IBC Indica – 15 filmes de empreendedorismo obrigatórios para um bom empreendedor

Dicas de filmes essenciais para empreendedores

O mercado atual cobra constantemente por inovação e desenvolvimento por parte dos empreendedores. Por vezes, o mundo dos negócios é um caminho difícil e desmotivador, nesse sentido, cabe ao empreendedor, buscar por inspiração e soluções nos vários formatos disponíveis em sua rotina.

Um método capaz de proporcionar tal experiência são os filmes. Muitos, trazem histórias inspiradoras, destacam trajetórias de empreendedores de sucesso, evidenciam como superar obstáculos, auxiliam na tomada de decisão, geram insights, trazem inovação, entre tantos outros aspectos.

Entrar em contato com tais histórias é essencial para que o empreendedor consiga visualizar, mesmo em momentos de desmotivação, que a trajetória no mundo dos negócios as vezes é difícil e cheia de obstáculos, mas não é impossível e pode sim trazer muito sucesso.

Pensando nisso, separei 15 filmes de empreendedorismo para você se inspirar. Confira:

Coco Antes de Chanel

A trama conta a história da estilista francesa, Gabrielle Chanel, exemplo de empreendedorismo feminino, que enfrentou uma infância pobre e sofrida e revolucionou o mundo da moda ao abrir mão da criação de espartilhos e vestimentas pesadas às mulheres, criando o império que hoje conhecemos como Chanel S.A.

Chef

Após ser demitido do seu emprego de chef em um renomado restaurante de Los Angeles e brigar com seu chefe, Carl Casper abre um foodtruck com a ajuda de sua ex esposa e filho. Durante essa nova trajetória, o chef amplia seu networking e redescobre o seu prazer pela cozinha. A história é um ótima pedida para quem deseja focar esforços em algo que gosta verdadeiramente.

Em Boa Companhia

Dan Foreman é um chefe de 50 anos querido por todos da empresa. Ele vê sua vida profissional mudar do dia para a noite quando perde seu cargo para uma pessoa com metade da sua idade. Agora, ele precisa conciliar as mudanças em seu trabalho com problemas pessoais, uma situação comum para muitos colaboradores no mundo corporativo.

O Lobo de Wall Street

O filme conta a história de Jordan Belfort, um corretor fraudulento e corrupto de Nova York que atuava em Wall Street, nos anos 90. Apesar da conduta negativa, o personagem traz grandes lições de empreendedorismo, trabalho em equipe, motivação, habilidades de liderança, senso de oportunidade, determinação, vontade de crescer e sucesso profissional.

Jobs

O longa não foi um sucesso de bilheteria, mas traz a história de Steve Jobs, um dos maiores empreendedores do mundo, fundador do império tecnológico Apple. A trama revela pontos da carreira de Jobs, como lidar com investidores, o poder de apostar em ideias, inovação e ter paixão por um ideal, além de questões como avanço tecnológico e alcance do sucesso.

Pequena Miss Sunshine

A história gira em torno de uma família composta por mãe, pai, irmão, avô e tio, que passam três dias viajando em uma Kombi velha para realizar o sonho da pequena Olive: participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. O filme, apesar da narrativa peculiar, traz questões como, saber lutar pelo sucesso, aprender a lidar com o fracasso, ter objetivos bem definidos, enfrentar desafios, crescer em meio às crises, entre outras lições.

Quem Quer Ser um Milionário

Jamal Malik é um jovem que mora em uma favela na Índia e trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua vida tem uma reviravolta quando ele participa de um famoso programa de perguntas e resposta e se torna um milionário. A trama evidencia que as experiências da vida são essenciais para uma melhor tomada de decisão e consequentemente, o alcance do sucesso.

Fome de Poder

Ray Kroc é um vendedor que, após receber um pedido grande de máquinas de milk shake, vai conhecer o trabalho de Mac e Drick McDonald e fica impressionado com a agilidade do sistema de produção criado pelos irmãos e com a movimentação dos clientes. Kroc se torna sócio da lanchonete e expande o negócio para todo o território dos Estados Unidos, mesmo contra a vontade de Mac e Drick. Aos poucos, os irmão acabam perdendo a rede e Ray Kroc transforma a marca em uma das maiores franquias de fast-food, que hoje conhecemos como McDonald’s. O filme traz pontos como sociedades inadequadas e a importância da negociação no mundo empresarial.

A Grande Virada

A Grande Virada retrata a vida de três homens que foram demitidos de seus empregos durante a crise econômica de 2008. A trama aborda questões como demissão em massa, consequências do desemprego, entre outros fatores comuns no meio corporativo.

Estrelas Além do Tempo

O filme conta a história verídica de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três mulheres afrodescendentes que trabalharam na NASA nos anos 60 e têm que lidar diariamente com o preconceito para crescer hierarquicamente em seus trabalhos. A trama é um verdadeiro ensinamento sobre quebra de barreiras e empoderamento feminino.

O Diabo Veste Prada

Andy acaba de conseguir o emprego dos sonhos de qualquer jornalista: ser assistente da editora de uma das revistas de moda mais prestigiadas do planeta, a Runway. A grande questão é que Miranda Priestly é uma editora com péssimas habilidades de liderança e torna a vida de Andy um verdadeiro pesadelo. O filme traz reflexões sobre posicionamento do líder, proatividade, clima organizacional, foco, objetivos profissionais estilos de liderança e entrega de resultados.

A Rede Social

Mark Zuckerberg é mundialmente conhecido por ser o criador do Facebook. “A Rede Social” retrata a trajetória do empreendedor, desde seus anos na Univerdidade de Harvard, a concepção da ideia da rede social, até os dias atuais, com a consolidação da ferramenta, que tornou Zuckerberg um dos mais jovens bilionários do planeta. O filme é uma ótima pedida para quem deseja saber mais sobre criação de ideias, conflitos, escolha de sócios, inspirações, busca por investidores e outras questões dentro do empreendedorismo.

Walt antes do Mickey

O filme conta a história de Walt Disney antes da criação do seu personagem de maior sucesso, o Mickey Mouse. O enredo traz à tona, que a criatividade do desenhista se manifestava já na infância, mas que foi preciso, além disso, garra, dedicação, superação de limites e paixão, para que ele conseguisse realizar seus sonhos e se tornasse o sucesso que conhecemos nos dias atuais.

Joy: O Nome do Sucesso

O filme narra a história real de Joy Mangano, uma mãe solteira que criou em 1990 o “Magic Mop”, um esfregão que foi sucesso de vendas nos Estados Unidos e a transformou em uma das maiores empreendedoras do país. A trama aborda questões como a luta quando existe necessidade, motivação e trabalho com familiares.

Um Senhor Estagiário

Bem Whitaker, um senhor de 70 anos, aposentado e viúvo, topa participar de um projeto de contratação de idosos como estagiários em uma startup que acaba de explodir na internet. Na trama, ele lida com a atarefada Jules Ostin, fundadora da empresa que no começo, não sente confiança no trabalho do aposentado. O filme gera reflexões sobre importância da experiência e o lado humano no mundo dos negócios, além de exigências de grandes cargos, choque de gerações dentro das empresas e o mercado tecnológico atual.

E você, possui mais filmes para adicionar a essa lista? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:594132752 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jagcz

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010