Conheça as principais características do desenvolvimento organizacional

desenvolvimento organizacional nas empresas

Características de um desenvolvimento organizacional bem aplicado

As constantes mudanças do mercado e a alta concorrência exigem que as empresas, para continuarem existindo, se adaptem e controlem as eventuais crises e momentos de turbulência que podem ocorrer em seus ambientes. Nos últimos anos, o conceito de desenvolvimento organizacional surgiu no intuito de auxiliar as organizações quanto ao seu funcionamento eficaz, mesmo diante das mudanças que podem ocorrer no ambiente.

O desenvolvimento organizacional diz respeito a uma estratégia que visa, por meio da compreensão dos ambientes internos e externos, a mudar certos comportamentos, padrões, crenças, valores e atitudes dos profissionais, a fim de evidenciar o que a empresa considera adequado nesses ambientes.

Ao implementar o desenvolvimento organizacional, a empresa gera mudanças, tanto no comportamento humano, como em sua estrutura. Dessa forma, ela se torna mais adaptável às novas tecnologias e aos constantes desafios do mercado, sendo capaz de estabelecer metas mais assertivas.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Objetivos do desenvolvimento organizacional

Outros objetivos do desenvolvimento organizacional são:

  • Criar um ambiente dinâmico entre os colaboradores;
  • Fazer com que os profissionais sintam-se parte fundamental em relação aos processos desenvolvidos;
  • Promover mais qualidade de vida às pessoas que compõem a organização;
  • Compartilhar entre todos os objetivos comuns da empresa;
  • Descentralizar o controle organizacional;
  • Proporcionar aumento da motivação aos profissionais;
  • Permitir que os conflitos e as soluções sejam discutidos entre todos;
  • Aumentar o comprometimento e a lealdade dos colaboradores;
  • Estreitar a relação gestor/profissional;
  • Promover o espírito de equipe;
  • Facilitar a adaptação do quadro de colaboradores ao ambiente externo;
  • Gerar aprendizagem por meio da experiência;
  • Estabelecer planos de ação mais congruentes com a realidade da organização.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como implementar o desenvolvimento organizacional?

Para que o desenvolvimento organizacional seja eficaz para uma empresa, seus colaboradores e seus processos, algumas etapas precisam ser contempladas. Confira quais são elas a seguir:

1ª etapa: preparação

A organização informa aos profissionais quais mudanças são necessárias, os passos de todo o processo, como cada alteração influencia nas funções desempenhadas na empresa, quais colaboradores e setores serão mais afetados etc. Dessa forma, toda a organização se antecipa quanto às mudanças que ocorrerão e participa de todo o processo.

Essa mobilização inicial acontece a partir do momento em que são diagnosticados problemas ou pontos que podem ser melhorados na organização da empresa e na condução dos seus processos. O desenvolvimento organizacional visa a resolver essas questões e promover crescimento.

2ª etapa: planejamento

O gestor e a equipe planejam o trabalho necessário para que a mudança seja implementada. Nessa etapa, devem ser definidos os planos de ação, os objetivos a serem atingidos e as alternativas (caso as mudanças propostas não sejam efetivas), além dos resultados esperados.

É preciso refletir sobre como as mudanças podem influenciar na performance dos profissionais, treinar e capacitar a equipe com os conhecimentos necessários e monitorar e avaliar se as mudanças realmente estão sendo implementadas. Todo esse processo precisa ser definido com etapas e prazos claros para cada uma delas. Tudo isso deve constar num documento, preferencialmente de acesso livre a todos os envolvidos.

3ª etapa: estruturas de transição

A empresa gerencia e monitora o processo de mudança, identifica os contratempos que podem dificultar a transição, estabelece instruções e controla os momentos de ansiedade e estresse que ocorrerem entre os profissionais durante o processo de mudança.

Além disso, a organização também cria canais de comunicação para reforçar a importância das modificações, esclarece os motivos pelos quais elas são necessárias e qual é a participação de cada colaborador para que elas ocorram e realiza reuniões para sanar dúvidas frequentes, resolver problemas, dar e receber feedbacks construtivos e atualizar os profissionais a respeito do processo de transição.

Essa mudança pode consistir na adoção de uma nova política interna, na reformulação de departamentos, na realização de novos treinamentos de capacitação profissional, da implantação de novas tecnologias, na reestruturação de processos internos, entre outras questões, conforme os objetivos que a empresa tenha definido.

4ª etapa: implementação

A empresa oferece aos profissionais treinamentos e capacitações, além de acompanhar se os mesmos estão de fato trabalhando de acordo com a cultura organizacional exigida. Nessa etapa, é destacada a importância do processo de mudança por meio do estímulo do trabalho em equipe, do encorajamento, do auxílio aos colaboradores que tiverem mais dificuldade no momento de transição e do monitoramento do processo.

Nesse momento, é preciso avaliar se a adoção das novas estratégias organizacionais está ou não surtindo os efeitos desejados. Se estiver, é só dar continuidade. Se não estiver, é preciso recalcular a rota e pensar em novas estratégias para que as mudanças desejadas sejam postas em prática. Um simples questionário junto ao quadro de funcionários já ajuda a saber como as modificações estão sendo percebidas.

5ª etapa: recompensa

O processo de mudança foi implementado, todos os colaboradores trabalharam arduamente e, dessa forma, a organização atingiu os resultados que desejava. Agora é o momento de dividir com todos os envolvidos o sucesso alcançado por meio das mudanças realizadas. A partir de incentivos e recompensas, a empresa evidencia e reconhece o trabalho realizado pelos colaboradores que contribuíram com a implementação do desenvolvimento organizacional da mesma.

Uma empresa, para que continue atuante no mercado e acompanhe as tendências do momento, uma hora ou outra, precisa se reinventar e promover mudanças, tanto estruturais, quanto comportamentais. Nesse sentido, executar um desenvolvimento organizacional eficiente se faz totalmente necessário para que os colaboradores trabalhem e acompanhem todo o processo de mudança. Assim, eles poderão auxiliar a empresa no alcance de resultados de excelência.

Se você fizer uma pesquisa sobre as grandes empresas mundiais, como é o caso da Apple, perceberá que todas elas estão constantemente apostando na inovação e no fortalecimento de seus ideais junto ao seu time de funcionários. Por isso, se você deseja que a sua empresa também cresça e torne-se uma grande referência em seu segmento de atuação, inspire-se no desenvolvimento organizacional das grandes corporações.

E a sua empresa? Precisa implementar o desenvolvimento organizacional em suas atividades? Você já passou por algum processo semelhante ao longo de sua trajetória profissional? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que possam se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais.

Copyright: 572031901 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010