Confira dicas de como ter uma liderança assertiva

feedback no trabalho
Uma liderança assertiva é capaz de criar vínculos com a equipe e fazer com que todos colaborem para o alcance dos resultados.

A assertividade é um atributo muito importante para as relações interpessoais, tanto em âmbito profissional quanto na vida cotidiana. Ser assertivo não tem relação alguma com estar certo ou errado, e diz respeito à forma com que cada indivíduo lida com problemas e defende suas opiniões.

Nas atividades de gestão, a assertividade é uma qualidade necessária para o bom desempenho da equipe.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

A importância de uma liderança assertiva

Dispor de um capital humano de confiança é o primeiro passo para ser um líder assertivo. A liderança assertiva tem o poder de criar vínculos com a equipe, levando todos a fazerem o que é necessário para alcançar o resultado final, sempre se comprometendo voluntariamente com o sucesso.

O segredo da credibilidade está na forma como o líder usa seu poder de influência, deixando sua equipe confortável para concordar ou discordar de suas ideias. Uma liderança assertiva faz com que os liderados se sintam livres para decidir seus próprios métodos de trabalho sem perder de vista os objetivos a serem atingidos.

Dicas para uma liderança assertiva

Cultive uma comunicação clara

A assertividade depende da clareza e da objetividade. Isso significa que um líder assertivo não fica dando voltas para expressar uma opinião: ele se posiciona com transparência e vai direto ao assunto sem perder o tato. Portanto, tenha uma comunicação clara, seja resistente às manipulações e permita-se ser influenciado apenas de forma consciente.

Defenda sem agredir

Um líder assertivo consegue encontrar equilíbrio na hora de defender suas ideias. Para isso, ele dispõe de argumentos fortes e palavras suaves. O tom agressivo nunca é a melhor opção, pois faz com que o líder perca a razão e comprometa a influência sobre a equipe.

Enfrente problemas

Uma liderança assertiva tem foco em resolver problemas e crises, e não enfrentar as pessoas. Para isso, o líder se posiciona de modo decidido, convincente, imparcial e de forma que não seja prejudicial para os relacionamentos.

Descentralize o poder

O líder assertivo compartilha metas e planos com sua equipe, de modo que todos busquem soluções em conjunto.

Respeite

Saiba respeitar o limite dos seus colaboradores. Para ser assertivo é necessário aceitar, ouvir e valorizar a opinião de todos sem julgamentos e preconceitos.

Gostou deste texto? Compartilhe conosco como é sua postura como líder de uma equipe.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Dziobek / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010