O que é modelo mental?

Modelo Mental Saiba o que é um Modelo Mental

 

Todo ser humano tem a sua própria forma de enxergar o universo ao seu redor e de reagir a este. Isso porque somos indivíduos com formações de vida diferentes, formações acadêmicas também distintas, que vivemos experiências únicas e particulares, tendo tudo isso o grande poder de nos moldar em nossa totalidade. 

Estes pontos que nos definem enquanto indivíduos, acabam por se refletir em nossa forma de pensar, bem como em nosso comportamentos e atitudes, o que pode trazer resultados positivos ou negativos para a nossa vida, tudo vai depender da maneira como nos posicionamos diante desta. 

Tudo isso que abordei até aqui tem a ver com o assunto que vou tratar no artigo de hoje, que é o modelo mental e sua influência sobre a nossa vida como um todo. Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender um pouco mais sobre este poderoso tema. 

Ressignifique seus pensamentos e adquira um mindset poderoso!
Conheça o “Detox da Mente” e descubra como viver mais leve e feliz!

Entendendo o conceito de modelo mental

O modelo mental é um mecanismo do pensamento que representa a realidade externa. Trata-se de uma das formas mais utilizadas pelas pessoas para representar o mundo e ver e interpretar os acontecimentos em volta.

São os modelos mentais de cada um que definem como o indivíduo percebe o que acontece à sua volta, como ele irá se sentir com cada evento, como ele pensa e como irá agir. Cada pessoa tem seu modelo mental, que é resultado de todas as suas experiências, história de vida e situações.

A maioria das pessoas tem dificuldade para abrir mão de seus modelos mentais, e muitos acreditam que sua maneira particular de ver as coisas é melhor do que o modelo mental dos outros. Muitos conflitos podem surgir por conta disso, e é preciso ficar atento para não acabar preso a um único modelo de pensamento, achando sempre que o seu faz mais sentido do que os das pessoas ao redor.

Quatro fontes dos modelos mentais

Os modelos mentais são provenientes de quatro fontes. São elas:

Primeiro filtro: sistema nervoso

Cada pessoa possui um tipo de limitação fisiológica que a impede de perceber certos acontecimentos e, como consequência, há o impedimento da capacidade de agir.

Segundo filtro: linguagem

É por meio dela que se estabelece a comunicação e estrutura a consciência do ser humano. Isso acontece porque cada indivíduo, ao passar uma informação, irá pintá-las apenas com as cores de sua percepção.

Terceiro filtro: cultura

Grande parte dos autores considera a cultura como um modelo mental coletivo, já que esses modelos são desenvolvidos com base nas experiências compartilhadas dentro de famílias, organizações, empresas e nações.

Quarto filtro: história pessoal

Nesse modelo, raça, sexo, nacionalidade, origem étnica e família têm influência na constituição dos modelos mentais individuais.

Modelos Mentais que bloqueiam a evolução

Existem algumas frases e argumentos que utilizamos e damos a nós mesmos e às pessoas que nos rodeiam, e que acabam por bloquear, não só a nossa evolução, mas também a nossa criatividade, intuição, entre outros aspectos de nossa personalidade. Eles fazem parte do modelo mental de muitas pessoas, sendo determinantes para seu sucesso ou fracasso. 

Continue a leitura e confira quais são eles:

  • Isso nunca vai dar certo;
  • Não sou criativo;
  • Criatividade é coisa de artistas;
  • Já tentei e não deu certo;
  • Não vou gostar;
  • Em time que está ganhando não se mexe;
  • Sempre foi feito assim, para que mudar?;
  • Isso é bobagem, pare de inventar.

É essencial ter muito cuidado com as frases acima, pois elas podem bloquear suas atividades e impedir seu crescimento e desenvolvimento. Lembre-se: você é capaz de ampliar seus modelos mentais e alcançar tudo aquilo que desejar. Seja um ampliador de pensamentos positivos e contribua de forma significativa para a própria evolução, para sua família, empresa, comunidade e a todos a sua volta.

Para que você entenda com ainda mais profundidade como o nosso modelo mental tem poder e influência sobre nossas ações, compartilho o vídeo abaixo, em que mostro de que maneira a nosso cérebro funciona em determinadas situações:

Como desenvolver um modelo mental positivo?

