Doação: o que esse ato pode trazer a você?

 

doacao-o-que-esse-ato-pode-trazer-a-voce
Doação faz bem ao coração! 

Doar é se dedicar a uma causa ou a alguém, e não importa se esse alguém for uma ou várias pessoas, ou até mesmo um animal. Quando se fala em doação, estamos falando em ajudar o próximo, em fazer o bem sem olhar a quem, falamos em oferecer aquilo que não nos fará falta, e também em entregar e ceder aquilo será exatamente tudo para o outro.

Quem nunca teve a oportunidade de fazer uma doação não faz ideia da sensação que esse ato nos traz, e é exatamente sobre essa sensação que vou falar com você. Você consegue imaginar o quento é  benéfico praticar o bem? Do quanto pode ser extraordinário para o doador a simples atitude de ajudar alguém que precisa ser amparado?

Com base em alguns estudos, foi possível comprovar aquilo que muitas pessoas suspeitavam: ajudar o próximo ou praticar uma doação, deixa as pessoas ainda mais felizes.

Querida pessoa, não é maravilhoso saber que ao ajudar alguém você também está fazendo o bem para si mesmo? Isso é verdadeiramente muito gratificante, e esse estudo extraordinário que foi realizado na Suíça, só comprovou o que muitas pessoas já sabiam, entretanto, serviu também para que aquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de realizar uma doação, passassem a ter certa curiosidade pelo assunto, a começar pela pesquisa realizada.

Os benefícios de uma doação

Mesmo sabendo do sentimento bom que uma doação deixa nos corações de uma pessoa, ainda fica a questão: como esse estudo foi realizado? Podemos dar credibilidade a ele? A minha resposta é sim! Pois o estudo foi realizado através de exames de ressonância magnética, isso mesmo, tudo foi realizado com muito cuidado para que o resultado fosse o mais assertivo. E enga-se quem estava achando que foi feito apenas uma pesquisa, o estudo foi muito bem estruturado e teve excelentes resultados, veja só.

Através desses exames, foi possível ver que existe uma área do cérebro que é ligada à generosidade, e que essa área foi capaz de desencadear uma resposta em outra área da cabeça, onde se relaciona sentimentos como o de felicidade. Veja o depoimento que foi dado à revista científica Nature Communications, pela equipe de um laboratório de Zurique:

 “Nosso estudo fornece evidências comportamentais e neurais que apoiam a ligação entre generosidade e felicidade”.

E para comprovar ainda mais os benefícios que uma doação pode trazer ao doador, os pesquisadores do estudo examinaram a atividade de três das várias áreas do cérebro humano, são elas: a primeira área está ligada ao altruísmo, a segunda área ligada ao comportamento social e a terceira está diretamente ligada a tomada de decisões.

Consegue notar o quanto esse tipo de ação mexe com o corpo humano? Pois então, essa pesquisa foi feita com 50 pessoas que descreveram seus níveis de felicidade logo após terem realizado uma doação, os relatos indicaram que doar era verdadeiramente uma experiência de bem-estar.

Outra informação relevante é que foi avisado aos participantes que eles teriam à disposição, o valor de 25 francos suíços, o que equivale a mais ou menos 85 reais por semana, durante quatro semanas. Cinquenta por cento dos participantes foram convidados a se comprometer a gastar o dinheiro com outras pessoas, enquanto que os demais poderiam planejar como gastaria o dinheiro com eles mesmos.

Após se comprometerem com suas atividades, os participantes iam respondendo às perguntas enquanto seus cérebros estavam sendo examinados através do exame de ressonância magnética, sendo que todas as perguntas revelaram panoramas que combatiam os interesses dos participantes, contra os interesses dos beneficiários da sua bondade experimental. Ao final da pesquisa, descobriu-se que o grupo que as pessoas que se comprometeram a doar o valor, relataram estarem mais felizes do que aqueles que iriam gastar a quantia com eles mesmos.

Ao final do estudo, nota-se que muito disso pode ser levado para a vida das pessoas, ou seja, essas informações, de uma forma ou de outra, podem ter relevância quando aplicadas em áreas como a educação, política, economia e também na saúde pública.

Viu só como pode ser benéfico realizar uma doação? Além de ajudar uma pessoa, um animal ou uma causa, você ainda se sentirá muito mais feliz e realizado, eliminando sentimentos de irritabilidade, estresse, depressão, tristeza e outros. E se você ainda não teve a oportunidade de realizar algum tipo de doação, entenda que qualquer coisa que você não precise tanto, pode servir para outra pessoa, como por exemplo:

Doação de leite materno

Algumas mães biológicas não possuem leite suficiente para alimentar seus bebês, com isso, elas saem em busca das “mães de leite” para que o seu filho não fique sem o alimento que é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Doação de sangue

Infelizmente algumas pessoas passam por problemas de saúde onde somente uma doação de sangue poderá salvar suas vidas. Se você pode ser um doador, busque informações do banco de sangue da sua cidade e faça essa generosidade, ajude a salvar uma vida. Você vai ver o quanto é gratificante e emocionante poder ajudar alguém dessa forma.

Doação de cabelo

Muitas vezes, algumas pessoas que fazem tratamento em combate ao câncer, perdem seus cabelos durante o tratamento com a quimioterapia, com isso, novos problemas podem surgir, como a depressão e a tristeza profunda, afinal, a autoestima é totalmente devastada.

A doação de cabelo serve para trazer essa alegria de volta através de perucas. Já pensou, poder ter um visual novo e ainda tirar um sorriso do rosto de um paciente que luta contra o câncer? Isso com certeza poderá ser uma experiência INCRÍVEL!

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Doação de roupas e sapatos

Em determinadas estações do ano, como o inverno, existe uma força tarefa em diversas cidades para que agasalhos, roupas e sapatos sejam doados a pessoas carentes. O frio traz desconforto, adoece as pessoas e pode até matar. Procure aquele agasalho mais antigo que não te serve mais, desocupe seu armário, renove o seu visual e ajude uma pessoa carente. Com certeza você fará a diferença com essa atitude!

Doação de alimento e medicamentos para pessoas e animais

Outra forma de ajudar pessoas e alguns dos animais que mais precisam da ajuda do homem, é doando alimento e medicamentos. As pessoas que precisam desse tipo de ajuda, geralmente são aquelas que vivem nas ruas, não possuem empregos e vivem de caridade, o mesmo acontece com os animais, muitas vezes são abandonados por terem alguma doença, ou simplesmente fogem de suas casas e não conseguem retornar. Mas, ONGS ainda conseguem resgatar alguns deles e pedem para que alimentos e medicamentos sejam doados.

Por isso, aconselho você a pensar no próximo e a ajudar sempre que possível. Ajude com o que puder. Fazer o bem ao próximo pode ser benéfico tanto para quem recebe quanto para quem doa!

Conte qual tipo de doação você já fez, use o espaço abaixo para deixar o seu depoimento, aproveite e espalhe essa ideia, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Yulia Grigoryeva / Nº de identificação: 244346962

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010