Processo Criativo: entendendo o conceito e a importância de seu desenvolvimento

Criatividade A criatividade faz parte da vida do ser humano

 

A criatividade está presente na vida de qualquer pessoa. Seja no trabalho, para fazer o filho dormir ou no roteiro de uma viagem, toda tarefa exercida no dia-a-dia precisa de certa dose de criatividade, para que tenha ainda mais eficiência e alcance os resultados que esperamos. Tal habilidade tem sido cada vez mais essencial para o bom andamento dos processos ao redor do mundo, para o avanço tecnológico, para que possamos adquirir melhor qualidade de vida e continuarmos evoluindo constantemente.

Por estes e muitos outros motivos a criatividade, ao lado de inovação, tem sido uma das habilidades e características mais valorizadas pelas empresas, mas não só no ambiente organizacional, como em todos os aspectos de nossa existência, como eu disse acima. 

Diante disso, sabendo de sua importância para a construção de um mundo e de relações de trabalho cada vez melhores, no artigo de hoje vou abordar o tema relacionado a processos criativos e sua necessidade para o desenvolvimento pleno do ser humano e das empresas. 

Acompanhe-me nesta leitura e entenda um pouco mais sobre o que estou falando.

O que é criatividade?

Mas afinal, o que é a criatividade? Ela nada mais é do que a capacidade do ser humano de construir e/ou produzir algo inédito e original, com um objetivo em vista. Ela é proveniente da busca por uma solução inovadora. Nesse sentido, uma pessoa criativa é aquela que, além de se importar com o interesse do próximo, também é curiosa, corajosa e não pensa apenas de forma convencional.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Contudo, nem sempre colocar a criatividade em prática é uma tarefa fácil. É necessário que o indivíduo encontre uma atividade que desperte sua curiosidade, para que assim, a ela surja e flua com mais facilidade. Outro ponto importante, é estruturar a tarefa, pois dessa forma a pessoa consegue ter insights criativos com mais agilidade.

Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeja suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para o restante da sociedade.

Entendendo o conceito de processo criativo e sua importância para todos nós

Quando falamos em criatividade todos pensam que se trata de algo que surge facilmente para determinadas pessoas, que acabam sendo vistas como mais criativas e mais solucionadoras de problemas que as demais. 

Isso pode até ser verdade, no entanto, até mesmo estas pessoas, que têm a sua criatividade mais aflorada, contam com um roteiro e realizam alguns processos, que lhes ajudam a deixar as ideias cada vez mais frescas em suas mentes e assim encontrarem soluções verdadeiramente criativas para lidar com as situações mais desafiadoras de seu dia a dia.

Neste sentido, o processo criativo se configura como um passo a passo que algumas pessoas seguem e que todos nós podemos elaborar o nosso próprio e segui-lo, com o objetivo de estimular a criatividade em nossa mente e aplicá-la nos mais diversos âmbitos da vida. 

Trata-se de algo verdadeiramente importante para a nossa existência e desenvolvimento, pois nos permite sair sempre a frente, uma vez que, com a implementação de hábitos, que podem ser praticados diariamente, a nossa criatividade passa a ser despertada e, assim, conseguimos lidar com muito mais habilidade com os desafios rotineiros que a vida nos impõe. 

Ações que resultam no processo criativo

Existem três ações que ao serem colocadas em prática, resultam no processo criativo, são elas:

  • Atenção: refere-se ao momento em que a pessoa enxerga um problema ou uma oportunidade;
  • Fuga: o indivíduo deixa de pensar apenas na realidade presente e abre a mente para novas conexões;
  • Movimento: a pessoa explora sua imaginação, gera novas ideias e faz conexões inéditas.

Se observarmos bem, estas três ações acontecem com frequência em nosso dia a dia, quando nos deparamos com um problema e ficamos refletindo sobre ele constantemente; quando paramos de pensar um pouco nele e acabamos encontrando uma solução para este desafio, expandindo a nossa consciência e pensando em outras coisas; ou quando estamos movimentando o nosso corpo, realizando uma atividade física, por exemplo, e a nossa mente se sente estimulada com isso e acaba encontrando as soluções que tanto buscávamos para lidar com as situações problemáticas que nos incomodavam. 

Tendo maior consciência sobre tudo isso, as chances de que você desenvolva um processo criativo, que verdadeiramente lhe ajude a despertar a sua criatividade constantemente, aumentam de forma significativa, já que, ao se deparar com um problema, você colocará em prática uma destas ações e terá maior probabilidade de encontrar uma solução criativa para ele, com muito mais rapidez que os demais. 

Como estimular a criatividade através do processo criativo

Conforme tivemos a oportunidade de acompanhar até aqui, o processo criativo se dá através da prática de hábitos diários, que nos ajudam a estimular a nossa criatividade, nos tornando cada vez mais inovadores e vencedores de obstáculos e desafios. 

Assim, para que você entenda um pouco mais sobre quais hábitos estamos falando, aqui vão algumas das formas que você pode utilizar para trabalhar a criatividade em sua mente. Continue a leitura e confira:

 

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

  • Leia mais e leia de tudo: a leitura é algo capaz de expandir nossos horizontes, uma vez que sempre nos apresenta novas realidades. Neste sentido, ler mais e ler de tudo, ou seja, livros, jornais, revistas, artigos na internet, entre diversos outros materiais, vai te ajudar no despertar da sua criatividade;
  • Faça algo novo todos os dias: nem que seja uma nova rota para o trabalho, assistir a programas e vídeos que nunca assistiu, realizar atividades que sempre teve vontade, mas nunca teve coragem, enfim, independentemente da ação, o importante é que você invista na realização de algo novo diariamente, pois assim a sua mente trabalhará sempre com novas realidades e encontrará cada vez mais soluções criativas para os desafios que surgirem; 
  • Realizar brainstorms: atividade individual ou em grupo para explorar, através de pensamentos e experiências, o maior número de ideias possíveis;
  • Ir a centros criativos: onde pessoas com interesses e objetivos em comum trocam ideias e trabalham juntos;
  • Ir em ambientes culturais: locais onde a pessoa pode estimular a curiosidade e adquirir conhecimento;
  • Estimular o esforço: para exercer a criatividade, a pessoa deve trabalhar de forma intensa para alcançar os objetivos desejados;
  • Ter vontade de fazer algo inédito: o processo criativo baseia-se em sair do comum, do que é convencional, sendo assim, o indivíduo deve “pensar fora da caixa” e não se contentar com as primeiras respostas ou soluções que surgirem em sua mente.

 

Benefícios do processo criativo 

O processo criativo traz benefícios como:

  • Inspira tendências;
  • Gera soluções e inovações;
  • Resolve problemas;
  • Estimula a coragem e a ousadia;
  • Promove diferencial competitivo;
  • Facilita a comunicação;
  • Favorece o crescimento pessoal e profissional;
  • Fomenta a diversidade;
  • Supera limites;
  • Contribui para a construção de uma sociedade e de um mundo cada vez melhor.

Através de fatores como curiosidade, emoção, vontade de inovar, imaginação e movimento, todo ser humano pode exercer a criatividade e assim, oferecer soluções, ideias, produtos e serviços, que contribuam, não apenas para o seu crescimento individual, como também da sociedade como um todo.

E você, se considera uma pessoa criativa? O que você faz para desenvolver seu processo criativo? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos também saibam como podem despertar a sua criatividade constantemente. 

Copyright – 422864347 – https://www.shutterstock.com/pt/g/piyapongsayduang

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010