Como funciona e o que é a energia organizacional

Energia organizacional é o alimento que permite o bom funcionamento de grandes instituições. É a força que dita o ritmo do trabalho, a intensidade com que uma equipe mobiliza seu potencial comportamental, emocional e cognitivo para atingir metas.

Fonte da vitalidade ou da destruição de uma organização, a energia organizacional é reflexo dos esforços dos líderes da empresa. Esses esforços são imprescindíveis para os processos de melhoria de uma organização. Isso porque os líderes são capazes de canalizar a energia de forma positiva ou negativa, resolvendo ou intensificando os problemas institucionais.

É importante entender que as energias influenciam umas às outras: a energia organizacional influencia na energia individual dos colaboradores, assim como a energia individual deles influencia na energia da organização como um todo.

A energia organizacional, portanto, impacta diretamente na performance de uma empresa e dos colaboradores individualmente. O departamento de RH tem a função de monitorar esta energia, mantendo-a em equilíbrio.

Quatro zonas de energia no trabalho

Zona de sobrevivência

Quando se sente impotente, ameaçado ou incomodado de alguma maneira, o indivíduo se recolhe na zona de sobrevivência. Essa zona é rodeada por sentimentos como medo e frustração.

Zona de Burnout

Quando se sente desestimulado, acha que não tem mais para onde ir, está exausto e deprimido, o indivíduo encontra-se na zona de burnout, um lugar que ninguém jamais quer ir.

Zona de performance

Quando está confiante e pode oferecer o máximo de si mesmo, tanto física quanto psicologicamente, a pessoa está no melhor de sua performance.

Zona de recuperação

Todas as pessoas precisam recuperar as forças e recarregar as baterias. A zona de recuperação é o local neutro para onde o indivíduo vai quando sente a necessidade de se recompor. Essa zona está ligada aos momentos de descanso que acontecem fora do ambiente de trabalho, mas que influenciam na boa execução dele.

O ideal para as empresas é que os colaboradores passem apenas da zona de performance para a zona de recuperação. No entanto, todos passam sobre as outras zonas em algum momento. Nesse sentido, cabe aos líderes e gestores de RH monitorar as zonas e tentar propiciar o melhor ambiente para que os colaboradores entrem, o mais rápido possível, na zona de recuperação novamente.

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Imagem: Bloomua / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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