Saiba como lidar com a falta de objetividade em sua empresa

falta de objetividade

Uma empresa que não sabe o que quer tende a complicar processos, utilizar linguagem confusa, caminhar sem direção, além de perder tempo, recursos e espaço para a concorrência.

Uma empresa que não sabe o que quer tende a complicar processos, utilizar linguagem confusa, caminhar sem direção, além de perder tempo, recursos e espaço para a concorrência. Portanto, identificar o estado atual e o estado desejado é um princípio básico para o alcance de resultados e crescimento contínuo.

Digo isso, pois de nada adianta ter recursos financeiros, por exemplo, se você não sabe como aplicá-lo para manter a sua empresa atuante e competitiva no mercado, por meio dos objetivos que deseja alcançar em curto, médio e longo prazos.

Assim, o foco deste novo conteúdo que estou escrevendo hoje é voltado para você, empresário e empreendedor, que já tem uma empresa no mercado, mas não tem os objetivos muitos bem definidos. Acompanhe-me nesta leitura e saiba como lidar com a falta de objetividade em seus negócios.

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Mas o que podemos chamar de Objetividade?

Quando falamos de objetividade, estamos falando da importância de saber de maneira clara o que deve ser feito, de que forma e em que espaço de tempo para atingir determinado resultado desejado. Para isso, é fundamental que se tenha a certeza de que os projetos são realizados com propósito e finalidade.

Assim, para que uma organização gere mudanças positivas e duradouras, consiga ter domínio do tempo e de suas capacidades, acessando seu potencial pleno, é necessário definitivamente eliminar a falta de objetividade, visto que ela pode ser altamente prejudicial aos seus negócios.

Como a falta de objetividade pode prejudicar?

Agora que já sabemos o que é objetividade em um negócio, bem como a sua importância para que ele se mantenha no mercado, vou falar como a falta de objetivos empresariais pode prejudicar, de maneira significativa todo e qualquer tipo de empresa.

O trabalho de excelência fica de lado

Quando as pessoas dentro de uma empresa não sabem para onde devem ir, ou seja, não têm um direcionamento, elas acabam entregando aquilo que está ao seu alcance. Não que isso seja de todo ruim, o problema é que o seu potencial infinito deixa de ser explorado e elas acabam não dando o melhor de si.

A consequência disso é a entrega de um trabalho de qualquer jeito, sem o cuidado necessário para que ele saia com a excelência que o mercado espera.

Ocorrem gastos desnecessários

A questão da falta de objetividade gera muitos gastos desnecessários para empresários. Quando falo de gastos, não estou focando apenas no financeiro, estou falando também de recursos humanos e materiais também.

Isso acontece, pois quando não se sabe para onde se está indo, os motivos pelos quais uma ou outra atividade está sendo realizada, acaba-se utilizando recursos de maneira desordenada, o que impacta diretamente no caixa da organização.

Afeta a motivação dos colaboradores

Para se sentirem satisfeitos profissionalmente, os colaboradores de uma empresa precisam de direcionamento, precisam saber o motivo pelo qual realizam suas atividades e aonde vão chegar com cada uma das tarefas que desempenham.

Quando não sabem o por que estão ali, pouco a pouco vão perdendo a motivação e o entusiasmo de desempenharem suas funções na empresa. A consequência de profissionais desmotivados é que os negócios deixam de ser competitivos no mercado, uma vez que os resultados demoram ainda mais para serem alcançados.

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3 maneiras de eliminar a falta de objetividade

Confira abaixo as formas mais efetivas para eliminar a falta de objetividade e conquistar mais e melhores resultados:

Defina metas e objetivos

Primeiramente é preciso compreender de maneira clara o estado desejado da organização e dividir este em metas e objetivos. Quanto mais especificado, melhor! Veja o exemplo abaixo:

Objetivo: Ser referência em vendas no mercado de tecnologia no Brasil. Meta: Superar o número de vendas do mercado local, regional e nacional. Para isso, cada vendedor ficará responsável em faturar (x) por mês, refletindo em (x valor) por semana e (x valor) por dia.

Basicamente, o objetivo é a definição do alvo esperado e as metas são ações práticas que levarão ao alcance do mesmo.

Plano de ação

Gere uma lista de ações necessárias a serem concretizadas, prepare um cronograma, aloque recursos, identifique possíveis problemas, atribua tarefas aos profissionais de acordo com suas funções e habilidades. Tudo isso já é um grande começo para que a falta de objetividade seja eliminada e, finalmente, seus colaboradores saibam por qual motivo estão trabalhando.

Um dos métodos mais utilizados para organizar e colocar em prática um Plano de Ações é o sistema 5W2H, que permite fazer um mapeamento detalhado de todas as suas atividades do início até o alcance de sua meta.

Veja abaixo as definições de cada passo e comece a montar seu planejamento, seguindo esta organização e respondendo às seguintes questões:

  • What – O que será feito? (Etapas);
  • Why – Por que será feito? (Justificativa);
  • Where – Onde será feito? (Local);
  • When – Quando será feito (Tempo);
  • Who – Por quem será feito? (Responsável/Responsáveis);
  • How – Como será feito? (Método);
  • HowMuch – Quanto custará fazer? (Valor do investimento);

A partir deste esquema, é possível organizar um plano de ações e elencar as principais informações para planejar, com assertividade, o passo a passo dos projetos da empresa. Este é um modelo que pode ser adaptado de acordo com as especificidades de cada objetivo.

Conte com o Coaching

O Coaching corporativo é uma modalidade de Coaching direcionada para empresas que visam potencializar seus resultados. Por meio de suas técnicas, ferramentas e práticas, o método atende às seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.

Para assegurar que todos esses fatores contribuam continuamente para o crescimento da empresa, o Coaching trabalha no sentido de ajudar a administrar de forma assertiva seu tempo, liderar com confiança seus colaboradores, delegar com êxito, tomar decisões com mais facilidade. Isso porque a metodologia desenvolve todas essas aptidões, tornando espontâneas as atitudes favoráveis ao alcance das metas e objetivos.

Com estas dicas, existem grandes chances de que a sua empresa finalmente comece a tomar a rota do crescimento, que você tanto almeja. Invista em cada uma delas e usufrua de todos os resultados.

E sua empresa, tem sido objetiva o suficiente? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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