O comodismo é descrito no dicionário como o comportamento de uma pessoa que coloca sua comodidade como prioridade. Com isso, ela deixa de realizar coisas que demandam esforço, prejudicando o próprio desenvolvimento e seus relacionamentos. Afinal, as conexões humanas são feitas de compartilhamento e quando apenas um lado se doa a balança entra em desequilíbrio.
Continue lendo para saber mais a respeito do que é comodismo e quais são as suas consequências.
O que é comodismo?
Como mencionado, comodismo é o ato de colocar a própria comodidade à frente de qualquer coisa. Sendo assim, uma pessoa comodista dificilmente será alguém do tipo que arregaça as mangas e vai em busca dos seus objetivos. Ela sempre irá buscar as formas mais fáceis de realizar as coisas, o que sabemos que trará sempre resultados medianos.
No trabalho, indivíduos com esse comportamento fazem apenas o que pedem a eles. Não há iniciativa e nem proatividade, apenas o cumprimento de ordens da forma mais simples e básica possível. Com isso, ele permanece sempre em sua zona de conforto, fugindo de desafios e, consequentemente, do crescimento.
Em se tratando de relacionamentos, o que inclui tanto os familiares, amorosos, de amizade e profissionais, a situação fica um tanto quanto complicada. Relações humanas precisam de troca para serem construídas, é assim que elas se fortalecem. Quando apenas um lado contribui, em algum momento ele irá se cansar, pois não recebeu qualquer retorno.
[php_everywhere instance=”2″]
7 Sinais do comodismo e suas consequências
Se está em dúvida em relação ao comodismo, se ele faz parte ou não da sua vida, leia com atenção cada um dos tópicos a seguir. Iremos descrever os principais sinais do comodismo e o efeito que eles geram, acompanhe!
1. Os dias se repetem e não têm emoção
Não há problema algum em ter uma rotina tranquila e organizada, entretanto, é preciso se atentar se as coisas não estão ficando cômodas demais. O excesso de calmaria pode significar uma vida sem riscos e, como consequência, sem desenvolvimento. Comece a observar os seus dias e conseguirá tirar suas conclusões.
2. Você não aprende nada de novo
Quando não há riscos, também não há aprendizado. Quando foi a última vez que aprendeu algo novo que foi realmente significativo? Encontrar essa resposta irá te ajudar a entender se sua vida anda cômoda demais.
3. Sua vida não tem desafios
Você costuma se desafiar ou aceitar os desafios que outras pessoas ou a vida te apresentam? Saiba que é através deles que o crescimento acontece, pois essas situações nos forçam a irmos além do que estamos acostumados.
Imagine um atleta de corrida que está acostumado a correr 10 quilômetros em determinado período de tempo. Se ele não se desafiar, nunca saberá que poderia conseguir fazer 12, 15 ou até 20 quilômetro no mesmo tempo. É encarando desafios que podemos descobrir todo o nosso potencial.
4. Você recusa a mudança
A única coisa que nunca muda é que tudo muda, essa é uma grande verdade da vida. Uma pessoa que recusa a mudança está negando a natureza das coisas, abrindo mão de explorar o novo, aprender com ele e se desenvolver. Se costuma ser resistente à transformação, talvez seja porque esteja se deixando levar pelo comodismo.
5. Há uma sensação de estagnação
Embora esse lugar de acomodação seja chamado de “zona de conforto”, é importante destacar que de confortável ele não tem nada. Mesmo que não exija qualquer tipo de esforço, é um comportamento que traz uma sensação de estagnação, que pode se tornar desconfortável com o tempo.
6. Você não tem ambições
Muitas vezes, a palavra ambição é utilizada em um contexto negativo, mas ela pode, sim, representar algo de bom, como o desejo de evoluir e alçar voos mais altos. Se você não tem qualquer tipo de ambição, nem relacionada à carreira, à vida pessoal ou outras áreas, talvez esteja vivendo uma situação de comodismo.
7. Sente que não está se desenvolvendo
Por fim, mais um sinal de estar acomodado é sentir que não está se desenvolvendo. Se você olha para a sua vida profissional e pessoal e não vê crescimento ao longo dos últimos anos, talvez seja hora de entender o motivo que está levando a isso.
Dicas para sair do comodismo e se desenvolver
Se você chegou à conclusão de que o comodismo realmente está tomando conta da sua vida e deseja mudar isso, comece colocando as dicas a seguir em prática. Assim, irá se acostumando pouco a pouca a aceitar desafios e abraçar o crescimento que vem com as mudanças.
1. Aceite a realidade atual
Para sair do comodismo é preciso, antes, aceitar a realidade atual, somente assim terá motivação para seguir adiante. Portanto, não fique se culpando e se julgando, porque isso não te levará a parte alguma. Entenda que viveu dessa forma até aqui e que agora decidiu mudar.
2. Liste as áreas da vida que deseja mudar e planeje-se para isso
Para organizar as ideias, faça uma lista com todas as suas insatisfações. Assim, poderá se planejar para mudar seu comportamento e alcançar os resultados desejados. Apenas tome cuidado para não querer promover mudanças drásticas demais ao mesmo tempo, seja paciente.
3. Comece a se desafiar
Se a ideia é sair do comodismo, comece a se desafiar nas pequenas coisas. Se antes costumava recusar convites para ir a lugares com poucas pessoas conhecidas, por exemplo, experimente aceitar. Vá, conheça gente nova, se permita fazer o que antes abria mão para não arriscar.
4. Liberte-se do medo de errar
Um dos grandes motivos que leva as pessoas a se acomodarem é o medo de errar. Por isso, elas permanecem tanto tempo fazendo sempre as mesmas coisas. Dessa maneira, é fundamental que se liberte dele e aceite que a falha é natural e faz parte do processo de desenvolvimento.
5. Sinta a satisfação de superar um desafio
Conforme for se permitindo superar pequenos desafios, irá experimentar a satisfação de se sentir capaz. Assim, isso fará com que se sinta estimulado cada vez mais a seguir adiante, sem medo de falhar, apenas com o desejo de se transformar na sua melhor versão.
Viu só como o comodismo é prejudicial e que é possível se libertar dele? Dê esse passo e amanhã se sentirá grato por ter tomado essa atitude hoje.
Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo com pessoas que estejam precisando dessas palavras!
Imagem: Por PHOTOCREO Michal Bednarek
[php_everywhere instance=”1″]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.