O que podemos aprender com o período sabático de Evaristo Costa

evaristo-sandra

Evaristo Costa anuncia sua saída da Tv Globo para ter um período sabático.


Um das personalidades mais amadas pela internet brasileira (e também pelos espectadores) se despediu da bancada do Jornal Hoje. Depois de 22 anos como colaborador de um dos maiores grupos de comunicação do país – destes, 14 foram como apresentador do jornal – Evaristo Costa anunciou sua saída e declarou que iria começar o seu período sabático, causando uma grande comoção por parte dos fãs deste profissional nada comum.

Dono de um carisma único, Evaristo conquistou vários seguidores em suas redes sociais com seu jeito despojado de responder tweets (publicações feitas no Twitter) e comentários no Instagram. Mas o tema de hoje não é o modo como Evaristo se comunica nas redes sociais; hoje, quero falar sobre sua decisão de parar.

Em um vídeo gravado e publicado por ele mesmo em 27 de julho, Evaristo – ou Eva, para quem o segue nas redes sociais – agradece a sua família pela compreensão e apoio que recebeu durante os finais de semana que esteve ausente em virtude do trabalho. Trabalho que começou no programa Mais Você, passando pelo Fantástico e Jornal Hoje, como repórter, garoto do tempo e âncora. Ao falar da família e do tempo que esteve ausente, Evaristo mostra o quão importante é o relacionamento com quem amamos e com que nos ama.

Muitas vezes nos dedicamos ao nosso trabalho com tanto afinco, com o desejo de oferecer aos nossos familiares o melhor que podemos. Trabalhos com cargas horárias exaustivas, que nos garantem recursos financeiros mas nos mantém afastados por um longo tempo de nossos cônjuges, filhos, pais e irmãos. Desejar e lutar para que eles tenham o melhor, não é errado, mas o nosso melhor só vem quando estamos afastados? Com certeza, não!

Por que é importante parar?

O período sabático é uma pausa definida pelo profissional em suas atividades, esse período pode durar meses ou até anos, dependendo da necessidade do profissional. É um tempo destinado para que este profissional se renove e  reinvente. Assim como Evaristo, muitos profissionais escolhem passar por um período sabático pois desejam estar mais próximos de seus familiares, cansados da rotina ou se sentem estagnados em suas carreiras. O período sabático é uma pausa estratégica para que o profissional identifique suas aspirações e também o que faz parte das suas motivações.

Antes de começar o seu período sabático, faça um planejamento financeiro. Faça também um planejamento de atividades que contribuirão positivamente com as suas descobertas e aspirações profissionais. É importante também notificar a sua decisão para os seus familiares; o apoio deles em um momento como este é de extrema importância. Isso te dará uma motivação ainda maior para que você possa manter o foco nas atividades e aproveitar com maior segurança o seu período sabático.

O equilíbrio é necessário

O trabalho é importante. Garantir o melhor para nossos familiares também. Mas, antes de qualquer coisa, estar com eles e aproveitar os momentos importantes e felizes é fundamental. O período sabático contribui para que os profissionais revejam suas posturas profissionais e as interferências do trabalho em suas vidas pessoais.

Ao Evaristo Costa, desejamos que este período sabático seja repleto de momentos marcantes e alegres. Que ele encontre uma nova atividade que o faça feliz e que permita que ele viva alegre com sua família e amigos.

Até breve, Eva!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010