No stress: saiba quais são as profissões mais estressantes

No stress: saiba quais são as profissões mais estressantes

Todas as profissões apresentam algum grau de pressão e estresse.


 
Todas as profissões, sejam em maior ou menor grau, têm níveis de pressão e estresse. Existem algumas mais estressantes, devido às cobranças, prazos curtos para serem cumpridos, tarefas de difícil execução, que são algumas das muitas situações em que o estresse pode surgir. Aqui, não quero dizer que a superação de nossos limites e a sensação de ser útil não seja algo bom.

Quando superamos desafios profissionais, nos tornamos melhores. A partir do momento que nos deparamos com excesso de tarefas em um ambiente de trabalho tenso e hostil, já não estamos superando limites e sim, estamos sob situações de estresse.

É importante salientar que existem funções que são exercidas sob forte pressão e nem por isso, são encaradas como funções estressantes. Em alguns casos, ela (a pressão) pode contribuir para a melhora de funções cognitivas e comportamentais. A pressão se torna algo nocivo (e um possível estresse) quando não há a devida administração deste estado mental. Para se ter uma ideia, 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono, ansiedade e dores musculares, causados, diretamente, pelo estresse.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Assim, para que você fique por dentro, vou compartilhar algumas das profissões que têm sofrido por conta do estresse e da pressão. E se você for um destes profissionais e estiver passando por momentos de dificuldades emocionais, leia o artigo até o final, pois também vou compartilhar dicas para lidar da melhor maneira possível com o estresse, desafios e adversidades no trabalho.

Quais são as profissões mais estressantes?

Veja, a seguir, quais são as profissões que mais causam estresse e possíveis doenças ocupacionais, como ansiedade, síndrome de burnout, depressão, entre outras.

1- Profissional de T.I

Estes profissionais passam por várias situações de estresse oriundas da complexidade de sua profissão, longas jornadas de trabalho e por lidar com equipes de T.I compostas por um número insuficiente de colaboradores.

Além disso, são indivíduos que precisam lidar, constantemente, com crises, uma vez que em suas mãos está a responsabilidade por resolver problemas que as demais pessoas não conseguem, e caso não consigam, ou algum tipo de erro ou falha aconteça, as cobranças serão todas direcionadas a eles.

2- Operador de Telemarketing

Trabalhar em um ambiente com cobranças constantes por resultados, com intervalos curtos para alimentação e descanso, tendo de lidar o tempo todo com a resolução de conflitos e situações problemáticas, são fatores que contribuem para que estes profissionais fiquem bastante estressados.

Para contribuir com tudo isso, são pessoas que, além de terem de lidar com a pressão e cobrança de dentro da empresa em que trabalham, por parte de gestores, ainda precisam, em alguns momentos, lidar com ofensas por parte dos clientes, que direcionam e descarregam toda a sua insatisfação em cima dos atendentes.

3- Professor

Longas jornadas de trabalho, poucos recursos para trabalhar, conflitos com pais e alunos, entre eles diversos casos de agressão, que já tivemos a oportunidade de acompanhar pelos noticiários e redes sociais; acúmulo de tarefas, entre muitas outras situações, são os principais fatores do estresse de professores.

Uma das profissões mais nobres de nosso país, os professores precisam lidar com frequência com a desvalorização que sofrem , principalmente no que diz respeito às questões financeiros, o que torna esta profissão estressante, tendo como consequência as mais famosas doenças ocupacionais.

4- Engenheiro

A Engenharia é uma das áreas mais amplas que existem entre as profissões e que requer de seus profissionais o máximo de responsabilidade, principalmente quando se fala de engenheiros civis, que são responsáveis pelas construções de imensas obras e um pequeno erro o ou desvio pode custar a vida de centenas e até milhares de pessoas.

5- Médico

Ser obrigado a permanecer disponível para os pacientes praticamente 24 horas por dia, ter uma carga de trabalho extremamente fatigante, além de ter a vida e a morte em suas mãos o tempo todo, contribuem para o estresse constante dos médicos.

A importância de se cuidar

É claro que muitas vezes as coisas fogem ao nosso controle e acabamos sendo engolidos por nossas responsabilidades profissionais. Entretanto, é essencial que busquemos o equilíbrio entre estas responsabilidades e nossa saúde mental, para que assim não cedamos ao estresse e às demais doenças que lhe acompanham.

Assim, diminuir o ritmo, fazer exercícios físicos, ter mais momentos de lazer, investir em um hobby, cuidar da saúde física, mental, emocional e até mesmo espiritual, são alguns dos passos que podem lhe ajudar a lidar com estas as situações de estresse de sua profissão, independentemente de ser uma das profissões citadas acima ou não.

Vale ressaltar que é importante buscar formas para aliviar o stress e garantir qualidade de vida. É preciso também reconhecer quando exercer a sua função tem sido mais uma fonte de estresse do que de satisfação.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Dessa maneira, o fundamental é seguir adiante e levar o trabalho não como o peso a ser carregado nas costas, mas sim como uma de suas fontes de satisfação e realização, uma vez que ele faz parte de nossa vida e, em muitas situações, nos eleva quando precisamos.

Com estas dicas, tenho certeza que você estará pronto para lidar, da melhor maneira possível, com as situações estressantes de sua profissão e de seu trabalho, e seguir em frente, com qualidade de vida e se sentindo realizado e feliz em todos os aspectos de seu ser.

E você, conhece outras profissões altamente estressantes? A sua profissão é ou não estressante? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Imagem: Syda Productions / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010