Muitas vezes, nós caímos na armadilha de reproduzir as frases acima de forma completamente inconsciente. Assim, quando menos percebemos, tudo ao nosso redor não está dando certo, nossas relações não estão saudáveis, nossa postura diante da vida é apenas de viver reclamando e não conseguimos enxergar o lado positivo em absolutamente nada. 

Como eu disse, é preciso tomar bastante cuidado com o que estamos reproduzindo e com os pensamentos que cultivamos em nossa mente, pois tudo isso vai determinar os resultados que obtemos ao longo de nossa jornada. 

Se você leu o que escrevi e se identificou, saiba que nem tudo está perdido, uma vez que é perfeitamente possível desenvolver um modelo mental positivo, que te ajude a ter uma vida muito mais plena e realizada. Confira abaixo como isso é possível:

Desenvolva sua inteligência e habilidades

O primeiro passo que você deve dar rumo ao modelo mental positivo é investir no desenvolvimento de sua inteligência e habilidades. O que quero dizer é que você deve investir em práticas que lhe permitam aprimorar os conhecimentos, habilidades e competências que já possui, bem como adquirir novos, para que assim seus resultados sejam verdadeiramente transformados e, com isso, você comece a enxergar que pode sim alcançar as metas e objetivos que tanto almeja em sua vida.

Supere seus limites através de seus aprendizados

O passo seguinte que você deve dar é no sentido de aproveitar os aprendizados que obtêm durante a sua existência para superar os limites que você acredita ter. Isso porque são as experiências pelas quais passamos ao longo da vida, principalmente as negativas, que nos mostram o quão forte somos e lançam luz justamente sobre habilidades e competências que não sabíamos que tínhamos até então, nos dando, assim a capacidade de vencer as crenças limitantes, que nos impedem de crescer e evoluir continuamente. 

Aceite os desafios que a vida traz

Ao ficarmos diante das adversidades que a vida nos traz, muitos de nós tende a se revoltar, reclamar e não aceitar tudo o que está acontecendo. Entretanto, se queremos desenvolver um mindset positivo, devemos quebrar este ciclo e enxergar os desafios como grandes oportunidades de superação e crescimento. 

Assim, a minha dica é que você abrace os desafios, dificuldades e adversidades que a vida lhe trouxer, pois a partir de cada uma delas, você conseguirá se tornar um ser humano melhor, mais desenvolvido e poderá alcançar suas metas e objetivos, pessoais e profissionais, de forma muito mais acelerada. 

Aprenda com seus erros

Outra coisa com a qual temos grande dificuldade de lidar é com os erros e com as falhas que acontecem e que cometemos. Geralmente tendemos a ficar revoltados, comportamento este que não ajuda em nada, pelo contrário, só nos faz permanecer no mesmo lugar. 

Aqui a minha dica é que você passe a enxergar os seus erros como grandes oportunidades de aprendizado e crescimento, pois a partir deles você saberá onde estava falhando e poderá corrigir nas próximas vezes que tentar. 

Ressignifique seus pensamentos e adquira um mindset poderoso!
Conheça o “Detox da Mente” e descubra como viver mais leve e feliz!

Faça Coaching!

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano e profissional que mais cresce no Brasil e no mundo e que tem ajudado cada vez mais pessoas a alcançarem a alta performance. 

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, verdadeiramente eficazes, compartilhadas em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, você será capaz, em um curto espaço de tempo, de desenvolver um modelo mental positivo, que te ajude a lidar melhor com desafios e mudanças, a aprimorar a sua inteligência emocional, bem como suas habilidades e competências, para que assim, você consiga aprender com os seus erros e aproveitar ainda mais as oportunidades que a vida te traz. 

Trata-se de um processo extraordinário, que está transformando a vida pessoal e profissional de muitas pessoas que se permitiram ir além em suas histórias!

Está para mudar a sua forma de ver o mundo e alcançar resultados extraordinários com isso?

Gostou do meu artigo de hoje, Ser de Luz? Acredita que é possível mudar o seu modelo mental positivamente a partir de agora? Deixe seu comentário abaixo, me contando o que achou e lembre-se de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: lassedesignen / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010