A importância do autoconhecimento profissional e pessoal

autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados.

 

Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.

Realizando todas essas coisas, as chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional serão ainda maiores. Para continuar aprendendo mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

O autoconhecimento pessoal

Existe mais de um tipo de autoconhecimento e isso acontece porque nós, os seres humanos, somos muito complexos. O autoconhecimento pessoal é um deles.

Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.

Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e ainda adquira autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.

O autoconhecimento profissional

A importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. Lembre-se de que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você, por isso, valorize suas habilidades técnicas e faça o possível para estar em constante aprendizado.

Cada indivíduo deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados. A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.

Você tem alguma observação a respeito desse tópico? Escreva nos comentários!

O crescimento como ser humano

A busca pelo autoconhecimento é uma forma de crescimento pessoal e profissional. O mais importante é determinar os objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo que for necessário para alcançar o sonho tão desejado. Outro ponto de destaque é que é essencial ter foco no positivo e saber que é possível conquistá-lo se você acreditar e trabalhar para transformá-lo em realidade.

O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados extraordinários e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, realizando assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.

Você tem uma nova visão a respeito desse assunto? Conte-nos nos comentários!

Como o coaching auxilia ao conhecer a si mesmo

Os cursos de coaching ensinam várias técnicas de autoconhecimento utilizando conceitos psicológicos e filosóficos. Por meio da metodologia, é possível porque funcionamos de certa forma e como podemos melhorar nosso comportamento de acordo com nossos objetivos. Assim, é possível traçar metas com clareza e ultrapassar barreiras pessoais e profissionais com muito mais facilidade e eficiência.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que podem lhe ajudar nesse quesito e em tantos outros. Tudo depende das suas necessidades profissionais e pessoais. O curso Professional & Self Coaching (PSC) é a mais completo e moderno do Brasil quando se fala de coaching. Em 180 horas de de aulas práticas e teóricas você irá aprofundar sua sapiência a respeito do autoconhecimento e também irá aprender a como exercê-lo constantemente. Além disso, a formação ensina características essenciais sobre liderança; o que é o processo evolutivo; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; e muito mais.

O PSC é excelente para lhe ajudar a ser uma pessoa melhor em âmbito profissional e pessoal e ainda lhe dá a oportunidade de atuar como coach, caso queira. Já imaginou que incrível ajudar outras pessoas? Durante o curso, os ensinamento que se destacam nesse quesito são sobre: a história, evolução, bases, conceitos e fundamentos do coaching; quais são as principais técnicas de coaching; o que são roteiros estruturados; o que são processos de identidade; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os principais pontos do código de ética para essa profissão; entre outros.

Para aprender tudo isso e muito mais, você usará ferramentas exclusivas e técnicas bem-sucedidas. Por exemplo, durante as sessões utilizará o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Além disso, poderá conhecer métodos como a Roda das Competências, Roda da Vida, Rapport, Teste de Sistemas Representacionais, Tríade do Tempo, Roda da Inteligência Emocional e muito mais.

Ao fim da formação, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. A titulação Self Coach é uma metodologia desenvolvida por José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC.

E tem mais! O Professional & Self Coaching tem certificação e reconhecimento internacional de 5 famosos institutos de coaching internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Esse curso é incrível, não é mesmo? Impossível não sair uma pessoa totalmente transformada positivamente dele, pessoa querida.

Outra formação muito interessante do Instituto Brasileiro de Coaching é a Psicologia Positiva, baseada na área de estudo de nome homônimo criada pelo professor americano Martin Seligman (nascido em 1942). Essa ciência do final do século XX estuda formas que estimulam o despertar, e a sustentação, da felicidade verdadeira. Para isso, os estudiosos procuram pelas características internas e pelas ações externas que contribuem para o aparecimento das emoções positivas. Com isso, é mais provável que o indivíduo viva um dia a dia mais saudável e com bons índices de bem-estar tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Com esse conhecimento em mãos, o IBC criou o curso de Psicologia Positiva com 150 horas de pura sabedoria. Os ensinamentos levam o coachee (aprendiz) a entender mais sobre si mesmo com o autoconhecimento; compreender os pontos da psicologia positiva; a evoluir todos os dias com o autodesenvolvimento; a adequar seus sentimentos com a inteligência emocional; como criar e sustentar relacionamentos construtivos; compreender o que são as emoções positivas; enxergar os fatos com a perspectiva positiva; conhecimentos sobre neurociência; identificar seus verdadeiros propósitos e como colocá-los em um plano de ação possível; quais são os hábitos energizadores e como praticá-los; despertar pleno do seu potencial e capacidade; e muito outros temas super interessantes. Essa formação traz conhecimentos super valiosos, não é mesmo?

Conheça mais sobre essas formações e outras que o Instituto Brasileiro de Coaching oferece, navegando no site. Invista na sua educação contínua e na sua evolução pessoal e profissional.

Viu como adquirir sabedoria sobre si mesmo é essencial? O autoconhecimento é talvez a maior das ferramentas pessoais e profissionais, pois ela permite que possamos atingir resultados extraordinários, além de nos tornar verdadeiros líderes, que sabem a hora certa de assumir responsabilidades e, na mesma medida, entendem quando delegar é mais eficiente para sua equipe de trabalho na busca pelo resultado final satisfatório. Invista em autoconhecimento, invista em coaching e faça a sua vida decolar!

Comente o que achou do artigo abaixo.

Copyright: Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010