A importância do líder na motivação dos colaboradores

Líder

Veja qual a importância do líder na motivação dos colaboradores

 

É indiscutível que uma equipe é puro reflexo da gestão do líder. Mas como um líder deve agir para formar grandes profissionais e atingir grandes resultados? Continue a ler o artigo para entender qual é a resposta para essa questão.

O que é uma boa liderança

Uma boa liderança deve ter muitas características relacionadas à gestão e a empatia. Afinal, não adianta ser aficionado por resultados e esquecer-se do lado humano de uma empresa.

Então, além de trazer os resultados, o líder deve colaborar com o desenvolvimento e evolução dos seus liderados individualmente e coletivamente. Para conseguir esse feito, uma das mais funções de destaque desse profissional é motivar diariamente sua equipe. Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu tempo de forma inadequada, entre outros “tropeços profissionais”. E, tudo isso resulta em uma baixa produtividade.

Com certeza, liderar não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho mega power árduo, minucioso e que requer visão sistêmica. Porém, também é um trabalho mega power importante. Um a boa liderança alcança o empoderamento com louvor. Portanto, o líder deve estar sempre preparado para motivar.

Antes de entrar em desespero procurando por soluções para conseguir atingir esse nível de liderança, saiba que tudo leva tempo, dedicação, esforço e uma dose de estudos. Abaixo há algumas recomendações valiosas para você começar a trilhar o seu caminho de sucesso.

5 dicas para ser um bom líder

Como você leu, um líder é um funcionário que deve ser capaz de estimular o bom trabalho nele mesmo e nos membros da sua equipe. Se você é um líder, ou está se esforçando para isso, esse artigo traz algumas 5 poderosos conselhos para lhe ajudar nessa tarefa. Confira:

1 – Faça coaching: essa seção de dicas não poderia começar de outra forma! O método coaching melhora a liderança e a capacidade de levar a equipe aos bons resultados. Um líder coach sabe motivar diariamente, planejar as metas, delegar, acompanhar e conduzir tarefas. Além disso, ele compartilha seus conhecimentos, desenvolve seus profissionais e mostra o quão cada colaborador é importante para o alcance dos resultados.

2 – Tenha bons relacionamentos: um líder que cria e sustenta relacionamentos interpessoais saudáveis com os chefes mostra com exemplos como esse tipo de ação é possível e importante. Essa influência positiva abre espaço para que os liderados se sintam confortáveis a manterem boas relações com ele.

O curso em Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um excelente modo de criar ou aperfeiçoar a capacidade de entender outro ser humano com profundidade. Assim, é possível estabelecer conexões poderosas que realmente façam com que o líder entenda as necessidades de cada um do grupo. Para isso, as aulas teóricas e práticas ensinam como promover melhorias nos relacionamentos interpessoais do time; o que é a Teoria dos Perfis Comportamentais; como melhorar o processo de gestão de pessoas; como potencializar os processos de coaching; como exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento e como ensinar o mesmo para os outros do time; como otimizar os resultados dos treinamentos; e muitos outros temas super importantes.

3 – Atenção individualizada: cada membro da equipe tem habilidades e talentos individuais. Do mesmo modo, cada um possui expectativas e desejos pessoais e profissionais. Sendo assim, todos devem ser tratados de forma individual pelo líder, e este deve buscar alinhar os anseios do colaborador com os objetivos da empresa.

A formação em Psicologia Positiva do IBC é uma excelente forma de aprender a extrair o lado positivo de todas as situações da vida e ainda aprender com as lições que essa densa reflexão pode trazer. Além de conhecer mais sobre a área de estudo da psicologia positiva, o curso ensina sobre como despertar plenamente o potencial e capacidades individuais próprias e dos liderados para desenvolver o melhor de cada um dentro da empresa, estimulando o crescimento profissional e até pessoal. E tem mais! As aulas teóricas e práticas trazem conhecimento a respeito da compreensão positiva dos eventos psicológicos; de como criar novas perspectivas; de como identificar, praticar e experimentar as verdadeiras motivações; e muitos outros pontos interessantíssimos.

4 – Delegue: a atitude de transferir autoridade aos colaboradores faz com que se sintam parte do projeto e fiquem mais engajados. Lembre-se de que delegar não é transferir responsabilidade, na verdade é transferir autoridade a uma pessoa apta tecnicamente e emocionalmente para a realização da demanda.

O curso Leader Coach Training (LCT) também do IBC é ideal para construir a mentalidade de líderes de alta performance. A formação ensina sobre como fazer uma boa gestão do tempo e das atividades de acordo com as habilidades de cada um do time e dos objetivos da área e da empresa; como desenvolver as capacidades técnicas de cada membro sem deixar de cumprir com as metas gerais; como melhorar os canais de comunicação entre o grupo; como aumentar os índices de satisfação e do clima organizacional; e muitos outros pontos essenciais para uma boa liderança.

5 – Dê feedback: esta é uma maneira de o líder reconhecer um trabalho bem feito, evidenciar as qualidades do liderado, como também um modo assertivo de corrigir falhas técnicas e de comportamento por meio da sua instrução. Sempre que possível faça um elogio em público, e caso não seja essa a situação, chame o colaborador para receber o feedback reservadamente.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) é a mais completa e moderna do Brasil quando o assunto é coaching. O curso do Instituto Brasileiro de Coaching é uma excelente forma de encontrar a melhor versão de si mesmo tanto no âmbito profissional quanto pessoal. As aulas teóricas e práticas ensinam sobre o que é e como aplicar o autofeedback e o feedback 360°; quais são os conceitos básicos do coaching; o que é processo evolutivo; o que são crenças limitadoras e como eliminá-las; os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; virtudes da liderança; e muitos outros temas incríveis.

Após completar o curso, você terá 6 certificações que são a Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Como se não bastasse, o PSC tem reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching internacionais, que são o International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Você tem mais alguma recomendação? É só escrever nos comentários!

Hora da sua jogada

Agora é sua vez de mover a sua peça e fazer um xeque-mate! Não deixe que os seus liderados não enxerguem você como o exemplo a ser seguido.

Para que isso não aconteça, invista na sua educação contínua com o coaching. Encontre o curso ideal ao navegar pelo site do Instituto Brasileiro de Coaching. Com certeza, há uma formação que combina com o seu momento profissional e pessoa. Faça desse seu investimento em educação, um importante passo para a sua evolução profissional e pessoal.

A partir das sessões de coaching, você irá aprender a ser o protagonista do seu próprio destino e a transformar as suas palavras positivas em ações positivas. Com o seu progresso, o seu time irá perceber o seu esforço e a sua dedicação em busca da evolução de todos e do alcance dos melhores resultados para a área e para a empresa.

 

Copyright: 761153062 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nd3000

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010