A dificuldade da escolha profissional

Escolher uma carreira a ser seguida é uma tarefa complicada e que demanda autoconhecimento, estudo e entendimento do mercado.

Definir a carreira profissional a ser seguida é uma tarefa muito difícil, especialmente quando esta escolha precisa ser feita no auge da adolescência, em meio a um turbilhão de emoções e em uma fase tão instável da vida. A pressão da família e dos amigos, bem como as exigências dos cursinhos preparatórios e os modismos também não contribuem para este que este processo seja simples.

Para quem está passando por este momento e se sente perdido, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC elaborou uma seleção de dicas que podem ajudar a tornar esta escolha mais assertiva. Confira a seguir:

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dicas para escolher uma profissão

Busque autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial descobrir sua vocação e acertar na carreira escolhida. As experiências profissionais acumuladas aos 16/17 anos de idade, época da vida em que a maioria das pessoas presta vestibular, talvez não sejam suficientes para basear uma decisão tão importante. Para ajudar, vale a pena fazer uma lista de todas as coisas que você gosta e não gosta de fazer, destacando também suas principais motivações, interesses, afinidades e facilidades.

Faça pesquisas

Um dos primeiros passos para escolher a carreira profissional é pesquisar o máximo que puder a respeito das áreas que são do seu interesse. Leia sobre as universidades, sobre os programas de ensino, os cursos oferecidos, a grade curricular de cada curso e as possibilidades que cada carreira pode oferecer.

Leve seus interesses em consideração

Considerar seus interesses pessoais e principais habilidades é importante para que exista entusiasmo pela carreira escolhida. As chances de alcançar o sucesso realizando uma tarefa que traz prazer são muito maiores do que realizar as tarefas por pura obrigação.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Entenda sobre as tendências do mercado

Conhecer o mercado atual e a possibilidade de ampliação das áreas que você gostaria de atuar é essencial. É preciso ter noção sobre as possibilidades de crescimento, a média salarial, a concorrência e a existência da possibilidade de momentos ruins no seu mercado de atuação. Todas essas questões podem auxiliar em sua decisão.

Como o Coaching pode ajudar na escolha profissional?

O Coaching utiliza-se de inúmeras ferramentas e técnicas como a das perguntas poderosas, proporcionando profundo autoconhecimento e favorecendo uma decisão assertiva no que diz respeito à escolha profissional. O método também pode ser aplicado para qualquer outro âmbito de sua vida, seja pessoal ou profissional.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Imagem: ra2studio / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010