldada paulatinamente. Além de escolher as técnicas corretas, é importante saber como aplicá-las para obter melhores resultados. Abaixo você poderá entender mais sobre essas técnicas. 

1. Definição de metas

Estipular metas precisas é uma medida importante para ter controle mental. Isso porque é possível tomar decisões melhores quando há um objetivo bem definido. Para quem ainda não tem metas bem claras, recomendamos refletir a respeito. Faça projeções mentais sobre onde deseja estar daqui a um determinado período. 

A partir dessa visualização, você conhecerá as suas metas e poderá listar os objetivos. Imagine que a meta (desejo a ser alcançado) está no topo de uma escada. Os objetivos são os degraus que você precisará subir para chegar à sua meta. Quando você escreve em um papel as suas metas e objetivos, torna-os mais concretos, assim, consegue encaixá-los na forma como conduz as suas ações.

2. Visualização mental dos resultados desejados

Esta é uma dica poderosa para alcançar seus objetivos de forma rápida, e consiste em visualizar mentalmente a construção do resultado desejado. Ao definir suas metas e visualizar a concretização de cada uma delas, o inconsciente estimula o cérebro a produzir ações que levem a esse resultado.

Além de visualizar o resultado final, é interessante visualizar o processo que será realizado para chegar lá. Se ver cumprindo todas as etapas em busca do resultado te ajudará a se sentir capacitado para desempenhar cada tarefa. É uma forma de programar a sua mente e também se motivar em busca dos resultados. 

3. Exame da própria consciência

Este método consiste em conversar mentalmente e positivamente consigo mesmo. A partir dessa atitude, o cérebro promove estímulos que levam à ação. Um bom método é recitar internamente frases como: “você consegue”, “você é capaz”, “você não vai desistir” e “você vai conquistar tudo o que almeja”. 

Se estiver enfrentando dificuldades em conquistar um determinado objetivo, faça uma análise mental da sua consciência. Pense a respeito do que você tem feito para chegar ao resultado esperado. Será que tem sido o bastante? Você tem tomado as melhores decisões? Um direcionamento ruim das suas atitudes pode ser o que está impedindo seu crescimento. 

4. Controle da respiração

Esta técnica se baseia no controle e monitoramento da respiração. A ideia é respirar lentamente, sentindo o ar entrando e saindo dos pulmões. Essa atitude ajuda a aliviar o organismo e faz com que mais oxigênio chegue ao córtex cerebral. Assim, seu cérebro tem mais tempo de produzir respostas racionais e coerentes diante das circunstâncias.

Sabia que muitas vezes tomamos atitudes impulsivas e negativas apenas por não respirarmos corretamente? A busca pelo controle da respiração é essencial para se tranquilizar e, assim, poder raciocinar de forma mais positiva. Organize seus pensamentos e se acalme antes de tomar qualquer decisão.

5. Análise dos resultados obtidos

Analisar os resultados obtidos com o emprego das técnicas acima é também uma poderosa técnica. Nesse caso, funciona como motivação para se manter firme na busca por melhores resultados em sua empreitada. Parte do controle mental é entender que se está no caminho certo. A partir do entendimento de que se está trabalhando bem, é possível se concentrar em fazer mais e melhor.

O controle mental depende de estar com o emocional fortalecido e também de se sentir seguro em relação às suas decisões. Sendo assim, quando você analisa tudo o que fez até então, tem acesso a um panorama mais bem delineado. É possível conhecer cada etapa que foi devidamente cumprida e, desse modo, ter melhores resultados.

Controle mental é um dos segredos do sucesso

Aplicar técnicas de controle mental é essencial para se fortalecer rumo ao sucesso. A partir do pleno conhecimento sobre si mesmo e suas atitudes, é possível ser mais bem-sucedido. A aplicação das técnicas de controle mental amplia o autoconhecimento e a sua busca por uma filosofia mais positiva.

A dica, nesse caso, é se manter sempre trabalhando no sentido de melhorar o seu controle mental. Fortalecer a sua forma de pensar é crucial para ter uma postura vencedora diante da vida e do mercado. 

Este artigo foi útil e interessante para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010