Entenda a diferença entre cliente e consumidor

Fila de pessoas no supermecado

O consumidor faz negócios com a empresa sem criar vínculos com ela, enquanto o cliente se torna fiel à marca.

Para você, as palavras cliente e consumidor têm exatamente o mesmo significado? Se respondeu que sim, saiba que, na verdade, há algumas diferenças relevantes entre os dois termos. Inclusive, pode ser bastante prejudicial para sua empresa fazer essa confusão, pois, embora tanto o cliente quanto o consumidor sejam essenciais para o empreendimento, é necessário observar que eles possuem comportamentos distintos.

Consumidor é quem compra de uma empresa sem criar nenhum vínculo com a loja. A compra geralmente é decidida pela observação de critérios como menor preço, por exemplo.

Por sua vez, o cliente é aquele que pensa em comprar determinado produto e já se direciona para a sua loja. Geralmente, toma por base experiências de compra anteriores ou até mesmo a indicação de um amigo ou familiar.

Continue lendo para se aprofundar no tema e tomar decisões corretamente em relação a eles no seu negócio.

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Cliente e consumidor: conheça conceitos relevantes

Conectar-se a um consumidor é imprescindível, no entanto, ainda mais relevante é convertê-lo em cliente. A seguir apresentaremos com mais detalhes conceitos que fazem a diferença para uma melhor compreensão do universo do cliente e do consumidor. É crucial saber também o que é um usuário e um comprador.

O que é usuário?

Trata-se do indivíduo que utiliza o produto, não necessariamente é quem o compra. Conhecer o usuário é determinante para uma estratégia de sucesso no mercado. É importante saber quais são os seus hábitos, gostos pessoais e se tem algo que o incomoda.

O que é comprador?

O comprador é o usuário que realiza a compra, ou seja, aquele que monetiza o processo. Esse agente influencia as ações de promoção do produto ou serviço.

Conhecendo os conceitos de usuário e consumidor é possível entender de forma mais clara as diferenças entre cliente e consumidor.

Cliente e consumidor: principais características

Veja quais são as principais características de cliente e consumidor para que seja possível entender as suas diferenças.

Principais características do consumidor

Consumidor é o indivíduo que adquire ou paga por produtos ou serviços, seja para seu uso próprio ou de outras pessoas. Logo, a palavra “consumidor” deve ser empregada no tocante a compras casuais. Consumidor em inglês é “custumer”, que tem origem no latim “costume”, isto é, prática.

A partir dessa definição, fica mais simples relacionar consumidor com alguém que compra produtos com frequência. Em outras palavras, é alguém que tem o hábito de fazer a compra. Algo importante a mencionar é que o consumidor não estabelece um relacionamento duradouro com empresas e o ciclo de vendas é normalmente curto. O ideal é que as marcas convertam os consumidores em clientes.

  • Entra em contato com muitas empresas, a fim de encontrar o preço mais viável;
  • Dificilmente faz repetidas compras de uma mesma empresa;
  • Evita cadastros de e-mail ou em newsletters;
  • É atraído por promoções;
  • Não estabelece relacionamento com a empresa;
  • Não dá importância às estratégias de marketing;
  • Não gasta muito tempo para planejar a compra;
  • Compra por impulso.

Principais características do cliente

De acordo com o dicionário, cliente é aquele que compra frequentemente de uma marca, ou seja, é freguês. Está aí a grande diferença entre cliente e consumidor. O primeiro tem o hábito de comprar recorrentemente de uma mesma marca, enquanto o outro compra ocasionalmente. O ciclo de vendas do cliente tende a ser bem mais longo do que o do consumidor. Logo, o cliente tem uma relação mais profunda com a empresa.

  • Preza pelo bom atendimento dos profissionais da empresa;
  • Leva em consideração as indicações de pessoas próximas;
  • Permite receber novidades via e-mail;
  • Interage nos canais de comunicação da organização;
  • Emite opiniões quanto à qualidade e pontos de melhoria da marca;
  • Precisa de atenção;
  • É atento quanto às estratégias de marketing;
  • Observa fatores como localização geográfica, qualidade do produto/serviço e concorrência;
  • Compra repetidas vezes e é fiel à empresa;
  • Sugere melhorias para a organização.

Principais diferenças entre cliente e consumidor

O cliente é alguém leal à sua companhia, ele manterá o contato com a marca ainda que não efetue uma compra. É aquele que segue os perfis da marca nas redes sociais e não se importa de pagar um pouco mais pelos itens. Esse indivíduo buscará aquela marca ou loja para ter um bom atendimento.

Por sua vez, o consumidor quer apenas encontrar um preço baixo e rapidez no atendimento da sua demanda. A decisão do consumidor não tem como base experiências anteriores e tende a evitar vínculos com as marcas. No entanto, é possível transformar um consumidor em um cliente. A qualidade dos produtos e serviços, aliada a um atendimento de excelência, é crucial para cativar esse consumidor.

Dicas para transformar consumidores em clientes

Clientes costumam ter um carinho especial pelas empresas das quais compram. Logo, esse é o caminho a ser seguido na jornada da conversão de consumidores em clientes. No entanto, não se pode esquecer de que os consumidores buscam primeiramente por vantagens. Isso quer dizer que não basta apostar em uma simples construção de relacionamento. É necessário que o relacionamento tenha como base uma vantagem.

Para que ocorra a conversão do consumidor em cliente, é importante ter algo a oferecer. É esse “algo” que ajudará a fortalecer vínculos entre o consumidor e a marca. Preços especiais e vantagens na primeira compra são boas formas de começar. Ter clubes de vantagens e programas de fidelidade também pode ajudar. Confira algumas dicas para essa conversão de consumidores em clientes.

Clube ou programa de fidelidade

A criação de um clube ou programa de fidelidade é uma excelente estratégia para converter consumidores em clientes. Como consumidores gostam de vantagens financeiras, se sentirão atraídos pela possibilidade de transformar as suas compras em novos produtos e benefícios. É fundamental que o clube ofereça vantagens que realmente agradem aos consumidores.

Brindes

Outra coisa que os consumidores adoram é receber brindes em suas compras. Se os brindes forem bons, eles tendem a comprar mais vezes, ou seja, acabarão se tornando clientes. Por exemplo, uma marca de produtos cosméticos que oferece miniaturas de seus produtos como brindes tem uma excelente estratégia de fidelização.

Se as miniaturas forem de produtos diferentes daquele que o consumidor adquiriu, servirá ainda para apresentá-lo outros itens do portfólio. Com planejamento é possível tornar o uso de brindes uma excelente ferramenta para o sucesso. Entretanto, é importante que os brindes correspondam às expectativas e necessidades dos consumidores da sua marca para que sejam convertidos em clientes.

Descontos progressivos

Também é uma ótima estratégia oferecer descontos progressivos para os consumidores. Em uma primeira compra se deve informar o consumidor de que, se ele realizar uma segunda compra em um período X receberá tantos % de desconto. Caso realize uma terceira compra em um período Y, receberá outros tantos % de desconto. Se a cada compra ele tiver uma perspectiva mais ampla de desconto, acabará se encantando com a possibilidade de realizar novas aquisições.

Você consegue identificar quem é consumidor e quem é cliente da sua empresa? Quais estratégias tem implementado para aumentar seu número de clientes? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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