O que caracteriza uma pessoa intensa

Pessoa Intensa

Conheça as principais Características de uma pessoa intensa

 

Você se considera uma pessoa intensa? Antes de responder a essa pergunta, leia este artigo para entender melhor o que essa intensidade significa.

Entendendo o significado

De acordo com o dicionário, a palavra intensidade remete a força e veemência. Quando você lê essas palavras, sabe que elas trazem consigo uma potência que demonstra profundidade. Então, uma pessoa intensa irá viver a maior parte das situações da vida com uma energia calorosa. Isso vale tanto para situações profissionais quanto pessoais.

Não é difícil encontrar pessoas intensas ao longo da vida, porém, pode ser mais complicado conviver com elas. Esse grau de intensidade tem suas vantagens e desvantagens, cabendo ao indivíduo extrair o que há de melhor nos traços dominantes de sua personalidade.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

As 7 características de uma pessoa intensa

Quer saber se você já encontrou ou vive com alguém assim? Então, veja quais são as principais características de uma pessoa intensa:

  1. Sentimentos à flor da pele

A banda brasileira Los Hermanos tem uma música, chamada Sentimental, em que há a pergunta: “Quem é mais sentimental que eu?”. Com certeza, a pessoa intensa vai dizer que não há ninguém mais sentimental do que ela mesma. Os momentos de alegria serão de alegria extrema. Os momentos de tristeza serão de tristeza extrema. São pessoas que sentem com profundidade e não têm medo ou vergonha de expressar suas emoções.

É justamente na hora de viver tudo isso que os picos de intensidade podem se tornar perigosos. A euforia ou a depressão podem ser armas perigosas para que o indivíduo possa enxergar os cenários com clareza e formar uma opinião baseada no bom-senso.

  1. Sinceridade

O indivíduo intenso dificilmente vai mentir para te agradar ou amenizar os efeitos do que diz. Assim como ele é sincero em relação a tudo, espera o mesmo de quem convive com ele. Lembre-se de que nem sempre a verdade é o caminho mais fácil, porém é o correto.

No entanto, não é porque alguém é sincero que será obrigatoriamente inconveniente. Às vezes, a pessoa só não faz muitos rodeios ao dizer o que pensa, mas isso não necessariamente será uma ofensa.

  1. Dedicação constante

Manter o foco para alcançar a meta é uma das principais características de alguém que é intenso. Quando essa pessoa estabelece um objetivo, faz de tudo para consegui-lo. A desistência pode até vir, mas é só depois de muita dedicação e esforço. E não há quem tire a conquista de algo alcançado após muitas batalhas, internas e externas.

As pessoas intensas não gostam de “empurrar com a barriga”. Ou fazem algo bem-feito ou preferem dedicar-se a outra coisa. Não gostam do que é “morno” ou “mais ou menos”. Ou é sim ou é não. Sem meio-termo.

  1. Relacionamentos apaixonantes

Quem mantém algum tipo de relacionamento com uma pessoa intensa sabe bem como todos os dias são profundos. Sejam as discussões banais ou as mais sérias, todas merecem uma conversa e todas devem ter uma solução. Caso mal resolvido? Saí pra lá! A pessoa intensa segue em profundidade até resolver os conflitos.

O lado bom é que as demonstrações de carinho e afeto também aparecerão com essa mesma intensidade. Palavras, mensagens e gestos de amor revelam um coração intensamente apaixonado. Só esteja pronto para retribuir à altura.

  1. Preocupação excessiva

O sentimento de que tudo o que acontece ao mesmo tempo merece 100% da atenção é bem comum em uma pessoa intensa. Dependendo do caso, esse tipo de gerenciamento pode até ser considerado como centralizador. A pessoa intensa pode ter dificuldade em pedir para outras pessoas fazerem algo, pois pode sentir-se dominada pela ansiedade até resolver as coisas sozinha.

Esse tipo de atitude pode causar problemas de relacionamento. Por isso, quem tem esse perfil de mais intensidade precisa controlar sua ansiedade, aprender a confiar nos outros e entender quem nem tudo está sob seu controle.

  1. Discursos profundos

Repare bem no discurso de quem tem é intenso. Ele é profundo, cheio de referências e com muita sentimentalidade. A pessoa que é intensa procura colocar essa intensidade em cada palavra que diz ou que escreve.  Como disse a escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977): “Quero que tudo seja intenso, exagerado e louco. Porque só assim fico satisfeita!”. E muita gente pensa da mesma maneira.

  1. Procura por significados

Uma pessoa intensa não gosta muito de conversas superficiais, filmes “água com açúcar” e momentos de tédio. Ela procura dar um significado a cada momento que vive e, por isso, prefere a companhia das pessoas com as quais surgem as conversas mais profundas e experiências mais memoráveis.

É o tipo de pessoa que prefere sair, ver o mundo, conhecer novos lugares, explorar diferentes culturas, experimentar novas sensações, em vez de ficar em casa de papo para o ar. Um indivíduo intenso pode entediar-se com facilidade e, por isso, está sempre planejando novos passeios, viagens e atividades. Contudo, não pode ser qualquer programa, precisa ser algo com valor e significado. Nada de “passear por passear”, sem roteiro.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Sendo intenso no ambiente profissional

Não há problema em ser uma pessoa intensa, porém, é preciso lembrar que nem todo mundo é assim também. Essas diferenças de personalidade são bem significativas no local de trabalho, por isso, é essencial que todos os colaboradores saibam conviver de maneira saudável e coletivamente, com respeito às características do outro.

As pessoas mais intensas trazem consigo um protagonismo natural, mas o trabalho em equipe deve ser priorizado, afinal de contas, uma empresa é feita por times. Assim, todos devem respeitar o espaço uns dos outros.

Como o coaching pode ajudar as pessoas intensas?

Se você é uma pessoa intensa e está tendo problemas para gerenciar seus sentimentos no ambiente corporativo, é hora de repensar suas atitudes. Nada mais chato do que ter que trabalhar com alguém que não sabe lidar ou respeitar as diferenças, não é mesmo?

Para lhe ajudar a trilhar esse caminho, existe o coaching, uma poderosa ferramenta capaz de alterar e transformar a vida de alguém de maneira positiva. Ele não mudará a sua personalidade nem roubará a sua identidade, apenas te auxiliará a canalizar as suas forças pessoais para algo mais produtivo.

Entre os muitos benefícios do coaching está o aprendizado da inteligência emocional, que nada mais é do que o gerenciamento de sentimentos em qualquer âmbito da vida. Imagine como é vantajoso conseguir administrar suas ações e reações em um cenário de pressão profissional. Assim, o coaching possui técnicas e métodos comprovados para te ajudar a dar conta de suas obrigações sem tensão emocional e sem “invadir” o espaço de seus colegas.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) ensina sobre:

  • inteligência emocional;
  • autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • crenças limitadoras e como acabar com elas;
  • processos de identidade;
  • princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva;
  • melhores práticas relacionadas à liderança;
  • e muitos outros tópicos essenciais para o seu progresso profissional e pessoal.

Cada uma dessas fontes de conhecimento oferece ferramentas edificantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao ler este artigo, você pode ter se identificado como uma pessoa intensa, ou ter percebido essa intensidade em alguém que convive com você. O coaching te ajudará, certamente, a lidar melhor consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais se você gostou!

Copyright: 788943505 – https://www.shutterstock.com/pt/g/simonapilollatnf

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010