Mapeamento mental: ajude sua inteligência!

Todos nós buscamos formas para estudarmos e absorver maior quantidade de informações. Para isso procuramos ambientes que nos possibilitem mais concentração e métodos de leitura que nos proporcione maior entendimento dos conteúdos.

Muita luz ou pouca luz, ambiente fechado ou aberto, silêncio ou um pouco de barulho, ler em voz alta ou em pensamento, grifar o texto ou fazer anotações, resumos ou fichamentos. Cada pessoa desenvolve seus próprios métodos para aproveitar da melhor maneira os momentos de estudo.

No ambiente de trabalho não é diferente, estamos em constante aprendizado, e nos encontramos na era da informação. Gerenciar a quantidade de conteúdos que recebemos todos os dias não é fácil, e os momentos de concentração são raros.

Vale lembrar que nosso cérebro necessita estar em constante atividade, aprendendo dia a dia. Para isso os mapas mentais são uma ferramenta de grande importância para aqueles que desejam explorar o potencial máximo do cérebro.

O escritor inglês, Tony Buzan, é o criador dessa metodologia, que visa gerir as informações, conhecimentos, aprendizados e o capital intelectual. Tem como objetivo conduzir os processos de aprendizagem com mais facilidade.

O mapeamento metal pode ser feito em papel com canetas coloridas, ou programas de computador e aplicativos, que já existem. Ele é feito a partir de uma ideia central – um assunto ou projeto – onde você ramificará as ideias secundárias mudando as cores das canetas. O objetivo é organizar o tema central e demais conteúdos relacionados a ele, de uma maneira visual, para facilitar a leitura, absorção e até acessar de maneira rápida o conteúdo como um todo.

Você pode utilizar pequenas ilustrações, como também desenvolver outras maneiras para conseguir maior visualização dos conteúdos.

A princípio poderá parecer confuso, mas você perceberá que ele facilitará a compreensão do assunto como um todo, lhe auxiliando no processo de aprendizagem, de absorção de conteúdo e de desenvolvimento intelectual.

Outra maneira de criar novas formas de estudo e aprendizagem é o Coaching, pois através de aprimoramento de competências e habilidades, o método fará com que você desenvolva maneiras de aprendizado e absorção de conteúdo.

O Coaching permite que tenhamos foco e determinação, quando nos propomos a fazer algo. Nesse sentido auxiliará quanto a novas maneiras de adquirir conhecimento, aprendizado e desenvolver novas formas de trabalho.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010