Confira alguns exemplos de treinamento empresarial

Palestrante e ouvintes

Investir em pessoas é uma questão estratégica, já que funcionários engajados trazem resultados positivos.


Investir em pessoas é uma importante estratégia organizacional, uma vez que profissionais engajados trazem resultados positivos, para todo e qualquer tipo de negócio. Os treinamentos empresariais são ferramentas eficazes para auxiliar os colaboradores de uma organização a desenvolverem suas habilidades técnicas, capacidade de socialização e comunicação.

Para que um treinamento empresarial seja realmente assertivo, entretanto, é fundamental empregar a técnica correta, de acordo com o objetivo desejado.

Por isso, no artigo de hoje, vamos compartilhar com você alguns exemplos de treinamentos empresariais, que podem te ajudar a alcançar melhores resultados em seus negócios. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Exemplo de treinamento empresarial

Grandes empresas como Vivo, Mercedes-Benz, Itaú e Natura têm inovado cada vez mais na hora de treinar e ensinar seus colaboradores. Um excelente exemplo de treinamento diferente e divertido foi realizado pela Vivo, que reuniu um grupo de 40 líderes e propôs que eles preparassem seu próprio jantar com ingredientes limitados.

A ideia era abordar as competências essenciais de um bom chef de cozinha e como elas também poderiam ser importantes para a rotina de cada um dos executivos participantes do treinamento. Segundo Daniela Dantas, gerente de capacitação comercial da Vivo, “algumas das características comuns às duas realidades são: foco em resultados, planejamento, trabalho em equipe, inovação, entusiasmo e relacionamento interpessoal”.

A seguir, conheça os treinamentos empresariais inovadores, que estão levando resultados extraordinários, para os mais diversos tipos de empresas:

Gamificação

A gamificação é uma metodologia que ganhou e continua ganhando muito espaço dentro das empresas com o passar dos anos. Ela traz para o ambiente empresarial características do universo dos jogos, como pontuações, rankings, entre outros conceitos, que incentivam os profissionais a se engajarem para cumprir missões e alcançarem metas e objetivos pré-determinados. 

Treinamentos online

Algo que ganhou bastante ênfase neste último ano e continua com força total são os treinamentos online. Independentemente do cargo que o profissional ocupe, seja de gestão ou não, ele pode realizar este tipo de treinamento de maneira mais autônoma, tendo acesso ao conteúdo em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. 

Trata-se de uma excelente alternativa, principalmente no contexto em que vivemos atualmente, onde o encontro presencial ficou limitado, em decorrência da pandemia. 

Atividades diferentes

Conforme dissemos nos parágrafos acima, as atividades relacionadas às outras áreas profissionais podem nos ensinar bastante. Conceitos e tarefas de outros campos de atuação, como da gastronomia, empreendedorismo, esportes, entre outros, podem nos dar noções e excelentes aprendizados de trabalho em equipe, tomadas de decisões assertivas, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, e muitos outros. 

Troca de cargos funções 

Quem não achou que a grama do vizinho é sempre mais verde que a sua, que atire a primeira pedra. É por isso que o treinamento de troca de papéis existe, justamente para mostrar a gestores e colaboradores, que o trabalho do colega ao lado, pode ser tão ou até mais complexo que o nosso. 

Basicamente ele consiste em fazer com que haja uma troca de cargos e funções dentro da empresa, que fará com que todos entendam como é estar na pele do outro. Com isso, desenvolve-se a capacidade de compreensão e colaboração mútua, que é o que deve prevalecer em todas as relações existentes dentro de uma empresa. 

Vale a pena investir em treinamento empresarial?

As empresas estão deixando para trás a ideia de que treinamento é uma despesa, passando a enxergá-lo como um investimento e uma maneira de gerar melhores resultados. Quando uma empresa investe em treinamento, está investindo em seu próprio crescimento.

São diversos os treinamentos corporativos que são capazes de desenvolver competências e habilidades dos colaboradores. Sendo assim, cabe aos gestores identificar quais são as necessidades da empresa e quais áreas necessitam de reforço, escolhendo o que mais se encaixa ao contexto.

Veja alguns exemplos de treinamentos empresariais:

– Treinamento de liderança;

– Treinamento de equipes;

– Treinamento para Recursos Humanos;

– Treinamento para gestão do tempo;

– Treinamento de vendas;

– Treinamento para gerenciamento de projetos;

– Treinamento de comunicação.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Treinamentos empresariais do IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching — IBC oferece uma grade completa de treinamentos empresariais para alcançar o melhor resultado com seus colaboradores e empresas. Conheça abaixo alguns de nossos cursos:

Leader Coaching Training: este é um treinamento para líderes, os principais responsáveis por tomar decisões, gerir pessoas, desenvolver equipes e criar estratégias efetivas para alcançar resultados extraordinários;

– Coaching Executivo: treinamento oferecido para líderes e executivos que precisam desenvolver competências específicas;

Analista Comportamental: trata-se de um treinamento direcionado a profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, geralmente responsáveis por selecionar os futuros colaboradores da organização;

– Avaliação 360°: é uma ferramenta de mapeamento de líderes, que permite aos gestores de recursos humanos analisarem o perfil comportamental de seus líderes, verificando se sua forma de liderar e sua postura profissional estão de acordo com que a empresa e liderados precisam.

Por meio da implantação da cultura de Coaching, pautada em resultados e na efetiva gestão do capital humano, empresas de qualquer segmento ou porte podem conquistar resultados ainda mais extraordinários.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, falando o que você achou e quais tipos de treinamentos, você acredita que uma empresa deve oferecer a seus colaboradores. Lembre-se também de compartilhar este conteúdo, com seus amigos e familiares, nas suas redes sociais.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63