Confira dicas de como ter uma liderança assertiva

avião vermelho guiando outros aviões

Uma liderança assertiva é capaz de criar vínculos com a equipe e fazer com que todos colaborem para o alcance dos resultados.

A assertividade é um atributo muito importante para as relações interpessoais, tanto em âmbito profissional quanto na vida cotidiana. Ser assertivo não tem relação alguma com estar certo ou errado, e diz respeito à forma com que cada indivíduo se comporta, lida com problemas e defende suas opiniões.

Nas atividades de gestão, a assertividade é uma qualidade necessária para o bom desempenho da equipe. Siga a leitura para saber mais.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

A importância de uma liderança assertiva

Dispor de um capital humano de confiança é o primeiro passo para ser um líder assertivo. A liderança assertiva tem o poder de criar vínculos com a equipe, levando todos a fazerem o que é necessário para alcançar o resultado, sempre se comprometendo voluntariamente com o sucesso.

O segredo da credibilidade está na forma como o líder usa seu poder de influência, deixando sua equipe confortável para concordar ou discordar de suas ideias. Uma liderança assertiva faz com que os liderados se sintam livres para decidirem seus próprios métodos de trabalho sem perder de vista os objetivos a serem atingidos.

De forma resumida, a liderança assertiva é aquela em que o líder age de forma a honrar a sua essência, claro, sempre visando oferecer o seu melhor, e estimular isso na equipe. O grande trunfo de cada profissional é ser quem é, esse é o maior diferencial que temos. Afinal, a formação pode ser a mesma, e é o modo com o qual absorvemos o conhecimento e as experiências que nos torna únicos.

7 Dicas para uma liderança assertiva

Se você deseja ser um líder que age de forma assertiva e estimula isso na sua equipe, deve considerar algumas atitudes. Confira as dicas a seguir!

1. Cultive uma comunicação clara

A assertividade depende de dois fatores fundamentais, que são a clareza e a objetividade. Isso significa que um líder assertivo não fica dando voltas para expressar uma opinião: ele se posiciona com transparência e vai direto ao assunto sem perder o tato.

Portanto, tenha uma comunicação clara, seja resistente às manipulações e permita-se ser influenciado apenas de forma consciente. Vale mencionar que isso deve ser feito sempre com gentileza, para que sua mensagem seja bem recebida pelos colaboradores e alcance os efeitos desejados.

2. Defenda seu ponto sem agredir

Um líder assertivo consegue encontrar equilíbrio na hora de defender suas ideias. Para isso, ele dispõe de argumentos fortes e palavras suaves. O tom agressivo nunca é a melhor opção, pois faz com que se perca a razão e comprometa a influência sobre a equipe.

Tenha sempre em mente que um tom de voz elevado não é capaz de fortalecer um argumento ruim. Por mais que pareça que os colaboradores estão captando a mensagem, irão seguir as ordens por medo e não por acreditarem verdadeiramente nelas. E a intenção faz toda a diferença nos resultados, pessoas que acreditam no que estão fazendo trabalham com muito mais empenho.

3. Enfrente os problemas

Uma liderança assertiva tem foco em resolver problemas e crises, e não em buscar culpados e enfrentar as pessoas como se estivessem em um combate. Para isso, o líder se posiciona de modo decidido, convincente, imparcial e de forma que não seja prejudicial para os relacionamentos.

Essa é uma postura que também deve ser levada para a vida pessoal. Enfrentar os problemas é uma atitude essencial para quem deseja agir com assertividade. Os benefícios desse comportamento são: redução da ansiedade, fortalecimento da autoconfiança e uma vida descomplicada.

4. Descentralize o poder

O líder assertivo compartilha metas e planos com sua equipe, de modo que todos busquem soluções em conjunto. Isso faz com que os colaboradores consigam explorar suas habilidades e desenvolver novas, chegando a resultados positivos para a companhia como um todo.

Quando os profissionais realizam todos os dias as mesmas tarefas, sem chances para conhecerem novas funções, permanecem inertes no mesmo estado. Muitos supervisores gerenciam seu pessoal dessa maneira por medo de perderem seu lugar. Contudo, os verdadeiros líderes têm como missão estimular seus liderados a se desenvolverem.

5. Respeite

Saiba respeitar o limite dos seus colaboradores que, antes de profissionais, são seres humanos. Para ser assertivo é necessário aceitar, ouvir e valorizar a opinião de todos sem julgamentos e preconceitos. O respeito deve ser a base de qualquer relacionamento, o que inclui o ambiente de trabalho.

As pessoas devem se respeitar independentemente de hierarquia, é isso o que fará com que o local seja harmonioso e positivo para todos. Vale mencionar que, além de agir de forma respeitosa em relação à sua equipe, o líder deve estimular isso em todos, sempre reforçando esse valor.

6. Conheça bem seus liderados

Conhecer bem os liderados é uma atitude fundamental para uma liderança assertiva. Afinal, é através disso que saberá delegar tarefas e dialogar com cada um, de forma a se fazer ser entendido com sucesso.

Lembrando que conhecer pessoas leva tempo, mas existem formas de acelerar esse processo. Algumas ações importantes são: prezar sempre pelo diálogo, ouvir as pessoas com atenção, fazer perguntas, pedir sugestões e ter interesse genuíno em saber como elas se sentem.

7. Dê feedbacks regularmente

Ser assertivo tem total relação com ser sincero e se expressar com verdade. No contexto de uma empresa, essa sinceridade deve ser aplicada na forma de feedbacks regulares. Adote o hábito de conversar periodicamente com cada colaborador para falar sobre o desempenho deles, incluindo as ações positivas e aquelas que precisam ser melhoradas.

Essa conversa deve ter um tom leve, para que o liderado se sinta à vontade e entenda que tudo o que for dito tem o objetivo de estimulá-lo a crescer. Para isso, vale a dica de seguir uma fórmula, iniciando com um elogio, apresentando um ponto de melhoria e fechando com mais um elogio. Assim, ele sairá da reunião motivado e confiante.

Viu só como é possível ter uma liderança assertiva seguindo algumas dicas simples? Agindo dessa forma, irá se conectar verdadeiramente à sua equipe e inspirá-la, como os verdadeiros líderes fazem.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais para passar as dicas adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63