Os melhores filmes de estratégia

filmes-de-estratégia
Além de um excelente entretenimento, os filmes podem passar importantes mensagens de estratégia

Entre as diversas habilidades que um líder de alta performance deve ter, destaca-se a capacidade de visão estratégica, que diz respeito a saber como utilizar seus recursos financeiros e para gerar resultados extraordinários em curto espaço de tempo, de maneira crescente e contínua, sempre de forma sustentável e humanizada. Trata-se de um grande desafio, mas possível de ser atingido, desde que haja bom senso de análise e planejamento para que as estratégias sejam efetivas em direção aos objetivos desejados.

Conheça as técnicas que farão de você um estrategista nato!
Baixe gratuitamente meu livro “Leader Coach”, torne-se extraordinário!

Lista de 10 Filmes de Estratégia

Para te inspirar a buscar estratégias mais eficazes para os seus negócios e também para outros campos da sua vida, separei uma lista com 10 ótimos filmes que destacam a importância do pensamento estratégico. Se você quer desenvolver seu senso estratégico, prepare a pipoca, escolha o filme e aperte o play!

A ORIGEM

O filme conta a história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um habilidoso ladrão que rouba pensamentos subconscientes das pessoas enquanto elas dormem, hora em que estão mais vulneráveis. Esta habilidade faz com que Cobb se torne um fugitivo internacional proibido de voltar a seu país. Em torno desta trama, a capacidade estratégica é trabalhada de forma perspicaz, já que o personagem principal precisa encontrar o ponto de partida de toda a história, ou seja, a origem.

UMA SAÍDA DE MESTRE

Trata-se do remake de um famoso filme da década de 60, chamado “Um Golpe à Italiana”. Na versão refilmada, o personagem Charlie Croker (Mark Wahlberg) e seu bando fazem o roubo do século: 35 milhões de dólares em barras de ouro. Porém, Steve (Edward Norton) passa a perna em seus parceiros e resolve fugir sozinho com o dinheiro. Após um tempo, Steve é descoberto morando em Los Angeles, em uma mansão bastante protegida. Para reivindicar o que lhes pertence, Charlie e o grupo procuram a ajuda de Stella (Charlize Theron), uma expert em segurança. Na trama, a estratégia usada para que o roubo aconteça é complicada, existindo muitos obstáculos a serem vencidos.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Em Missão Impossível, Ethan Hunt (Tom Cruise) é um agente secreto que sempre é designado para as missões mais impossíveis que se pode imaginar. Repleto de ação e cenas de suspense, o filme traz uma importante mensagem estratégica: às vezes é necessário agir com improviso, já que nem sempre o planejado acontece.

TRÓIA

Você já ouviu falar em “presente de grego”, não é mesmo? Este filme mostra com exatidão o significado desta expressão. Esta obra retrata a história da Guerra de Tróia, ocorrida entre os anos 1.300 e 1.200 a.C.Os gregos eram conhecidos por seu alto conhecimento teórico, enquanto os troianos eram familiares às batalhas. O filme destaca a importância de agir estrategicamente em confrontos. Mostra ainda o quão importante é conhecer a si mesmo e reconhecer suas próprias habilidades. Para saber mais sobre a história, assista o filme.

UM PLANO BRILHANTE

Aqui, o foco é o planejamento estratégico financeiro. Na história, Richard (Pierce Brosnan) está prestes a se aposentar e perde todo o dinheiro investido ao longo de sua vida, juntamente com o de toda empresa, para um investidor francês sem escrúpulos. Para recuperar o dinheiro investido, Richard conta com a ajuda de sua ex-mulher para traçar estratégias que lhe ajudem a alcançar o seu objetivo.

11 HOMENS E UM SEGREDO

Dirigido por Steven Soderbergh, “11 homens e um segredo” ressalta a importância de ter profissionais comprometidos e talentosos para que as tarefas sejam executadas com a excelência necessária. O filme conta a história de Danny Ocean (George Clooney), um ex-presidiário que tem o plano de assaltar os principais cassinos de Las Vegas em uma única noite. Para isso, ele se junta a 11 especialistas que possuem as habilidades necessárias para atingir este objetivo. Ocean toma a frente da operação e estabelece três regras: não roubar quem realmente não mereça, não ferir ninguém e seguir o plano, aconteça o que acontecer.

O PAGAMENTO

Se você tem dúvidas sobre a importância da gestão de tarefas e da padronização de processos, este filme vai te ajudar a rever seus conceitos. O filme conta a história de Michael Jennings, um gênio da informática que utiliza seu trabalho para recriar ideias em cima de produtos já existentes. Na trama, seu próximo trabalho vale bastante dinheiro, mas sua memória precisa ser apagada ao final da execução da tarefa, por uma questão de segurança. Quando o trabalho acaba, o pagamento não está onde deveria e, em seu lugar, existe um envelope com itens pessoais aleatórios.

A ÚLTIMA FORTALEZA

Aqui,encontramos lições valiosas sobre recomeços em nossa vida profissional. Aplicando para o mundo corporativo, este filme destaca a importância de ter um bom plano de carreira nas organizações empresariais. A narrativa conta a história de um general condecorado que acaba perdendo injustamente sua patente e sendo condenado a passar o resto da sua vida numa penitenciária. Este filme inspira e motiva as pessoas a fazerem o melhor possível, independentemente da situação em que estejam.

 O JOGO DA IMITAÇÃO

Baseado na história do matemático Alan Turing – interpretado por Benedict Cumberbatch. A história se passa na Segunda Guerra Mundial e fala sobre a importância de aliar as habilidades profissionais com as habilidades i
nterpessoais. Turing é um excelente matemático, mas para colocar seu grande projeto em prática, precisa superar suas dificuldades em se relacionar com a equipe.

O PATRIOTA 

Este filme é indicado para refletir sobre as relações familiares no ambiente de trabalho. “O Patriota” se passa na Guerra da Independência dos Estados Unidos e conta a história de Benjamin Martin – interpretado por Mel Gibson. Na história, Martin opta por se afastar dos combates para proteger a família. Mas, o ingresso de seu filho aos combates o faz repensar sua volta para a guerra. Ser pai e líder – sobretudo, em situações de guerra – não é fácil. Outra lição importante é a respeito da mudança de carreira e como este tipo de iniciativa precisa ser planejada e não decidida pelo calor das emoções.

E você, conhece outros filmes que passam mensagens estratégicas? Use o espaço abaixo para nos contar. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Fer Gregory 169841852 https://www.shutterstock.com/pt/g/Fer+Gregory

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010