O conceito de liderança empresarial

Liderança Empresarial Saiba como desenvolver a Liderança Empresarial

 

Em todas as empresas, a presença de profissionais capazes de liderar – seja pessoas ou processos – faz bastante diferença nos resultados obtidos. Mas, afinal: o que é a liderança? A liderança é um tema estudado por diversos especialistas no assunto, e que sempre gerou várias discussões e muitas interpretações acerca do que realmente significa. Todos os conceitos, entretanto, direcionam para apenas uma resposta: liderar significa direcionar as pessoas para um objetivo, seja por meio de ordens ou do próprio exemplo. E liderança empresarial, você sabe o que é? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura. 

O que é a liderança? 

Existem vários conceitos sobre a liderança. Dentre eles, existe um que é bastante interessante e que pode servir como norte para muitos empresários atuais é a de Tannenbaum, Weschler e Massarik (1961). Para estes pensadores, a “Liderança é a influência interpessoal, exercida na situação e dirigida através do processo de comunicação humana, com vista à obtenção de um ou diversos objetivos específicos”. 

Como podemos ver, o elemento interativo humano se faz presente nessa relação por meio da perspectiva dos três autores. Para eles, a interação é um fator importante para a liderança, pois é preciso interagir para confiar e criar laços entre líder e liderados. E como isso pode ser aplicado no ambiente corporativo? Confira no próximo tópico. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é Liderança empresarial?

Para entendermos a liderança empresarial, é preciso saber primeiro o que uma empresa significa. O conceito de empresa pode ser facilmente definido como uma entidade organizada com a finalidade de obter lucros financeiros por meio do trabalho realizado por profissionais especialistas, contratados em cada área que for necessária. E como o líder participa deste cenário? 

O líder é justamente a pessoa que interage com todos os funcionários, exercendo da sua influência de prestígio para fazer com que as pessoas realizem determinadas tarefas que gerem lucros para a empresa e para os próprios colaboradores.

Esse processo de liderança e comunicação humana acaba exigindo uma característica muito admirada entre os gestores: o carisma. Líderes carismáticos conseguem obter melhores resultados em seus trabalhos por saber aliar a liderança com a comunicação eficaz. O carisma de um líder promove grandes transformações no ambiente de trabalho. 

Vantagens e benefícios de uma liderança carismática nas empresas

Pode ser bastante desafiador manter um ambiente colaborativo sem que fique evidenciada a necessidade de realizar o trabalho com o objetivo de obter lucros. Porém, alguém que entende o conceito de liderança empresarial sabe que, para fazer o trabalho funcionar e obter essa lucratividade sem danos psicológicos, o elemento humano precisa ser acionado e trabalhado.

A colaboração apenas por dinheiro traz emoções negativas para o trabalho, como o egoísmo, a individualidade e a inveja, todas amparadas numa competitividade que geralmente é estimulada pelos próprios gestores.

Ser um líder empresarial transcende isso. Trata-se de se colocar à frente de um grupo fechado e que deve ser unificado, humanizado, interativo e comunicativo.

Afinal, profissionais felizes e bem relacionados na rotina de trabalho conseguem entregar resultados com mais qualidade. Então, aquela ideia de que “tem que trabalhar porque está sendo pago” é algo muito raso. De fato é verdadeira, mas há muitas questões a mais para serem consideradas.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Como desenvolver a liderança 

Para você que deseja ser um líder carismático e capaz de motivar seus liderados, saiba que você pode contar com um poderoso aliado: o Coaching. Esta poderosa metodologia promove o desenvolvimento de inúmeras habilidades, dentre elas a liderança. Através das formações em Coaching você poderá conhecer técnicas e ferramentas poderosas que farão a diferença na gestão de sua equipe. 

Mas, quais são as habilidades necessárias para um líder empresarial? 

  • Negociação
  • Visão sistêmica
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de tempo
  • Disciplina
  • Rapport
  • Empatia 
  • Ouvir na essência
  • Organização
  • Foco

Estas e outras habilidades você pode desenvolver nas formações em Coaching. Para saber mais sobre as vantagens de investir em Coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. 

Agora, conte pra gente: você se considera um líder? Acredita que tem todas as habilidades necessárias para liderar? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Gostou do artigo? Que tipo de liderança você exerce? Comente e compartilhe em suas redes.

Copyright: 1315451216 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010