Como a assertividade pode ser útil no trabalho?

A assertividade é uma postura comportamental que consiste em expor sua opinião de forma clara e objetiva, sem ruídos na comunicação.

A assertividade é uma característica de pessoas que sabem ser firmes e diretas sem sentir ou causar constrangimento, afirmando sua opinião de maneira clara e transparente. Vale lembrar que assumir sua posição com agressividade não é ser assertivo, mas agressivo. Fique atento!

Como ser uma pessoa assertiva?

Ser assertivo significa ser direto sem ser rude, e saber utilizar argumentos sem rispidez e sem enrolar. Assertividade, autenticidade e transparência precisam caminhar juntas, sendo sempre orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.

O primeiro passo para se tornar uma pessoa mais assertiva é elevar sua autoestima, desenvolver sua autoconfiança, praticar a empatia e objetividade. Em geral, pessoas assertivas demonstram credibilidade, autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação, sendo geralmente percebidas como pessoas significativas.

Qual a importância da assertividade?

Para atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo e ágil, é preciso que os profissionais tenham características do comportamento assertivo. Esse comportamento tem a capacidade de estabelecer uma comunicação assertiva dentro da organização, evitando conflitos e ruídos.

Essa habilidade não traz benefícios apenas para a vida profissional: na vida pessoal ela proporciona bem-estar, já que a pessoa tende a se sentir com as rédeas da própria vida. Além disso, a assertividade diminui a necessidade de as pessoas se sentirem aprovadas pelas outras, pois ela estão seguras de seus atos. Dessa forma, a pessoa acaba se tornando mais confiante e com uma autoestima equilibrada.

Assertividade no trabalho

O mercado de trabalho exige que os profissionais tenham um comportamento assertivo, independentemente do cargo que ocupem. Isso porque pessoas assertivas tendem a ser mais concentradas e focadas na tarefa executada e nos resultados almejados.

Mesmo que a assertividade não seja um dos seus dons naturais, saiba que esta é uma habilidade que pode ser aprendida. Se a comunicação não é o seu forte, você não precisa logo de cara se oferecer para fazer uma apresentação importante ou pedir um grande aumento para seu chefe. Comece com coisas mais simples, como cobrar aqueles materiais de escritório que lhe prometeram. Para isso, faça o possível para conversar de forma educada e prática.

Outra forma de desenvolver essa habilidade é se tornando mais confiante a partir de algumas atitudes como:

  • Sorrir para seus colegas de trabalho e fazer contato visual com eles;
  • Caminhar como se estivesse indo a um lugar importante;
  • Vestir-se com autoridade, usando roupas adequadas a seu estilo e personalidade.

E você, é uma pessoa assertiva? Quer saber mais sobre como desenvolver essa habilidade? Com a Formação Professional & Self Coaching você aprende como desenvolver esta e outras habilidades que estão adormecidas em você.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Sashkin / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010