O que é inteligência coletiva?

A inteligência coletiva é a somatória das inteligências individuais, que compartilhadas por toda a sociedade.

Desenvolvido por Pierre Lévy, o conceito de inteligência coletiva possibilita o partilhamento da memória, da percepção e da imaginação, resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos.

Inteligência coletiva é toda forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet. Neste exemplo da internet, podemos considerar o site Wikipedia, que tem conteúdos construídos pelos próprios usuários que interagem e acessam a página.

A inteligência coletiva, portanto, é um princípio em que as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por um grupo de pessoas ou pela sociedade como um todo. Trata-se de um conceito que foi potencializado e ganhou muita força a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação.

Inteligência coletiva e a evolução da humanidade

A evolução do homem foi possível graças às habilidades que foram desenvolvidas ao longo do tempo, tais como:

  • Construção de diálogos, que compreendem um mundo de significados;
  • Capacidade de contar histórias e perceber o tempo;
  • Organização dos pensamentos, e estabelecimento de uma relação entre causa e efeito.

Quando contamos uma história a alguém, as pessoas guardam o que foi narrado, e este conhecimento será somado ao acervo da humanidade. Isso é inteligência coletiva, uma forma de estabelecer uma boa gestão de conhecimento.

A importância da inteligência coletiva

A inteligência coletiva é uma forma de valorização das capacidades individuais, que coloca em sinergia os indivíduos por meio da tecnologia e permite que eles compartilhem o que a humanidade possui de mais poderoso: a inteligência.

As práticas de inteligência coletiva têm uma considerável influência sobre as formas de distribuição, acesso e construção do conhecimento em ambientes digitais. Estimular a inteligência coletiva em seu local de trabalho é uma ótima forma de construir um acervo de informações úteis para serem aplicadas no dia a dia.

E você? Concorda com essa teoria? Compartilhe conosco o que você faz para desenvolver a inteligência coletiva dentro da organização em que se encontra.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: HuHu / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010