Entenda o que é Big Data e a importância do conceito para empresas do ramo

Entenda o que é Big Data e a importância do conceito para empresas do ramo
O termo Big Data refere-se a grande quantidade de dados e informações que as pessoas geram durante um período de tempo.

Você já parou para pensar na quantidade de dados que gera todos os dias ao navegar a internet, ler artigos e fazer diversos outros tipos de atividade online? Assim como você, diversas empresas, bancos de imagens, e-commerces e sites de busca estão constantemente gerando e acessando dados.

É justamente nesse contexto que entra o termo big data, que tem sido bastante utilizado na atualidade, principalmente por empresas do ramo digital. Sua definição é um pouco complexa, mas basicamente trata-se do uso desse grande volume de dados citados para algum fim específico.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

5 Vs do Big Data

Para deixar a definição mais clara, especialistas criaram os 5 Vs do Big Data. São eles:

  • Volume: diz respeito ao volume de dados gerados diariamente;
  • Velocidade: em uma compra online, por exemplo, se a instituição financeira não tiver velocidade para verificar os dados do cliente e do seu cartão de crédito para aprovar um pedido, isso pode gerar uma série de transtornos;
  • Variedade: dentro do grande volume gerado, está uma grande variedade de tipos de dados, como imagens, vídeos, áudios e documentos;
  • Veracidade: não adianta ter acesso a uma grande variedade de dados com rapidez, se eles não forem confiáveis. Uma empresa deve ter processos que consigam selecionar apenas os dados que sejam confiáveis;
  • Valor: todos os “Vs” citados anteriormente só trarão benefícios para uma empresa se eles forem realmente significativos e tiverem valor.

Empresas que utilizam Big Data

Nike

O famoso aplicativo da Nike para corredores de rua é integrado com as redes sociais. Você provavelmente já viu algum amigo compartilhando os quilômetros que correu e em que local. Ao realizar essa integração, a Nike passa a ter acesso ao comportamento dos seus clientes, utilizando esses dados para entender melhor seu público-alvo e, assim, desenvolver produtos para agradá-los.

Under Armour

A Under Armour também investiu na criação de aplicativos como forma de coletar dados a respeito de seus clientes para desenvolver novos produtos, criar estratégias de marketing.

Danone

A Danone americana estava encontrando dificuldades logísticas para distribuir um de seus produtos com rapidez, já que seu prazo de validade é mais curto. Assim, a empresa começou a fazer uso do Big Data para cruzar informações (como validade do lote, rotas e tempo gasto para entrega) a fim de tornar o processo mais ágil.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Melpomene / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010