Como funciona o vínculo empregatício?

O vínculo empregatício é um acordo estabelecido entre empregador e funcionário que presta serviço à empresa.

O vínculo empregatício é caracterizado pela prestação de serviço de um profissional a uma empresa, estabelecendo uma conexão que independe de burocracias. Seja de maneira permanente ou temporária, qualquer pessoa que exerce funções previamente combinadas com uma organização já possui um vínculo empregatício com ela.

[php_everywhere instance=”2″]

Para a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), uma pessoa tem vínculo empregatício quando ela presta um serviço de natureza não eventual a um empregador, em um local que esteja sob dependência dele e mediante a um salário pré-estabelecido.

É importante que o empregador siga todas as leis trabalhistas para que não haja funcionários levando a empresa aos tribunais. Tudo o que precisa ser feito é: respeitar os direitos dos funcionários e fazer os devidos pagamentos.

Existem alguns elementos que constituem o vínculo empregatício. São eles: a pessoalidade, a frequência, a subordinação e a onerosidade. Entenda cada um deles a seguir:

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

  • Pessoalidade: somente a pessoa contratada poderá realizar o trabalho;
  • Frequência: a pessoa que realizará o trabalho deve ser assídua, exercendo sua função conforme o combinado;
  • Subordinação: o empregado deve estar sempre à disposição do seu líder;
  • Onerosidade: é a forma de pagamento pelo serviço prestado, ou seja: o salário.

Para as empresas que contratam empregados autônomos, vale a pena ficar atento para evitar que os contratados como pessoa jurídica não procurem a justiça para exigir seus direitos trabalhistas.

A empresa em que você trabalha reconhece os seus vínculos empregatícios? Conte suas experiências no espaço abaixo.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: diogoppr / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010