Como e por que ser um líder? Confira dicas do Coaching

Avião de papel vermelho com sombra de aeronave para líderes e aviões de papel branco voando no céu.

Confira 7 dicas de coaching para quem deseja desenvolver uma liderança eficaz.

Ser um líder é, sem dúvida, uma das principais ações almejadas pelos profissionais que buscam ser bem-sucedidos em suas carreiras. Com a concorrência cada vez mais intensa no mercado, alcançar uma liderança eficaz é um diferencial competitivo bastante importante para quem deseja se destacar no meio corporativo, uma vez que os líderes geralmente são grandes referências de sucesso profissional.

Para alguns profissionais, a capacidade de gerir pessoas e organizações pode ser uma tarefa simples e fácil, pois é um talento natural. Para quem ainda não possui essa competência, porém, é possível adquiri-la de forma eficaz e constante.

Diversos cursos e programas disponíveis no mercado têm como foco o desenvolvimento das competências de liderança. Entre eles, está o treinamento de Coaching, um ótimo aliado para quem busca se tornar líder ou lapidar essas poderosas habilidades.

O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. Trata-se de um processo que visa à conquista de resultados rápidos e permanentes em qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

O coaching para a liderança

No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. Essa frase, dita por Jack Welch, um dos CEOs mais admirados do mundo (por seu trabalho na GE), é um bom exemplo de como o coaching tem se propagado de forma grandiosa e, principalmente, como ele tem sido um diferencial importantíssimo para dar destaque à vida profissional de grandes líderes, gestores e chefes por todo o mundo.

Ser líder não é algo fácil. Essa é uma tarefa que exige, além de muito conhecimento específico da área, capacidades comportamentais, como o foco, a determinação, o comprometimento, a inteligência emocional, entre muitas outras.

Confira 7 poderosas dicas de coaching para quem deseja desenvolver uma liderança eficaz:

1. Suspenda todo tipo de julgamento

Este é um dos princípios absolutos do coaching, e deve ser aplicado em todos os contextos da vida — não somente no que se refere à liderança. Para ser um líder, o primeiro passo é aprender a respeitar tanto os seus liderados como os seus concorrentes.

Assim, você conquista a confiança das pessoas com quem trabalha — visto que o respeito e a confiança são as bases de qualquer relacionamento, especialmente do relacionamento profissional. É preciso compreender que as diferenças existentes em uma equipe são o que a torna forte, e não fontes de problemas, desde que sejam respeitadas.

2. Inspire a sua equipe

Essa é uma das principais características de uma liderança baseada em coaching e também um dos caminhos mais importantes para alcançar o sucesso e grandes resultados.

Seja inspiração para a sua equipe e um grande exemplo a ser seguido. Assim, você não precisará mandar ou desmandar, pois o comportamento de sua equipe será um reflexo de seu comportamento profissional. Se a sua atuação como líder for inspiradora, as atitudes dos seus liderados seguirão pelo mesmo caminho. Por isso, seja ético, pontual, disciplinado, criativo, motivado, apaixonado pelo que faz. Aja como você espera que os seus liderados ajam!

3. Ouça na essência

Empenhe-se em ouvir os seus colaboradores na essência, levando em consideração as opiniões, ideias e sugestões de cada um. Um líder que possui essa característica sabe compartilhar, divide os seus conhecimentos e experiências, tem interesse em ouvir com atenção o que cada membro da sua equipe tem a dizer e promove feedbacks construtivos nos momentos oportunos.

O líder precisa compreender que todos os que estão em sua equipe conquistaram os seus respectivos postos por seu valor. É necessário, portanto, respeitar os saberes de cada um, dando voz e vez para que todos se expressem com liberdade, ainda que a palavra final seja a do líder. Ser democrático é fundamental.

4. Promova uma delegação eficaz

Um líder que tem como base os ensinamentos do coaching tem a habilidade de direcionar as ações de forma eficaz, rumo aos objetivos almejados. Uma das suas maiores atribuições é auxiliar os seus liderados a descobrirem como contribuir, cada vez mais, com o alcance das metas, atendendo às expectativas da organização.

Para isso, ele deve conhecer as características profissionais e comportamentais dessas pessoas. Assim, ele será capaz de designar para cada tarefa da equipe o membro mais adequado para ela, de acordo com as competências avaliadas. Essa divisão mantém todos satisfeitos, sem que ninguém fique sobrecarregado ou ocioso, e ainda aumenta a produtividade.

5. Seja uma figura presente

Ser líder não é apenas dar ordens e cobrar resultados. É preciso ser presente no dia a dia. Dessa forma, o coaching ensina que o líder deve delegar tarefas e dar liberdade para que cada colaborador as realize com autonomia. Isso, no entanto, não significa abandoná-los no escuro.

Um bom líder tira dúvidas, presta auxílio, acompanha o que está sendo feito, dá sugestões, pede alterações, enfim, participa das atividades dos seus liderados, mas sem roubar-lhes a liberdade. O coaching ensina às lideranças esse equilíbrio entre prestar auxílio e confiar nas capacidades de cada membro da equipe.

6. Comunique-se com clareza

A comunicação é a palavra-chave de qualquer liderança. Em todas as suas etapas (montar a equipe, definir objetivos, delegar tarefas, tirar dúvidas, prestar auxílio e dar feedback), a comunicação precisa ser extremamente clara e objetiva, de modo que não exista a possibilidade de um informação ser equivocadamente interpretada.

Além disso, a comunicação dos líderes também precisa ser motivadora e empática, sem tratar os liderados como indivíduos inferiores ou como máquinas de trabalhar. É preciso enxergá-los como seres humanos, que erram e acertam. Portanto, corrija sem perder a ternura e elogie de forma estimulante.

7. Compartilhe os seus conhecimentos

Por fim, precisamos nos lembrar de que, na maioria dos casos, o líder chegou à posição em que se encontra por seus méritos, o que geralmente envolve os estudos, os anos de experiência e o destaque obtido em algum momento decisivo. Diante de toda essa bagagem, é importante compartilhar o que sabe.

Quando os líderes de uma empresa dividem os seus conhecimentos e a sua experiência, a equipe como um todo se fortalece. Por isso, não só o líder deve ensinar o que sabe, como também deve se prontificar a aprender com os seus liderados e estimular que eles aprendam e ensinem uns aos outros.

A liderança, portanto, é uma conduta que depende de uma série de habilidades e fatores. Neste artigo, reunimos alguns deles, mas a verdade é que há várias outras questões que precisam ser aprendidas e desenvolvidas de forma contínua. É por isso que tantos líderes e pessoas que almejam a liderança recorrem ao processo de coaching para que se desenvolvam nesses aspectos.

E você, querida pessoa, seria um bom líder? Por quê? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Além disso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações?

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010