Filantropia – Qual o significado desse conceito e qual a importância

Filantropia – Qual o significado desse conceito e qual a sua importância para o desenvolvimento social. Acompanhe-me nesta leitura.

O ser humano é um ser social capaz de se colocar no lugar do outro e realizar atos de plena generosidade com o único objetivo de ajudar o seu semelhante. A existência de pessoas com essas qualidades bem desenvolvidas contribui para que o mundo seja um lugar melhor e mais seguro para se viver.

Ações empáticas e generosas são o que guiam o conceito de filantropia, a base para a geração de uma sociedade mais justa e com melhores perspectivas para os menos favorecidos. Entender o conceito de filantropia e a sua importância é essencial para ser uma pessoa melhor e mais completa.

[php_everywhere instance=”2″]

Qual o significado de filantropia?

De acordo com definições de dicionário, a filantropia consiste em amor à humanidade e elevada generosidade para com seus semelhantes. Ambas as conceituações se baseiam em sentimentos e não em ações práticas, logo, fica evidente que a filantropia tem relação com um propósito de amor acima de qualquer coisa.

Trazendo para um contexto mais prático, a filantropia é bastante associada à ideia de pessoas e organizações que realizam trabalhos focados na melhoria das condições de vida e bem-estar de outras pessoas. Os filantropos dedicam tempo e recursos para que realidades menos favorecidas possam ser alteradas, produzindo um pouco mais de equilíbrio social.

As organizações e indivíduos filantropos realizam suas ações tendo como base o grande amor que nutrem pela humanidade. O objetivo é melhorar a vida de outras pessoas, simplesmente por amá-las. A filantropia tem se mostrado uma grande aliada pela busca de maior justiça social.

Qual a importância da filantropia?

Em um mundo com tanta desigualdade, é essencial que haja práticas filantrópicas sendo realizadas em diferentes escalas e lugares. Pessoas que incluem a filantropia em suas vidas, tornam-se o combustível para a construção de um mundo mais seguro para todos.

O bem gerado por uma ação filantrópica é capaz de dar início a um círculo virtuoso de ações positivas para tornar a sociedade mais receptiva e alinhada com as necessidades dos menos favorecidos. A atitude de ajudar o próximo, por si só, já oferece um grande benefício para o filantropo, quanto mais se faz pelos outros melhor a pessoa se sente com ela mesma, pois essas ações fortalecem seu senso de utilidade.

Para as pessoas que se encontram em uma situação de privação de alimentos, de moradia, acesso à saúde, entre outras questões, a filantropia é fundamental para ajudá-las a se encaminharem para uma vida melhor. Muitas vezes, um ato de altruísmo que para você pode parecer pequeno, pode ser a peça que faltava para mudar a vida de outra pessoa.

Filantropia: uma possibilidade para todos

O conceito de filantropia é bastante associado a vultuosas doações financeiras feitas por bilionários – algo que realmente ajuda a melhorar a vida de milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade no mundo – mas, não se restringe a essas ações. Pessoas da chamada classe média e classe média alta também contribuem para ações filantrópicas.

Independentemente da diferença de volume financeiro doado, é essencial reconhecer a importância da expansão da filantropia por diferentes classes sociais. Além das doações financeiras, há outras formas de desenvolver trabalhos filantrópicos, como ajudar na distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua, organização de movimentos de doação de produtos de higiene, divulgação de campanhas relevantes, entre outros.

Quando se trata de desenvolver ações para melhorar a vida das pessoas, é interessante mencionar as contribuições que empresas podem dar. Companhias de diferentes setores podem contribuir para o desenvolvimento de projetos sociais variados, assim como dar início a boas ações que se espalham pela sociedade como um todo.

O que é filantropia corporativa?

A filantropia corporativa é aquela realizada por empresas, baseando-se no conceito de amor à humanidade, que leva a ações altruístas para melhorar a vida de pessoas menos favorecidas. Embora seja vista quase que majoritariamente como doação financeira, pode também se referir a dedicação do seu tempo para ajudar a quem precisa.

Quando as empresas se dedicam à realização de causas direcionadas para o bem-estar da comunidade, estão realizando o que se entende como filantropia corporativa. Essas ações podem ter a forma de doações financeiras, mas também podem se configurar em programas que aproximam os colaboradores das causas comunitárias do entorno da sede da companhia ou prestação de algum auxílio para pessoas vulneráveis que residam na comunidade.

Filantropia corporativa é diferente de responsabilidade social

É bastante comum a confusão entre os conceitos de filantropia corporativa e responsabilidade social dentro das empresas, no entanto, é essencial conhecer a diferença entre eles. O ponto central está no fato de que a filantropia corporativa é impulsionada por forte senso moral, sem que haja planejamento ou mensuração de resultados, enquanto a responsabilidade social foca em ações práticas e com potencial de mensuração de resultados.

As ações de responsabilidade social podem ser destinadas a áreas como educação e melhor distribuição de renda, o que impacta na qualidade de vida. Outro ponto diferencial entre os dois conceitos está no fato de que a filantropia oferece auxílio imediato, enquanto a responsabilidade social desenvolve um planejamento com foco em resultados em médio e longo prazo.

Benefícios da filantropia corporativa

A filantropia – seja realizada na esfera pessoal ou corporativa – tem como grande benefício a sensação de realização do bem que deixa. No entanto, sob o viés corporativo, pode oferecer outros benefícios bastante interessantes, como um acompanhamento midiático que impacta positivamente na imagem da organização.

Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ajudem a tornar o mundo mais justo e direcionem parte de seus lucros e recursos para mudar a vida de quem mais precisa. Estrategicamente, é bastante interessante aliar os valores da companhia com ações de cunho filantrópico, pois ajuda a despertar nos colaboradores uma sensação de estar contribuindo para esse bem maior.

Incentivar ações como voluntariado dentro da empresa contribui para o reforço do sentimento de equipe entre os colaboradores, assim como para um maior engajamento em suas atividades. Fazer o bem para o semelhante tem um poder renovador e de incentivo que não se encontra em outras ações.

Filantropia é um conceito que deve fazer parte da vida de todo mundo em algum grau. Já faz parte da sua? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais para inspirar mais pessoas a ajudarem quem precisa.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010