
Custo de oportunidade é um termo que diz respeito ao ato de avaliar e calcular as consequências e resultados de uma oportunidade em comparação a outra melhor e mais vantajosa. Trata-se, portanto, da avaliação dos impactos positivos e negativos que uma decisão pode trazer para a organização.
A análise do custo de oportunidade contribui diretamente para a tomada de decisões organizacionais referentes à produção, determinação de preços, utilização de recursos e aplicação de novos investimentos.
[php_everywhere instance=”2″]
Cálculo do custo de oportunidade
Imagine que você está pensando em sair para comer. Para isso, você precisaria dispor de uma quantia X para o lanche + uma quantia Y para demais gastos inclusos nesta decisão. Ou seja: se você precisa de R$ 50,00 para comer no shopping e mais R$ 30,00 para a gasolina, o total de investimento necessário para este passeio é de R$ 80,00.
Após identificar esses valores, você pode refletir sobre as alternativas que poderiam modificar este cenário. Se em vez de comer no shopping você optar por uma lanchonete perto da sua casa, que cobra apenas R$20,00 e exige apenas R$10,00 de gasolina, o custo total desta segunda alternativa é de apenas R$30,00.
Neste cenário, caso você realmente escolha comer no shopping, estará abrindo mão de economizar R$30,00 no lanche e mais R$20 de gasolina. O custo de oportunidade neste exemplo, portanto, é de R$ 50,00. Vale lembrar, entretanto, que a melhor opção não deve ser escolhida apenas com base em valores: embora mais caro, o shopping pode oferecer benefícios como comodidade, possibilidade de encontrar amigos e até um passeio mais agradável.
E você, já fez algum cálculo de custo de oportunidade antes de tomar alguma decisão importante em seu negócio? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Photoroyalty / Shutterstock