Como entender e aplicar o conceito de eficiência, eficácia e efetividade na minha empresa

Embora normalmente sejam tratadas como sinônimos, eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que se diferem entre si.


 
Apesar de muitas vezes serem tratadas como sinônimos, as palavras eficiência, eficácia e efetividade não significam a mesma coisa, mas estão interligadas. De acordo com o dicionário Aurélio, alguém ou algo eficiente produz o efeito esperado. Já a palavra eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real. Já a efetividade é o que existe realmente.

Então, o processo de uma empresa pode ser desempenhado com eficácia, mesmo sem eficiência. A efetividade, por sua vez, pode ser considerada como a junção dos dois conceitos anteriores. Entenda melhor cada um desses conceitos ao longo do texto!

Baixe aqui meu livro “Leader Coach”, ele vai te ajudar a desenvolver habilidades imprescindíveis para alavancar os resultados da sua empresa.

Conceito de eficiência, eficácia e efetividade

Entenda melhor o que essas três palavras significam dentro do ambiente corporativo. Confira:

Eficiência

A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.

A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos.

Por exemplo, quando uma área entrega o que é solicitado com qualidade, dentro do prazo e sem gastar todo o orçamento. Se o projeto custava R$ 1000, o time faz o possível para entregar a atividade com um orçamento de R$ 800. Geralmente, a eficiência é solicitada pelas áreas financeiras da empresa que sempre estão em busca de economia e melhor gerenciamento do dinheiro.

Eficácia

O conceito de eficácia diz respeito à capacidade de fazer o que deve ser feito, cumprir metas, alcançar objetivos, ter foco, concentrar energia na realização de algo, obedecer prazos e entregar resultados.

Em outras palavras, a eficiência está relacionada à maneira como a atividade é realizada, enquanto a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e o resultado alcançado, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. Uma equipe eficaz é aquela que além de realizar seus processos de maneira correta, mas também foca nos resultados e explora todo o potencial disponível.

Ao contrário do exemplo acima, o time eficiência gasta todo o budget. O grupo acredita e se esforça para entregar o melhor trabalho possível com todo o dinheiro que foi disponibilizado.

Efetividade

Agora falta a efetividade! O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Para que uma equipe seja efetiva, ela depende de algumas características, tais como:

  • Proatividade: esse é o ato de melhorar resultados mesmo sem solicitação ou até de estudar para prever e solucionar problemas futuros.

 

  • Comunicação holística: as terapias fora do convencional.

 

  • Sinergia: em um ambiente profissional isso acontece quando os membros da equipe conhecem e confiam no trabalho um do outro.

 

  • Busca pela melhoria contínua: o esforço diário leva ao progresso a curto, médio e longo prazo. Por isso, é essencial que a gestão e os líderes trabalhem com treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

  • Relacionamento interpessoal: essa construção é feita no dia a dia entre os colegas de trabalho. É uma forma de melhorar o convívio e também aumentar a rede de contatos.

 

  • Senso de responsabilidade: toda empresa espera que os funcionários vistam a camisa e se dediquem ao máximo para entregar os melhores resultados. É como se todos fossem um pouquinho donos.

 

  • Alinhamento de ideias: esse processo é ideal principalmente ao começar um projeto novo. É importante que todos os envolvidos sejam ouvidos e que eles tenham claro entendimento do que é para fazer. Quando a atividade já foi entregue ou está em andamento, esse alinhamento também se faz necessário para que todos compreendam o que está sendo solicitado, discutam se é preciso mudar e trabalhem juntos para realizar as melhorias ou alterações.

 

  • Liderança: todas as características acima fazem parte de uma liderança de sucesso. Além disso, um líder tem empatia, inteligência emocional, criatividade e pratica o autoconhecimento.

 

Uma área que é eficiente e eficaz ao mesmo tempo, já produz com efetividade. Seu trabalho será resultado de muito esforço, um produto ou serviço de qualidade e um bom gerenciamento da verba.

Investimento com bons resultados

Um funcionário que tem eficiência, eficácia e efetividade não é fácil de encontrar. É possível que existam poucos que nasceram com as três características e as desenvolvam muito bem. Porém é mais do que possível investir em coaching para que um colaborador evolua para obter as três virtudes.

O método irá empoderar o cliente de modo que seus pontos fortes se tornem ainda mais significativos. Além disso, irá contribuir para que os pontos fracos, ou seja, as características sabotadoras, fiquem mais bem controladas.

Uma empresa que investe em coaching para funcionários com potencial de progredir estará investimento nela mesma. É uma maneira de capacitar uma pessoa que pode se tornar um futuro talento. Ela trará melhores ideias e formas de solucionar produtos. Basta olhar os resultados a médio e longo prazo para perceber como é importante aplicar recursos no desenvolvimento humano.

Como alcançar o melhor de uma equipe

Agora que você já sabe cada um dos conceitos, é possível entender que uma empresa pode atingir um desses conceitos sem necessariamente ter alcançado o outro. Porém, uma organização é capaz de produzir e entregar resultados de excelência é justamente aquela que aplica os três conceitos corretamente em seus processos.

Nesse sentido, uma gestão ou liderança eficiente, eficaz e efetiva, é aquela que consegue administrar e produzir bons resultados, sem que isso demande muito tempo, custos e recursos. Para que isso seja possível, é necessário que a equipe de trabalho desenvolva um planejamento e gerencie os recursos da empresa da melhor maneira possível.

Baixe aqui meu livro “Leader Coach”, ele vai te ajudar a desenvolver habilidades imprescindíveis para alavancar os resultados da sua empresa.

No final, os funcionários, a empresa e os clientes finais irão sair vencendo. Os colaboradores terão passado por um processo de capacitação e reconhecimento das suas habilidades, a empresa terá empregados que irão vestir a camisa e fazer de tudo por resultados melhores e os clientes finais terão um produto com mais qualidade ainda.

Você conhecia o conceito de eficiência, eficácia e efetividade? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Palto / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010