Insatisfação com a vida profissional: como lidar?

insatisfação-com-a-vida-profissional
Comece a ter atitudes para superar a sua insatisfação na vida profissional.

Chegar atrasado, responder de forma grosseira, infringir as normas da empresa, não realizar as tarefas conforme solicitado, usar a conversa paralela como válvula de escape, ter faltas frequentes, cuidar da vida pessoal no trabalho e mudar de emprego ou área profissional por várias vezes, podem ser atitudes que apontam certa insatisfação com a vida profissional. Querida pessoa, em algum momento você se viu agindo assim? Quero te dizer que isso acontece com milhares de pessoas e que existem algumas formas de lidar com essa questão.

É natural passar por momentos de dúvidas e incertezas durante a vida, afinal, o ser humano está sempre em busca da realização pessoal e profissional, e quando as coisas não caminham conforme o esperado, a expectativa, o sonho, os pensamentos positivos dão lugar à frustração, e com ela, os sentimentos como insegurança e o medo assolam o coração e a mente de quem antes tinha uma ideia como certeza para a vida toda.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A origem da insatisfação com a vida profissional

Sobre a insatisfação com a vida profissional, ela pode iniciar por conta de diversos motivos, alguns deles são: o excesso de tarefas, cobranças indevidas, solicitações fora do que foi acordado, solicitações urgentes e sem prazos, falta de diálogo entre líderes e liderados resultando em retrabalho, o não reconhecimento pelo trabalho realizado, baixa remuneração, horários impróprios e até mesmo algumas políticas e normas que a empresa exige.

Entretanto, não é sempre que uma empresa consegue criar tantos mecanismos para que um colaborador chegue ao nível de se sentir insatisfeito com a vida profissional; pode ser que a junção de alguns desses motivos seja o suficiente para que o colaborador se sinta completamente insatisfeito.

Há ainda a possibilidade de o colaborador ser insatisfeito com a vida como um todo, e por esse ser o seu jeito e sua personalidade, ele acaba levando essa negatividade para o trabalho, nesses casos, chamamos de insatisfação crônica. Ou seja, independentemente se ele está no trabalho, em casa ou de férias, de alguma forma ele vai encontrar maneiras de reclamar e demonstrar insatisfação com a vida, e consequentemente, por ter esse perfil, será no ambiente de trabalho que ele demonstrará sua maior insatisfação.

Quando isso acontece, o sentimento que o profissional demonstra é de que nada em sua vida dá certo, que muita coisa precisa melhorar, e que as coisas poderiam ser diferentes para ele. Exibindo esses sentimentos, pode-se imaginar que o desejo constante desse profissional é de lidar com novos desafios, tomar posse de um novo cargo, receber uma promoção, encontrar uma nova área, ou até mesmo mudar de profissão.

Como lidar com a insatisfação na vida profissional?

A melhor maneira de lidar com a insatisfação profissional é identificando o que vem causa esse sentimento, e ao mesmo tempo, criar mecanismos para minimizar todas as sensações ruins que aparecem junto com ela. E para te auxiliar nesse processo, listei algumas dicas de como é possível lidar com a insatisfação com a vida profissional, são elas:

Passe a ver o lado positivo das coisas

Acredito genuinamente que uma pessoa que possui pensamento positivos, consegue viver de maneira muito mais branda e feliz. Já pensou viver os dias de sua vida regado a negatividade? Essa é uma escolha que só você pode fazer, viva intensamente, veja o lado bom das coisas, trabalhe o seu pensamento positivo e expulse todos os pensamentos negativos que surgem em sua mente.

Esteja ao lado de quem você ama

Espante a sua insatisfação com a vida como um todo estando ao lado dos seus familiares, amigos, filhos, conjugues. Tire um tempo para aproveitar a companhia de pessoas que você ama e que pode confiar. Quanto tempo faz que você não se senta ao lado do seu pai ou da sua mãe para conversar, assistir a um filme, comer uma pipoca ou tomar um sorvete. Essas atitudes são capazes de transformar a sua mente e o seu sentimento de insatisfação. Experimente!

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Encontre uma paixão e não a solte mais

Se você tem uma ideia, um desejo e a vontade de realizar algo, transforme isso em ação. Faça o que você verdadeiramente ama e mude a sua energia. E se você ainda não descobriu, comece a explorar novos passatempos e suas atividades, observe aquilo que te faz bem e com certeza você encontrará a sua paixão.

Quer mudanças? Comece com as pequenas

Se o seu desejo é por mudanças, comece com pequenas atitudes. Experimente fazer uma atividade física, iniciar uma dieta mais saudável, passar a ter um hábito mais produtivo. Tomando essas iniciativas, com certeza outras aparecerão com o tempo.

Esteja próximo a pessoas felizes e motivadas

Para que todas as dicas valham a pena, é fundamental que você se rodeie de pessoas positivas e motivadas, se distancie de pessoas negativas. Agindo assim, com certeza você será contagiado e poderá aplicar com efetividade todas as sugestões anteriores, eliminando assim a sua insatisfação com a vida profissional.

Você já aplica alguma dessas dicas, ou continua se lamentando de como a vida das pessoas são perfeitas e a sua não? Sugiro que você reflita sobre o quanto a positividade pode ser benéfica para a sua saúde mental, para o seu sucesso pessoal e profissional.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010