Dicas para um melhor gerenciamento de tempo

homem gerenciamento de tempo

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No contexto atual, em que a maioria das pessoas tem muitas tarefas e prazos curtos para cumpri-las, a administração do tempo se tornou uma prioridade para quem quer alcançar o sucesso. Muitos empreendedores tentam resolver o maior número de obrigações durante o expediente e muitas vezes acabam não realizando todas as atividades de modo eficaz, o que gera retrabalho. Além disso, esse hábito não é favorável, pois resulta em sobrecarga e estresse.

O gerenciamento do tempo é a ferramenta ideal para estabelecer uma rotina na qual todas as tarefas sejam realizadas com excelência dentro dos períodos determinados. Isso evita a exaustão física e mental, a má alimentação e a falta de criatividade. Esse desafio, porém, pode ser mais difícil do que se imagina. Para fazer um ótimo trabalho e aumentar a produtividade, algumas dicas são bastante valiosas. Veja:

Não deixe as tarefas para última hora

O costume de deixar para realizar os afazeres quando o tempo já está se esgotando é comum e muito prejudicial para o rendimento, já que possivelmente o trabalho não terá tanta qualidade como quando é feito com calma.

Trabalhe em equipe

Se você tiver dificuldade para estipular o prazo sozinho, reúna sua equipe de trabalho e liste as prioridades. Quando mais de uma pessoa está comprometida com as atividades, é mais fácil lidar com o tempo, pois um colega ajuda o outro.

Delegue

Pessoas que têm a própria empresa costumam centralizar muitas obrigações por não conhecer o potencial de seus funcionários. Assim, é imprescindível descobrir os pontos fortes de cada colaborador e delegar o serviço. Isso otimiza a realização das tarefas e estimula a equipe.

Organize sua mesa e seu computador

Procurar documentos, relatórios, planilhas e apresentações pode tomar bastante tempo de trabalho. Para melhorar sua produtividade, mantenha todo o material de escritório no seu devido lugar, use divisórias para documentos e faça uma organização eficiente e prática das pastas no computador.

Gerenciar tempo no trabalho

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Descanse

O corpo e a mente passam a trabalhar de forma mais lenta quando estão cansados. Para ampliar seu rendimento e gerenciar sua rotina de modo eficaz, é essencial ter uma boa noite de sono e fazer pequenos intervalos durante o expediente para relaxar a cabeça. Uma mente descansada produz em menos tempo e com mais qualidade.

Liste suas atividades

Antes de tudo, comece listando todas as suas atividades diárias, assim ficará mais fácil obter um panorama geral de todas as demandas e saber o que cumprir primeiro. Estipule também prazos para que cada tarefa seja terminada.

Hoje temos alguns aplicativos de smartphones e tablets, que nos auxiliam nessa organização, sendo cronometrando tempo de atividades, aviso de compromissos e até alarme como lembrete para dormir.

Tríade do Tempo

A tríade do tempo é uma eficiente ferramenta do Coaching, ideal para que você aprenda a gerenciar seu tempo da melhor forma. Para isso separe todas as tarefas por ordem de prioridade: importantes – todas as atividades relevantes, necessárias e que trazem resultados a curto, médio ou longo prazo; urgentes – atividades em cima da hora ou fora do prazo estabelecido; circunstanciais – atividades desnecessárias ou circunstanciais.

Tenha disciplina e comprometimento

Não adianta utilizar agendas, aplicativos ou qualquer tipo de organizador se você não tiver disciplina e comprometimento com o cumprimento de seus compromissos e horários.

Seguir o que for planejado é extremamente importante para o alcance do êxito no gerenciamento do seu tempo.

Tenha foco

Outra importante dica para saber gerenciar o tempo é ter foco no que é realmente importante, para isso, evite perder muito tempo com distrações fora de hora como telefonemas pessoais, redes sociais, conversas entre outras coisas.

Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõem diariamente? Consegue conciliar vida pessoal e profissional sem que nenhuma delas fique prejudicada?

Com a correria do dia a dia, diversas demandas e atividades a cumprir, tem sido cada vez mais difícil conseguir gerenciar o tempo da melhor forma. Se você enfrenta essa dificuldade, aproveite e siga nossas dicas valiosas .

Seguindo essas dicas corretamente, você evitará imprevistos e estresse no dia a dia. Ao adotar esses hábitos, será mais fácil respeitar os prazos, trabalhar com disposição e tranquilidade, aumentar a produtividade e melhorar sua qualidade de vida.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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